Boletim Informativo CORECON/RS nº 13 / 30 de março de 2015


 

CONSELHEIROS DO CORECON/RS TOMAM POSSE NO TART


 Meneghetti e Alves com presidente Aguiar, do TART


Os conselheiros do Corecon/RS, economistas Alfredo Meneghetti Neto e Vladimir da Costa Alves, assumiram na última quarta-feira, dia 25, as cadeiras de titular e suplente do Conselho da Primeira Câmara do Tribunal Administrativo de Recursos Tributários da Prefeitura de Porto Alegre – TART. O ato de posse foi coordenado pelo presidente do TART, Giovani Lucas de Aguiar, durante a abertura da primeira sessão plenária do ano, ocorrida na sede da Secretaria Municipal da Fazenda, em Porto Alegre. Leia Mais...



“Entendendo a Dinâmica Econômica”


CURSO DO CORECON/RS ENCERROU NESTE SÁBADO

 

 


Encerraram neste sábado, dia 28, as aulas do curso “Entendendo a Dinâmica Econômica, promovido pelo Corecon/RS. Ministrado pelos economistas professores André Nunes de Nunes, Antônio da Luz, Fernando Ferrari Filho e Lucas Schifino, o curso enfocou temas como políticas monetária, fiscal e cambial, sistemas tributário e monetário-financeiro, estabilização e crescimento, desequilíbrios fiscal, externo e crises financeiras e cambiais, conjuntura econômica contemporânea nacional e internacional, entre outros. Com o número de vagas esgotadas, as aulas ocorreram no dia 21, ministrada pelo professor Fernando Ferrari Filho, e neste último sábado, pelos professores André Nunes, Antônio da Luz e Lucas Schifino, na sede do Corecon/RS, em Porto Alegre.




NOTAS E INFORMAÇÕES

 

Anuidades

Para as Pessoas Físicas e Jurídicas que ainda não efetuaram o pagamento da anuidade 2015, junto ao Corecon/RS, lembramos que, conforme comunicados anteriores, amanhã, dia 31, será o último dia para pagamento, sem desconto, mas ainda sem correção. A partir do dia 1º, os valores serão corrigidos pelo INPC/IBGE, acrescidos de juros e multa. 

Informações sobre o parcelamento do débito, incluindo, se for o caso, outras anuidades, através do e-mail: cobranca@coreconrs.org.br e/ou (51) 3254-2608.

Atualização de cadastro

Solicitamos que as Pessoas Físicas e Jurídicas que alterarem dados cadastrais, como endereço, e-mail, telefones, etc, informem o Corecon/RS, através do e-mail registro@coreconrs.org.br, para que possamos manter atualizado o nosso sistema, permitindo, assim, a troca de informações de forma mais eficiente.

Validade da Carteira de Identidade Funcional

Lembramos que a Carteira de Identidade Profissional de Economista, expedida pelos Corecons tem validade de cinco anos. O primeiro lote das novas Carteiras de Identidade foi gerado no primeiro semestre de 2010 e, portanto, possui validade até o primeiro semestre de 2015. Neste sentido, solicitamos a todos os economistas que verifiquem a validade de sua Carteira de Identidade Profissional, e, se for necessário, entre em contato com o Setor de Registro do Corecon/RS, para a solicitação da segunda via. Maiores informações pelo fone (51) 3254.2603 ou e-mail registro@coreconrs.org.br.



 

ECONOMISTA RECEBE MEDALHA “CIDADE DE PORTO ALEGRE”


O economista Abdon Barretto Filho (Corecon/RS Nº 4095), presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RS), foi agraciado pelo prefeito José Fortunati, na última quinta-feira, dia 26, com a Medalha “Cidade de Porto Alegre”. A condecoração integrou as comemorações do aniversário da cidade de Porto Alegre e foi destinada a pessoas ou entidades que se destacaram por relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento cultural, social ou econômico da cidade. Nesta edição, foram homenageados 32 nomes, entre os quais o do arquiteto Jaime Lerner, do ex-presidente do Internacional, Giovanni Luigi, do ex-presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, e de instituições históricas da cidade, como o Amparo Santa Cruz.

