programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Laranjal, a praia dos encantos e dos prazeres

Laranjal é o nome dado à praia situada na cidade de Pelotas, originário dos grandes pomares de laranjeiras e frutas cítricas que existiam naquele espaço no século 19. A praia é composta por três balneários; Santo Antônio, Valverde e Prazeres, banhados pela Lagoa dos Patos. A história registra que a ocupação do espaço ocorreu em 1763, quando muitos habitantes da vila de Rio Grande, fugindo da invasão espanhola que aconteceu na época, se instalaram nas terras pertencentes a Thomaz Luiz Osório, local onde hoje desfrutamos da Praia do Laranjal.

Nos seus dois quilômetros de extensão, a praia tem sido o palco de muitas histórias, a maioria com finais felizes, pois quem para lá se desloca busca descanso, paz, harmonia com a natureza, aproximação com outras pessoas e até encontro de amores memoráveis. Nos seus 71 anos de existência, este recanto é considerado um dos maiores atrativos turísticos de Pelotas, pelas suas belas paisagens, água doce que se move tranquila, infraestrutura que se renova, mesmo que lentamente, no ritmo das exigências dos seus moradores e visitantes.

A facilidade de acesso à praia, distante apenas 12 quilômetros do centro urbano de Pelotas, tem sido fator atrativo para muitas famílias decidirem morar na praia, distante da vida agitada da cidade. Hoje, segundo registros, mais de 45 mil pessoas moram no Laranjal o ano todo e outras tantas permanecem por lá apenas nos meses de verão. Eu, particularmente, vejo o Laranjal como um paraíso indescritível. Ao visitá-lo, sinto alguns dos meus sentidos manifestarem-se positivamente, seja na sensação da areia entre os dedos dos pés, o gosto do ar úmido e límpido da lagoa, o barulho das ondas, o balancear das figueiras, tudo junto dá um prazer que me faz esquecer os problemas e ansiedades do dia a dia.

Não tenho dúvida de que o bairro do Laranjal vai se tornar um lugar mais atrativo ainda para o turismo no Município de Pelotas. Com melhor estrutura, incentivo à instalação de hotéis com capacidade para eventos técnicos e turísticos, restaurantes temáticos, passeios turísticos fluviais, shows, caminhadas, pescarias, prática de esportes como wind surf, canoagem etc., ou simplesmente contemplar a natureza saboreando gostoso chimarrão, no amanhecer ou no entardecer, acompanhando a movimentação mágica do sol.

O Município de Pelotas e o bairro do Laranjal são entes inseparáveis, que não merecem qualquer discussão sobre o tema, mesmo que por lá existam cerca de 30 mil eleitores que vez por outra levanta a questão da independência. Com o aumento da população que a cada dia decide morar na praia, certamente surgirão problemas relacionados a infraestrutura, água, iluminação e outros tantos comuns até mesmo nas periferias. O certo é que no decorrer dos seus 71 anos, o bairro do Laranjal obteve grandes conquistas e deverá continuar melhorando, na medida das possibilidades de investimentos da Prefeitura, que tem demonstrado interesse pelo belo recanto como um dos pontos de encontro de todos os pelotenses, especialmente nas estações quentes.

O Laranjal tem uma boa aparência, um lugar agradável. Qualquer caminho que leva ao Laranjal é meu caminho. A lagoa é a minha lagoa, Todo dia é um ótimo dia para largar tudo e ir para o Laranjal, seja apenas para apreciar a natureza, caminhar, respirar fundo, renovar as forças e retomar a rotina diária na certeza que existe este extraordinário refúgio muito próximo e de fácil acesso.

Nos seus 71 anos, o Laranjal ainda é uma criança em desenvolvimento, que certamente crescerá, atrairá muitos outros simpatizantes de fora do Município para se tornar um adulto admirado pelos seus atrativos, pela sua hospitalidade, o que despertará a vontade dos visitantes em retornar o mais breve possível. O melhor banho é aquele tomado nas águas do Laranjal, pois são águas que refrescam não somente o corpo, mas também a alma.


Artigo de autoria do Diretor da Associação Comercial de Pelotas (ACP) e ex-conselheiro do Corecon-RS, economista João Carlos Medeiros Madail, publicado no Diário Popular de Pelotas, edição do dia 9/02/23.