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Inovações tecnológicas na vida das pessoas

A tecnologia está presente nas relações humanas, principalmente no que se refere à comunicação nas redes sociais, seja nos negócios ou nas facilidades do cotidiano de cada um. Há total consenso sobre as comodidades que os avanços tecnológicos têm proporcionado a todos que dele se valem. Tudo começou com o advento da internet que conjuga a tecnologia dos computadores, criada nos anos 60, mas popularizada na década de 90. A partir daí, em 1983 foram comercializados os primeiros telefones celulares que costumo afirmar ser a tecnologia mais democrática entre tantas outras, pois está à disposição de todos independente da classe social ou financeira.

Nos últimos dez ou quinze anos, o mundo tem experimentado mudanças radicais. Com os avanços da tecnologia e da ciência, muitos processos foram modificados na vida do ser humano: as comunicações, as atividades realizadas em casa, o ensino nas escolas e faculdades e outros, têm causado impactos importantes na economia e nos negócios. Essas tendências estão determinando um novo ritmo no mercado de trabalho. Muitos profissionais e pessoas comuns terão que se adaptar às novas exigências impostas pelas tecnologias e, possivelmente, algumas profissões desaparecerão e os usuários que não dominarem as inovações, em função da dificuldade em acessá-la ficarão fora do processo. O avanço nas novas criações tem sido mais rápido do que se imaginava no passado e quando se admite dominar um sistema, outro mais avançado já está a nossa disposição.

A grande inovação tecnológica popular se deu com os smartphones, disponibilizados no final da década de 1990. Segundo a consultoria Newzoo, o Brasil tem aproximadamente 109 milhões de usuários de smartphones, o que corresponde a mais da metade da população. Informações em sua base de dados, a TeleGeography afirma que, em todo mundo já são 7,1 bilhões de linhas móveis, para uma população de 7,3 bilhões de pessoas no planeta.

O grande salto no desenvolvimento das inovações tecnológicas tem se dado por meio dos Startups, empresas formadas em geral por jovens que dominam a tecnologia da inovação, dispostos a criar novos conceitos e soluções para o público, desafiando modelos já existentes, mas com roupagem tecnológica inovadora em termos de produtos e serviços. A ABStartups, Associação Brasileira de Startups estima que atuem, no presente, pelo menos 6 mil startups e mais de 62 mil empreendedores no Brasil. Esses grupos de pessoas jovens pensantes, que tem como objetivo oferecer alternativas inovadoras para necessidades que exigem deslocamentos ao local desejado como transações bancários, compras no país ou no exterior, reservas diversas para viagens, leitura de jornais e livros por meio digital, ou seja, comodidades que só poderão ocorrer se estivermos conectados nas redes sociais.

Outros tantos benefícios, já estão a nossa disposição, seja na criação de relações pessoais ou públicas de negócios que facilitam o dia a dia, sem desgaste físico ou financeiro podem, também, serem acessados a qualquer hora. O certo é que as redes sociais, resultado dos avanços da tecnologia continuarão crescendo e oferecendo vantagens para empresários e consumidores. As chamadas redes sociais corporativas, um espaço que surge para criar um ambiente de sociabilidade entre pessoas e empresas, estão à disposição de empresários e consumidores oferecendo produtos e serviços numa maneira prática, próxima, com certa visibilidade, para as pessoas ligadas no processo. Enquanto pestanejamos, uma nova tecnologia nos é disponibilizada, com amplitude de comunicação nacional ou internacional instantânea. Para as empresas e negócios se tornaram essencial destacar serviços e diferenciais, diretamente aos interessados no menor tempo.

 

Artigo de autoria do conselheiro do Corecon-RS e diretor da Associação Comercial de Pelotas (ACP), economista João Carlos Medeiros Madail, publicado no Diário Popular de Pelotas, edição do dia 28/04/2022.