slogan

SELO ENEF RGB 01

Seja qual for o seu motivo, faça um mundo com mais Economia.

Ideia, pesquisa e desenvolvimento

carlos nelson

 

Carlos Nelson dos Reis
Economista, Diretor do IDEIA/PUCRS
Corecon/RS Nº 2831

 

 

Qual o objetivo do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IDEIA/PUCRS)?
O objetivo do IDEIA é disponibilizar suporte técnico e científico para o ensino em nível de graduação, especialização, mestrado e doutorado, visando o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e aplicada, para as diferentes unidades da Universidade, para as empresas do Sistema Tecnopuc e para a sociedade como um todo. O propósito é transferir tecnologia e promover redes interdisciplinares de P&D na PUCRS.

Qual o universo de atendimento do Programa?
O IDEIA atende os públicos internos e externos da Universidade. Internamente, a alunos, funcionários e pesquisadores, por meio das diferentes unidades universitárias, e externamente, a empresas do Tecnopuc, e à sociedade como um todo, por meio da ação de "Interação Universidade Empresa".

Que tipos de serviços o IDEIA realiza na área de Pesquisa e Desenvolvimento?
Na área, presta diferentes tipos de serviços, como consultoria técnica, através de orientações em soluções para questões específicas de projetos ou pesquisas, de prospecção de soluções técnico-científicas, ou no desenvolvimento de protótipos e dispositivos, através de produtos especiais não encontrados no mercado ou que possuam características que os tornem únicos na gestão do uso compartilhado de equipamentos científicos. Com este serviço, se consegue, por exemplo, que um mesmo equipamento possa ser utilizado por diferentes unidades da Universidade, atendendo a diferentes pesquisas e otimizando os recursos já adquiridos.

E no atendimento específico às demandas das empresas?
Nessa área, o IDEIA promove a disponibilização de laboratórios da Universidade, com estrutura e suporte técnico capacitado e realiza a computação de alto desempenho, através de um grande conjunto de máquinas e dispositivos de armazenamento para a realização de tarefas que demandem alto processamento computacional. Disponibiliza, ainda, serviço de Microscopia Eletrônica e Metalografia, oferecendo soluções em microscopia eletrônica e áreas correlacionadas para atendimento de demandas de diferentes segmentos da sociedade.

Como funciona a relação do IDEIA com as empresas?
O primeiro contato de uma empresa com a Universidade é realizado por meio de um formulário eletrônico específico de “Interação Universidade Empresa”, disponibilizado no site do IDEIA, onde, uma vez identificada a necessidade e sua possível relevância à projetos institucionais, é iniciada a interação. O objetivo é disponibilizar o conhecimento técnico-científico da Universidade à sociedade, buscando aproximar a oferta de pesquisa da instituição às demandas tecnológicas do setor empresarial, em especial às empresas do Tecnopuc.