A Medalha foi instituída por meio do Decreto 6.202, de 25 de novembro de 1977, como forma de a Prefeitura Municipal homenagear pessoas e entidades que, através de seu trabalho, ajudaram a construir a história de Porto Alegre.

Abdon Barreto Filho é Diretor da Rede Plaza de Hotéis, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e coordenador do primeiro curso de Pós Graduação sobre City Marketing – Estratégia e Gestão de Marketing Turístico e Hospitalidade nas Cidades, promovido pela Instituição.

 



BRASIL, DESAFIOS E OPORTUNIDADES
É TEMA DE WORKSHOP NA FIERGS


A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) está promovendo, no dia 9 de abril próximo, das 15 horas às 17h45min, no Centro de Eventos da Fiergs (Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre), o workshop “Brasil: Desafios e oportunidades frente à nova conjuntura mundial”, com o jornalista britânico Michael Ried, colunista do The Economist para a América Latina. Participarão, também, como painelistas, os economistas Marcos Troyjo (diretor do BricLab na Universidade de Columbia, NY) e Aod Cunha (sócio da BTG Pactual), e, como mediador, o economista André Nunes (Fiergs). A abertura  do evento será feita por Humberto Busnello (Fiergs).

Investimento: R$ 150,00

R$ 120,00 para alunos do Educação Executiva e associados Ciergs

Descontos para grupos

Atenção: 

Em face da parceria com o IEL/RS, serão concedidas duas inscrições como cortesia ao Corecon/RS. Os interessados em participar devem encaminhar e-mail para eventos@corecon.rs.org.br, até as 16h do dia 31/03/15, para concorrerem através de sorteio. Um dos convites será destinado a economistas registrados e em dia e outro a estudantes com registro estudantil no Corecon/RS.

Maiores informações pelo site www.ielrs.org.br  ou pelo fone 3347.8960

 

 


 

Prepare-se!


ENESUL SERÁ DIAS 6 E 7 DE AGOSTO, EM POA


A vigésima edição do Encontro dos Economistas da Região Sul (Enesul) será realizada em Porto Alegre, nos dias 6 e 7 de agosto, sob a responsabilidade do Corecon/RS. O evento abordará temas relacionados à indústria, comércio e serviço e já tem confirmada a palestra magna do professor Dr. Werner Baer, da University of Illinois at Urbana-Champaign. Estarão presentes docentes e acadêmicos de universidades e de membros de instituições de pesquisas dos três estados da região sul do País, além de representantes do Cofecon, Fenecon e Corecons do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Leia Mais...




Atenção, Economistas! 


Prorrogado até amanhã, dia 31, o prazo da comunicação da não ocorrência de fatos ou suspeições que demandem comunicação ao COAF. 

O Conselho Regional de Economia da 4ª Região informa que foi prorrogado para o dia 31 março de 2015, o prazo para os profissionais da área de economia, para a comunicação ao CORECONRS da NÃO OCORRÊNCIA de fatos ou suspeições, que demandem comunicação ao COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras - http://www.coaf.fazenda.gov.br/), no exercício de 2014, conforme determinação contida nos §§3º e 4º, do Artigo 3º, da Resolução nº 1.902/2013 - COFECON.

A comunicação é para pessoas físicas e jurídicas devidamente registradas neste Regional que exercem as atividades listadas na Seção 2.3.1 da Consolidação da Legislação da Profissão do Economista.

Íntegra do Documento



 

EDITAL DE CURSOS DE ECONOMIA

 

Encontra-se disponível no site do Corecon/RS o Edital de Cursos, que tem por objetivo divulgar e disciplinar a realização de Cursos de Aperfeiçoamento de Economia ao longo de 2015, na Sede da entidade. 

