Boletim Informativo CORECON/RS nº 11 / 16 de março de 2015


AJUSTE FISCAL FOI TEMA DO PRIMEIRO ECONOMIA EM PAUTA DO ANO


Jornalista Eugênio Esber, economista André Azevedo e conselheiro  Geraldo Fonseca


“Relevância e implicações do ajuste fiscal federal” foi o tema da primeira edição do Economia em Pauta de 2015. O evento, promovido pelo Corecon/RS, aconteceu na noite da última terça-feira, dia 10, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, e contou com a participação do economista André Filipe Zago de Azevedo, da Federasul e professor do PPG em Economia da Unisinos, e do jornalista Eugênio Esber, diretor de Redação da Revista Amanhã. O debate foi aberto pelo conselheiro Geraldo Fonseca, que falou sobre a importância do tema escolhido para o Encontro e o brilhantismo dos palestrantes, a quem agradeceu, saudando a plateia presente.




O debate foi aberto pelo conselheiro Geraldo Fonseca, que falou sobre a importância do tema escolhido para o Encontro. Disse que o ajuste fiscal é de extrema relevância para ao menos tentar recolocar a economia brasileira nos trilhos do desenvolvimento e que "são oportunidades como estas que podem servir de instrumento para difundir maior esclarecimento à população e à sociedade como um todo. Ressaltou o curriculum dos palestrantes, a quem agradeceu, saudando a plateia presente.

Leia matéria completa no Site...



SEMANA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA


PROGRAMAÇÃO ENCERROU ONTEM NO RS

Encerrou ontem, em Porto Alegre, a programação oficial da II Semana Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), que aconteceu, desde a última segunda-feira, em diversas cidades brasileiras. A Semana ENEF, que recebeu o apoio do Corecon/RS, teve o objetivo de divulgar a Estratégia Nacional de Educação Financeira, política pública lançada em 2010, por meio do Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010, com a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária da população e de contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.  Ao longo desta semana, conselheiros do Corecon/RS participaram das diversas atividades, em Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Caxias do Sul, Passo Fundo, Ijuí, Novo Hamburgo, entre outras.


Todos os eventos nacionais realizados, no Site da ENEF Site ENEF http://www.semanaenef.gov.br/semana-nacional-de-educacao-financeira/

 


 

SEMANA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA


LIVRO É LANÇADO PELA PUCRS


 

O conselheiro do Corecon/RS Alfredo Meneghetti Neto é um dos autores da obra “Educação Financeira”, lançado na última quarta-feira, dia 11, durante evento que marcou a Semana Nacional de Educação Financeira, na Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS). Também assinam a obra os economistas Flávio Paim Falcetta, Leandro Hirt Rassier e Wilson Marchionatti.

 



A sessão de autógrafos foi realizada por ocasião da palestra Dinheiro e Escolhas, proferida por Jurandir Macedo, pós-doutor em Finanças Comportamentais e pioneiro em educação financeira no Brasil. 

 


 

SEMANA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA


ATIVIDADES NAS ESCOLAS

Entre as diversas atividades realizadas dentro da Semana Nacional de Educação Financeira no Rio Grande do Sul, ocorreu, na última segunda-feira, dia 9, a palestra sobre “Educação Financeira para Jovens do Ensino Fundamental II e Ensino Médio”, uma ação simultânea em escolas das redes pública e privada, nas cidades de Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria e Caxias do Sul. 

 


Em Santa Maria, conselheiro Alexandre Reis, com professores e colaboradores do Colégio Santana 

 

Na capital, o evento ficou a cargo do vice-presidente do Corecon/RS, economista Everton Lopes, e em Pelotas, sob a coordenação do presidente da Aeconsul, economista Volney Rosa. Em Santa Maria e Caxias do Sul, as coordenações ficaram sob responsabilidade dos conselheiros Alexandre Reis e Milton Biazus, respectivamente. As atividades envolveram um grupo de professores, com o objetivo de disseminar a educação financeira e sua importância para a comunidade escolar e a sociedade como um todo.



Volney Rosa na E.M. Bibiano de Almeida, em Pelotas

 

Em Pelotas, a ação de conscientização em educação financeira foi realizada, na última sexta-feira, dia 13, com o atendimento a 100 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bibiano de Almeida. Sob a coordenação do presidente da Aeconsul, economista Volney Rosa, e com o apoio da com o apoio da acadêmica aluna do curso de Ciências Econômicas da UFPel e funcionária da escola, Camila Pinto Lacerda, foram feitas palestras e distribuídos exemplares do guia de Educação Financeira.  




ENESUL SERÁ DIAS 6 E 7 DE AGOSTO,
EM PORTO ALEGRE


A vigésima edição do Encontro dos Economistas da Região Sul (Enesul) será realizada em Porto Alegre, nos dias 6 e 7 de agosto, sob a responsabilidade do Corecon/RS. O evento abordará temas relacionados à indústria, comércio e serviço e já tem confirmada a palestra magna do professor Dr. Werner Baer, da University of Illinois at Urbana-Champaign. Estarão presentes docentes e acadêmicos de universidades e de membros de instituições de pesquisas dos três estados da região sul do País, além de representantes do Cofecon, Fenecon e Corecons do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Leia Mais...




ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O CURSO
“ENTENDENDO A DINÂMICA ECONÔMICA” 


Encontram-se abertas as inscrições para o Curso “Entendendo a Dinâmica Econômica”, que será ministrado pelos economistas professores André Nunes de Nunes, Antônio da Luz, Fernando Ferrari Filho e Lucas Schifino. O evento tem como público alvo  egressos dos cursos de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e de Administração, jornalistas econômicos e  profissionais em geral, acontecerá nos dias 21 e 28 de março (sábado), na sede da Corecon/RS (Rua Siqueira Campos, 1184/601, em Porto Alegre. 

Estão sendo disponibilizadas um total de 25 vagas.

Leia Mais...




BANCO DE DADOS DOS ECONOMISTAS

 

Com o intuito de buscar maior interação e participação da categoria junto às  atividades desenvolvidas pelo Corecon/RS, como palestras, entrevistas à imprensa e outros eventos, solicitamos que os profissionais registrados neste Conselho encaminhem informações sobre a sua área de atuação ou especialidade profissional. Diante de eventual demanda, manteremos contato com o profissional indicado para consultar sobre o seu interesse ou não em participar.


As informações podem ser encaminhadas para eventos@coreconrs.org.br




Atenção, Economistas!


Prorrogado o prazo para 31 de março de 2015 da comunicação da não ocorrência de fatos ou suspeições que demandem comunicação ao COAF. 

O Conselho Regional de Economia da 4ª Região informa que foi prorrogado para o dia 31 março de 2015, o prazo para os profissionais da área de economia, para a comunicação ao CORECONRS da NÃO OCORRÊNCIA de fatos ou suspeições, que demandem comunicação ao COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras - http://www.coaf.fazenda.gov.br/), no exercício de 2014, conforme determinação contida nos §§3º e 4º, do Artigo 3º, da Resolução nº 1.902/2013 - COFECON.

A comunicação é para pessoas físicas e jurídicas devidamente registradas neste Regional que exercem as atividades listadas na Seção 2.3.1 da Consolidação da Legislação da Profissão do Economista.


Clique aqui para ler a íntegra do Documento no Site



 

EDITAL DE CURSOS DE ECONOMIA

Encontra-se disponível no site do Corecon/RS o Edital de Cursos, que tem por objetivo divulgar e disciplinar a realização de Cursos de Aperfeiçoamento de Economia ao longo de 2015, na Sede da entidade. 


Clique aqui para ler a íntegra do Edital no Site 

 


 

COMISSÕES DE TRABALHO CORECON/RS


Conheça a nova composição das Comissões de Trabalho do Corecon/RS 2015.

Veja no Site

 



NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu na última terça-feira, dia 27, aos 56 anos de idade, o ex funcionário do Corecon/RS Eládio Americano do Brasil. Natural de Porto Alegre, Eládio foi chefe de gabinete do ex-governador Antônio Brito. Passou também pela Sociedade de Economia do RS, pela Cobal e Ministério da Previdência Social. Foi diretor do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, atuou na Assembleia Legislativa, na Federasul e Associação Comercial de Porto Alegre. Deixou viúva, filhos e neta. 

 


 

EXPOSIÇÃO BIBLIOGRÁFICA “CORRUPÇÃO E ECONOMIA”

 

A Biblioteca Gládis Wiebbelling do Amaral, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, apresenta a exposição bibliográfica “Corrupção e Economia”, tema em foco na sociedade brasileira. O objetivo é divulgar para a comunidade acadêmica e a comunidade em geral as obras disponíveis em seu acervo sobre esse tema.

A corrupção vem sendo estudada pelos economistas por ser um elemento que impede o crescimento e o desenvolvimento. A Faculdade de Ciências Econômicas tem, em seu acervo, algumas publicações sobre o tema, com participação do corpo docente e discente do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE).

Visitas à exposição podem ser feitas de 02/03/2015 a 31/07/2015, no saguão de entrada da Faculdade de Ciências Econômicas, na Av. João Pessoa, nº 52, em Porto Alegre, de segunda a sexta das 8h às 20h30min.

Maiores informações pelo fone 33083972.

 


 

Aniversariantes de Março

http://www.coreconrs.org.br/images/aniversariantes/marco.pdf


Economia em Dia no JC

Para ler a coluna no Jornal do Comércio, clique aqui. 


Jornal Contexto Econômico

Para ler o Jornal Contexto Econômico, clique aqui


REDES SOCIAIS

Siga o CORECONRS pelo Facebook e pelo Twitter, e fique sempre por dentro das últimas notícias!