“Sem resolução de impacto político, dificilmente se conseguirá alternativa para retomar o crescimento econômico”, diz Miragaya


O presidente do Cofecon, economista Júlio Miragaya, foi o palestrante do Economia em Pauta, ocorrido na noite de quinta-feira, dia 31, no Hotel Plaza São Rafael, que abordou a conjuntura econômica nacional. O encontro foi aberto pelo vice-presidente do Corecon/RS, economista Darcy Francisco Carvalho dos Santos, que falou da importância do tema e agradeceu a presença do palestrante e da plateia.

<< leia mais >>

Associação apresenta Prêmio ABDE-BID para economistas gaúchos

O Corecon/RS recebeu, na última quarta-feira, dia 30, a visita dos pesquisadores Andrej Slivnik e Fernanda Feil, da Gerência de Estudos Econômicos, da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). Foram recebidos pela presidente da Entidade, economista Simone Magalhães, e pelos conselheiros Alfredo Meneghetti Neto, do Corecon/RS, e Henri Bejzman, do Cofecon. << leia mais >>

Simone e Miragaya visitam Badesul

A presidente do Corecon/RS, economista Simone Magalhães, e o presidente do Cofecon, economista Júlio Miragaya, reuniram-se, na manhã de quinta-feira, dia 31, com a ditetora-presidente do Badesul, Susana Kakuta. Simone Magalhães foi apresentar ao Badesul as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Conselho, na busca de uma maior aproximação da entidade com as empresas públicas e privadas, universidades e demais instituições de pesquisas existentes no estado. 

<< leia mais >>

Anpur promove evento em Porto Alegre

A Associação Nacional de Planejamento Urbano (Anpur) promove VIII Seminário de Ensino de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (VIII Sepepur), na cidade de Porto Alegre, entre os dias 18 e 20 de maio próximo. O evento discutirá a “Formação para o planejamento territorial: experiências, diálogos, perspectivas”.

Confira mais informações no link www.ufrgs.br/viiisepepur2016/

 


Morre economista Werner Baer

O economista Werner Baer, professor do Departamento de Economia da Universidade de Illinois (EUA), faleceu, na última quinta-feira, dia 31, nos Estados Unidos, vítima de insuficiência cardíaca. Profundo conhecedor da economia brasileira, Werner Baer fez os estudos de pós-graduação em economia na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, onde se tornou doutor em 1958. De origem alemã, Werner Baer terminou dirigindo sua atenção profissional para a América Latina. Ele tinha 85 anos.

Autor de uma vasta produção bibliográfica que influenciou diversas gerações de economistas, com destaque para o livro A Economia Brasileira: Desenvolvimento e Crescimento, o brasilianista foi também fundador do Instituto Lemann de Estudos Brasileiros, criado em 2009 para promover o ensino e pesquisa sobre o Brasil nos Estados Unidos.

Foi por sua influência, e com o apoio financeiro da Fundação Ford (de onde era consultor), que foram criados os primeiros cursos de pós-graduação em economia no Brasil, entre eles os mestrados em economia nas cidades do Recife (PIMES), Fortaleza (CAEN) e Belo Horizonte (Cedeplar), todos atualmente ligados às universidades federais em cada estado. Werner Baer atuou de forma fundamental no recrutamento de estudantes brasileiros para fazerem seu doutorado nos Estados Unidos.

Werner Baer esteve em Porto Alegre, em agosto de 2015, oportunidade em que participou, a convite do Corecon/RS, do XX Enesul. Falou sobre "Obstáculos externos e internos para o crescimento econômico do Brasil”.

Abertas inscrições para Curso de MBA em Mercado de Capitais

Últimos dias para inscrições na 10ª edição do Curso MBA em Mercado de Capitais, promovido pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento em Mercado de Capitais do RS (Apimec/Sul).

Os economistas registrados, e em dia junto ao Corecon/RS, terão descontos especiais no valor do Curso.

Maiores informações, pelos fones (51) 3224.3121 / 3224.6580 ou no site www.apimecsul.com.br

 

8º Encontro de Economia Gaúcha

 

Encontram-se abertas as inscrições de trabalhos para o 8º Encontro de Economia Gaúcha, que acontecerá nos dias 19 e 20 de maio próximo, na PUCRS. O evento, promovido e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da PUCRS (PPGE) e pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), com o apoio do Corecon/RS, consolida-se como um dos mais expressivos espaços de debate sobre a economia estadual.

Abertas inscrições para o XXII Prêmio Brasil de Economia

Encontram-se abertas as inscrições para o XXII Prêmio Brasil de Economia, promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon). 

O Prêmio aclamará os melhores trabalhos nas categorias Monografias de graduação, Dissertações de mestrado, Teses de dotorado, Artigos técnicos/científicos e Livros de Economia. Serão distribuídos, ao todo, R$ 48 mil em prêmios.

 

Abertas inscrições para Prêmio ABDE-BID

Encontram-se as inscrições para o Prêmio ABDE-BID de Monografias sobre o Sistema Nacional de Fomento. A categoria I, “Desenvolvimento em Debate”, é aberta a membros de universidades, instituições de pesquisa e interessados na temática e a categoria II, que tem como tema “Financiamento: desafios e soluções”, é exclusiva para empregados das instituições de fomento associadas a ABDE. 

 

As inscrições para o prêmio vão até o dia 25 de julho. Os primeiros colocados em cada categoria serão conhecidos em setembro e a cerimônia de premiação acontecerá em dezembro. O regulamento e demais informações estão disponíveis em www.abde.org.br ou pelo endereço eletrônico: premio@abde.org.br

<< leia mais >>

 
Boletim 14 de 2016 | 05/04/2016 | CORECON/RS     |    >>  Acesse os boletins anteriores - clique aqui -  <<