Boletim Informativo CORECON/RS nº 06/16 10 de fevereiro de 2016



Acompanhe o Manifesto do Cofecon, lançado na última semana:

"Superar a crise política é condição para a superação da crise econômica"
 
 

 
Inscrições para trabalhos no Encontro de Economia Gaúcha abrem em março
 
 
 
 
No dia 1º de março próximo, abrem as inscrições para submissão de artigos para o Encontro de Economia Gaúcha, que acontece na PUC/RS, nos dias 19 e 20 de maio de 2016. A promoção é da Fundação de Economia e Estatística (FEE) e PUC/RS. 
 
As áreas para submissão de artigos são “Agricultura familiar e desenvolvimento rural”, “Desigualdade, pobreza e políticas públicas”, “Economia do trabalho e demografia”, “Economia regional e urbana”, “Estudos setoriais, cadeias produtivas e agronegócio”, “História econômica”, “Macroeconomia, setor externo e crescimento econômico”, “Meio ambiente e desenvolvimento sustentável”, “Setor público e finanças públicas”.
 
Os artigos obedecem à seguinte formatação: letra Times New Roman 12, espaço entrelinhas 1,5. Margens: superior e esquerda, 3,0 cm; inferior e direita, 2,0 cm. O artigo não deve exceder 25 laudas, incluindo tabelas, figuras, notas e referências bibliográficas (desde que não ultrapasse 2MB). O artigo deve apresentar título, de abstract em inglês, e de um resumo, em português, com 10 linhas no máximo.
 
 
Maiores informações pelos fontes (51)32169012 / 32169013 
 
 

 
Corecon/RS passa a usar oficialmente Selo ENEF
 
 
O Corecon/RS recebeu, oficialmente, a liberação para o uso oficial do Selo Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), concedido à entidade gaúcha, em novembro último, pelo Conselho Nacional de Educação Financeira (Conef).
 
Publicado no Diário Oficial da União, sob a Portaria Nº 9, de 06 de novembro de 2015, do Banco do Brasil, o Selo ENEF é um reconhecimento do Conef às iniciativas realizadas por instituições brasileiras na área de educação financeira.
 
O Corecon/RS, que é a primeira entidade nacional representativa dos economistas a ser premiada, recebeu o Selo ENEF  pelo projeto "Concurso de Redação em Educação Financeira nas Escolas", promovido pela Entidade junto às escolas públicas e particulares de ensino médio e fundamental do Rio Grande do Sul.  
 
 
 

 
 
Contexto Econômico nº 80 no site do Corecon/RS
 
 

Edição nº 80, do Contexto Econômico, já está disponível no site do Corecon/RS. Para acessá-la, clique na figura acima. 
 
 
 

 
 
Banco Central distribui R$ 35 mil para as melhores monografias sobre política monetária
 
 
 
 
Com o objetivo de estimular a pesquisa nos campos da ciência econômica e em comemoração aos seus 50 anos de existência, o Banco Central do Brasil está lançando o Prêmio Banco Central de Economia e Finanças. Ao todo, serão distribuídos R$ 35 mil para os três melhores trabalhos de monografia, que deverão ter o tema política monetária como foco central.
 
Maiores informações, no site do Cofecon http://goo.gl/XwBBzJ
 
 

 

 

 

FBT oferece capacitação para profissionais registrados no Corecon/RS


O Corecon/RS firmou convênio com a Faculdade Brasileira de Tributação (FBT). O objetivo é oferecer capacitação para economistas registrados no Conselho em cursos de Graduação, Pós-graduação e Extensão, com descontos especiais. 

Os programas dos cursos da FBT, presenciais e EAD, abrangem conteúdo multidisciplinar, uma vez que o aluno tem a oportunidade de analisar o fenômeno da tributação sob as óticas financeira, contábil, econômica e jurídica.

Leia Mais...

 



Coluna Economia em Dia

 


Já se encontra disponível no site do Corecon/RS, a entrevista com a economista Eduarda Martins Correa da Silveira (Corecon/RS nº 7310), intitulada "Thirlwal e a natureza do crescimento econômico".
Para acessar a entrevista, clique no box acima.

