programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

banner alerta-golpe

banner golpe2

SETORES CORECON-RS

Setor de Cobrança
(segunda via de boleto e valores devidos)
cobranca@coreconrs.org.br | financeiro@coreconrs.org.br

Setor de Registro
(cancelamento e registro novo) 

Setor de Fiscalização  fiscal@coreconrs.org.br

Setor Jurídico  juridico@coreconrs.org.br 
 
 

Banner servicos online

servicos online post site 550

Vagas para Economistas

Analista de Planejamento e Performance III
 
LOJAS RENNER
Inscrições internas até 15/04

DESCRIÇÃO DA VAGA
Estamos buscando uma pessoa Analista de Planejamento e Performance para compor o nosso time.

REQUISITOS E QUALIFICAÇÕES
  • Formação Completa em Engenharias, Economia, Contabilidade e Administração;
  • Capacidade analítica e de resolução de problemas;
  • Capacidade de síntese e de preparação de materiais executivos;
  • Domínio de Excel e Power point;
  • Familiaridade com Power BI.
 

Indicadores para acompanhamento do desempenho das empresas


Cedenir Agliardi

Economista, especialista em Gestão Financeira,
Sócio da Matrix Consultoria Empresarial
Corecon-RS Nº 62227

 

 

Qual a importância da gestão financeira numa empresa?

A gestão financeira é fundamental para uma boa administração de uma empresa, seja qual for o tipo de atividade que ela atua. Qualquer decisão precisa estar em concordância com a parte financeira. Gestão financeira é cuidar do dinheiro. Cuidar do dinheiro é, literalmente cuidar de todo o caminho que o dinheiro faz na sua empresa, na sua família ou o seu dinheiro mesmo.

 

Como ter o total controle sobre o fluxo financeiro de uma empresa?

Fluxo de caixa diário, semanal, mensal são outras formas necessárias e eficazes de se ter o controle da empresa. Para ter um bom controle sobre o fluxo, primeiro precisamos ter um sistema adequado, o que não é fácil, principalmente para pequenas e médias empresas.  Definido o sistema, precisa de muita vontade e resiliência para mantê-lo em dia.

 

Que tipo de sistema seria esse?  Existem sistemas ERP com controle financeiro e fluxo integrado, mas estes costumam ser muito limitados.

O velho e bom excel ainda é a melhor ferramenta, pois você consegue fazer um fluxo personalizado, específico para sua empresa. Há uma ideia errônea de muitas empresas pequenas sobre uso de ferramentas como excel. Acredite, Wall Mart, GM e muitas outras gigantes fazem o planejamento em excel (ou outras planilhas eletrônicas). Claro, com uso das informações extraídas dos sistemas operacionais.

 

Qual a importância do uso de indicadores no acompanhamento do desempenho da empresa?

Extremamente importante. São os indicadores que servirão de base para a tomada das principais decisões. Toda empresa tem seus indicadores importantes. Precisa calcular e acompanhar.

 

Que tipos de indicadores são considerados essenciais para controle do fluxo de caixa?

Indicadores de desempenho são instrumentos internos utilizados para medir as atividades de uma empresa, que dificilmente conseguirá evoluir e crescer se não tiver parâmetros de acompanhamento de seus números. Muitas empresas até podem crescer sem esses indicadores, mas aí, basta uma pequena crise para o sucesso virar fracasso. Perde tudo o que ganhou porque não viu ou não percebeu a movimentação negativa de caixa. Cada empresa ou ramos de atividade possui seus indicadores específicos. Por exemplo, hotéis e aviões têm como principal indicador o índice de ocupação. Temos o ticket médio, que mostra o comportamento do cliente com a marca e também nos demonstra o nível de satisfação do cliente com a empresa, que serve para a grande maioria dos ramos de atividade, e assim por diante.

 

Qual a importância  da análise de oportunidades em uma empresa? 

Toda empresa, por menor que seja, precisa estar estudando e analisando constantemente seu negócio. Avaliar novas oportunidades, inovações e, principalmente, investir em novos modelos, novas formas de evoluir no seu ramo.