programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

banner alerta-golpe

banner golpe2

SETORES CORECON-RS

Setor de Cobrança
(segunda via de boleto e valores devidos)
cobranca@coreconrs.org.br | financeiro@coreconrs.org.br

Setor de Registro
(cancelamento e registro novo) 

Setor de Fiscalização  fiscal@coreconrs.org.br

Setor Jurídico  juridico@coreconrs.org.br 
 
 

Banner servicos online

servicos online post site 550

Vagas para Economistas

Analista de Planejamento e Performance III
 
LOJAS RENNER
Inscrições internas até 15/04

DESCRIÇÃO DA VAGA
Estamos buscando uma pessoa Analista de Planejamento e Performance para compor o nosso time.

REQUISITOS E QUALIFICAÇÕES
  • Formação Completa em Engenharias, Economia, Contabilidade e Administração;
  • Capacidade analítica e de resolução de problemas;
  • Capacidade de síntese e de preparação de materiais executivos;
  • Domínio de Excel e Power point;
  • Familiaridade com Power BI.
 

Indústria brasileira e estagnação

david kupferDavid Kupfer - Economista, professor Instituto de Economia/UFRJ

 

Como se pode identificar o processo de desindustrialização da economia brasileira?
Verificamos isso pelo histórico de estagnação da indústria brasileira nos últimos anos e que, neste momento, encontra-se em recessão. A economia brasileira, aparentemente, mostrou a inflexão e a fase recessiva aproximadamente há um ano, mas a indústria já está no quarto ano de estagnação, e isso não é consequência de fatos conjunturais, mas estruturais, o que caracteriza a trajetória de desindustrialização.

Por que acontece isso?
A principal causa estrutural é um problema de custos elevados de produção, que é agravado pelo efeito câmbio que afeta, desfavoravelmente, os bens comercializáveis. Certamente que outros elementos formadores de custo também estão contribuindo para minar a capacidade de resposta da indústria. Temos observado uma perda de dinamismo da indústria não somente no mercado doméstico, mas também na pauta de exportações. Tanto é que o agronegócio tem “carregado nas costas” a atividade produtiva no Brasil. São problemas estruturais que poderiam ser corrigidos no médio prazo, de três a cinco anos no mínimo. Só que nos últimos cinco anos não conseguimos avançar e os problemas acabaram se aprofundando. E não é apenas uma questão da necessidade de tempo, mas também da falta de capacidade de se articular políticas industriais concretas, para que se possa construir um quadro mais favorável para um novo deslanche.

Qual a origem do problema?
Seguramente, esse processo tem mais de 10 anos de existência, embora, de fato, vem ocorrendo nesses anos mais recentes, especialmente a partir de 2011. Mesmo durante o período de crescimento recente, 2005 e 2008, a nossa indústria já apresentava problemas de competitividade bastante pronunciados, embora mascarados por uma evolução extremamente favorável dos preços transacionados pelo Brasil no mercado internacional.

Qual o impacto da desvalorização do real nesse processo?
O impacto da desvalorização do real será maior ou menor dependendo do setor. Alguns setores poderão ser beneficiados e poderão até se reequilibrar a partir de uma taxa de câmbio mais desvalorizada, com a retomada das exportações. Mas acredito que essa não seja a regra geral da indústria brasileira. Um conjunto minoritário de setores será beneficiado, mas a taxa de câmbio, sozinha, não tem condições de resolver esses problemas, também porque há muito tempo vem acontecendo um aumento importante da participação de bens importados na atividade produtiva no Brasil e, principalmente, no investimento. Para a maior parte da atividade industrial o câmbio competitivo é uma condição necessária, mas não suficiente para possibilitar a transformação e o deslanchar da indústria. É necessário de fato que outros gargalos estruturais sejam equacionados.

Como anda o sentimento do empresariado neste clima todo?
Entendo que conjunturalmente o quadro é muito confuso e as incertezas são muito pronunciadas. A credibilidade e o estado de confiança estão muito abalados, o que é uma questão conjuntural. Ademais, nós estamos vivendo uma crise política muito mais intensa que a própria crise econômica, o que acaba corroborando para recrudescer as incertezas. Nesse sentido, estamos beirando uma desorganização econômica em função da falta de coesão política. Esses fatos andam juntos e essa conjuntura tem que ser revertida de algum modo, o que é fundamental para que o processo de investimentos seja retomado. O investimento está parado e, em função disso, não há mudança possível na estrutura produtiva. O preocupante é que não há perspectivas, no curto prazo, para a uma saída desse impasse político.