Íntegra do Edital




FEE NO ANIVERSÁRIO DE PORTO ALEGRE

 

Na última semana, a capital dos gaúchos esteve de aniversário. Fundada em 26 de março de 1772, Porto Alegre é um dos quatro primeiros municípios do Rio Grande do Sul. A Cidade tem uma população de 1.424.618 habitantes e expressão nacional e internacional. Para comemorar essa data, a Fundação de Economia e Estatística a presenteia com o que de melhor oferece: dados e indicadores consistentes, que retratam o cenário socioeconômico da capital do Estado. 

Confira o resultado do trabalho da FEE no site http://www.fee.rs.gov.br/parabens-porto-alegre/

 


 

Para maiores informações e inscrições, clique aqui

 


 

ASSOCIAÇÕES DE ECONOMISTAS DO RS


Os sites da Aeconsul, Assevales e Ecoserra abrem o ano com muitas  informações, links, fotos, e com novo lay-out.


 

www.aeconsul.comunidades.net


A Associação dos Economistas da Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul (Aeconsul) é uma associação civil de fins não econômicos, de duração indeterminada, com sede em Pelotas (RS), Rua Padre Anchieta nº 1978, conj 1001, sucessora da Associação dos Economistas de Pelotas, fundada em 14 de setembro de 1981, antes Instituto dos Economistas de Pelotas, fundado no dia 20 de setembro de 1940, em face da expansão do seu âmbito geográfico de atuação, a qual passa a reger-se pelo seu Estatuto.

 Diretoria:

Presidente: Volney Rosa

Vice-Presidente: João Carlos Medeiros Madail

1º Secretário: Ana Lúcia VictóriaSena

2º Secretário: Sylvio Motta

1º Tesoureiro: Victor Hugo Arnold de Moraes

2º Tesoureiro: Nestor Touguinha

Conselho Fiscal: 

Claudia Mendonça Lemos, Erli Soares Massaú, Samir Curi Hallal (Titulares), Henrique Walner Feijó, Luiz da Silva Neutzling, Sergio Aldrighi Raffi (Suplentes)

Delegado Corecon/RS Pelotas: Castelar Braz Garcia

 

 

 

sites.google.com/site/assevales/home


A  Associação dos Economistas dos Vales do Taquari e Rio Pardo é uma entidade voltada aos interesses dos economistas dos Vales do Taquari e do Rio Pardo, com o propósito de viabilizar a interação de nossa classe profissional com a comunidade, ajudando a todos alcançarem melhores resultados em suas atividades profissionais, empresariais e sociais.

Diretoria:

Presidente: Leandro André Hoerlle 

Vice-Presidente: Fabiana Post

1º Secretário: Tiago Johann

2º Secretário: Silvane Zanatta

1º Tesoureiro: Eloni José Salvi

2º Tesoureiro: Ana Maria Trapp

Conselho Deliberativo:

Rudi Becker, Maquenzie de Vargas, Carlos Menta Giasson, Vonia Engel e Bárbara Ulsenheimer (Titulares); Fernanda Teresinha Silva, Gabriel Trarbach Vanzin, Sílvio César Arend, Aristóteles Galvão e Jiovani Dartora (Suplentes)

 



   http://www.economistas-rs.com.br/

 

A Ecoserra é uma associação de classe, fundada em 2007, com o objetivo de promover conhecimento, integração e troca de informações entre os profissionais de Economia da Serra Gaúcha e promover a defesa da categoria e a divulgação da importância da ciência econômica às organizações e a toda sociedade.

Diretoria:

Presidente: Carlos Wanderlei Reis da Silva

Vice-presidente: Aline Lazzarotto Camargo

Conselheiros:

André Mombach Weber, Carlos Eduardo Coelli, Fernando Kempf, Marcelo Marsiglio



 

Aniversariantes de Abril

http://www.coreconrs.org.br/images/aniversariantes/abril.pdf

 

Economia em Dia no JC

Para ler a coluna no Jornal do Comércio, clique aqui


Jornal Contexto Econômico

Para ler o Jornal Contexto Econômico, clique aqui


REDES SOCIAIS

Siga o CORECONRS pelo Facebook e pelo Twitter, e fique sempre por dentro das últimas notícias!