programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

A crise na fronteira da Ucrânia e a Bolsa de Nova York

O cenário em torno de uma invasão russa à Ucrânia se mantém no centro de atenção de analistas e investidores internacionais à medida que Joe Biden é o primeiro a propagar a ideia que a invasão pode acontecer em poucos dias. … Junto à iminência da guerra, outros temas tomam conta da conjuntura global. A inflação vem em primeiro lugar. Ela foi subestimada pelas autoridades monetárias como algo transitório, mas a pandemia prosseguiu e a taxa de inflação não cedeu. Hoje, Antony Blinken, foi à ONU conforme decisão do presidente norte americano.

O secretário de Estado ia viajar para a Alemanha para debater a segurança europeia mas teve que se deslocar para Nova York a fim de participar de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU que tratava do Acordo de Minsk. Na pauta o conflito entre separatistas russos apoiados pelos russos e o exército ucraniano. Na oportunidade, Blinken deu coro as denúncias de Biden que a invasão russa vai acontecer. O objetivo do secretário de Estado consistiu em chamar a atenção que a sua presença na reunião visava tentar evitar uma guerra na fronteira da Ucrânia. Na ocasião, Blinken afirmou que enviou uma proposta para o ministro russo Sergey Lavrov para uma encontro bilateral para negociar uma opção diplomática para o impasse.

Ao mesmo tempo que Blinken considerou importante que após a reunião com Lavrov, a ONU estabeleça um conjunto de eventos reunindo lideranças ucranianas, russas, norte-americanas, europeias e representantes da OTAN para levar adiante uma agenda pacifista.

O secretário de Estado também falou que os russos divulgam um argumento para justificar o pretexto de atacar a Ucrânia. E mais, que Putin tem afirmado que o ocidente vivencia um processo de histeria que nada tem a ver com o comportamento do bloco europeu voltado para a segurança.

Esse processo de tensão regional derrubou a bolsa de Nova York nessa quinta-feira. O Dow recuou em 1,78%, o S&P 500 caiu em 2,12% enquanto o Nasdaq registrou uma desvalorização maior, de 2,96%. Eu imagino que o investidor não pode deixar de reagir quando ele vê o presidente norte-americano repetir a todo momento, já há alguns dias, que a Ucrânia poderá ser invadida nos próximos dias.

Também deve ter repercutido na reação dos investidores nessa quinta-feira a informação que houve um incremento de pedido de auxilio desemprego nos Estados Unidos, na semana passada, num total de 248 mil solicitações. Esse número superou todas as previsões tendo em vista que o governo de Washington convive com pleno emprego no país.

Bem, isso foi o que de mais importante aconteceu no plano internacional nesse interface entre a tensão na Ucrânia e o comportamento dos investidores na Bolsa de Nova York.

Artigo de autoria do economista Antonio Carlos Fraquelli, publicado no blog antoniocarlosfraquelli.com , em 17/02/22.