 


 
 
Cinquentenário da Associação dos Economistas do Planalto Médio
 
(Por Marco Antônio Montoya e Julcemar Bruno Zilli)
 
 
A Associação dos Economistas do Planalto Médio (ASSEPLAM), fundada em 13 de setembro de 1965, é uma associação civil sem fins lucrativos, de finalidades culturais e sociais. O surgimento da associação está intimamente relacionada à formatura da primeira turma da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas em 1962, que dentre outros fundadores, destacam-se Elói Pereira Vieira, Francisco Jerônimo Guimarães da Silva, Roque Luiz Piovesan e Ariovaldo Kurtz de Albuquerque.
 
 

 
 
Pesquisa aponta distorções de informações e fragilidades da atuação do
Economista no mercado de trabalho
 

O conselheiro do Corecon/RS e professor da PUCRS, Alfredo Meneghetti Neto, apresenta, no artigo “Os registros e as previsões para 2024 dos economistas gaúchos”, um estudo sobre o perfil do Economista no Rio Grande do Sul, com base nos cadastros da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2013 e do Corecon/RS, apontando distorções normalmente utilizadas pelas empresas no momento das contratações, o que leva à fragilidade dos órgãos de fiscalização e regulamentação profissionais e, consequentemente, ao enfraquecimento de sua inserção no mercado de trabalho. Faz, ainda, previsões da pirâmide etária dos economistas para os próximos 10 anos, com base em algumas hipóteses que levanta ao longo do texto.


 

Prêmios Nobel de Economia



 

O Corecon/RS disponibilizou no Site a relação dos ganhadores dos Prêmios Nobel de Economia. Para acessar, clique aqui

 


 

Memorial Economista do Ano e Economista Destaque do Ano

 


 

O Corecon/RS disponibiliza em seu Site o "Memorial Economista e Destaque do Ano", que reúne a relação de todos os economistas premiados com o "Prêmio Economista do Ano" e "Prêmio Economista Destaque Especial do Ano", desde o ano de 2003. Para acessar, clique aqui

 


 

Atualização de cadastro junto ao Corecon/RS

Solicitamos que as Pessoas Físicas e Jurídicas que alterarem dados cadastrais, como endereço, e-mail, telefones, etc, informem o Corecon/RS, através do e-mail registro@coreconrs.org.br, para que possamos manter atualizado o nosso sistema, permitindo, assim, a troca de informações de forma mais eficiente.



 

Validade da Carteira de Identidade de Economista

Lembramos que a Carteira de Identidade Profissional de Economista, expedida pelos Corecons tem validade de cinco anos. O primeiro lote das novas Carteiras de Identidade foi gerado no primeiro semestre de 2010 e, portanto, possui validade até o primeiro semestre de 2015. Neste sentido, solicitamos a todos os economistas que verifiquem a validade de sua Carteira de Identidade Profissional, e, se for necessário, entre em contato com o Setor de Registro do Corecon/RS, para a solicitação da segunda via. Maiores informações pelo fone (51) 3254.2603 ou e-mail registro@coreconrs.org.br.



 

Acompanhe pelo Site...

Acompanhe pelo site do Corecon/RS as Atas de reuniões plenárias, assim como os relatórios de prestações de contas, propostas orçamentárias, programas de trabalho, licitações e contratos, relatório de gestão, entre outros.

Atas:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/atas-plenarias.html

 

Prestações de Contas:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/prestacao-de-contas.html 

Propostas Orçamentárias: 

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/orcamentos.html

Programa de Trabalho:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/programa-de-trabalho.html

Licitações e Contratos:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/licitacoes-e-contratos.html

Relatórios de Gestão:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/relatorio-de-gestao.html

 


 

Edital de Cursos de Economia

Encontra-se disponível no site do Corecon/RS o Edital de Cursos, que tem por objetivo divulgar e disciplinar a realização de Cursos de Aperfeiçoamento de Economia ao longo de 2015, na Sede da entidade. 

Íntegra do Edital



 

Aniversariantes de Fevereiro

Para acessar a lista dos aniversariantes do mês, clique aqui

 

Economia em Dia 

Para ler a coluna no site do Corecon/RS, clique aqui

 

Jornal Contexto Econômico

Para ler o Jornal Contexto Econômico, clique aqui


Redes Sociais

Siga o Corecon/RS pelo Facebook e pelo Twitter, e fique sempre por dentro das últimas notícias!