Boletim Informativo CORECON-RS nº 15 de 2014 | 14 de abril de 2014



ECONOMIA EM PAUTA ABORDOU A BOLHA IMOBILIÁRIA BRASILEIRA

No último dia 07 de abril o economista Assílio Luiz Zanella de Araújo (CORECON/RS n° 8168), Assessor Econômico do Sinduscon-RS, foi o palestrante do Economia em Pauta, Evento promovido pelo CORECON/RS com o patrocínio da Cordellier, Sarandi, Modular e Plaza São Rafael.

O Evento teve como tema “A bolha Imobiliária Brasileira”. Segundo o economista Assílio é meio precipitada a afirmação categórica de que haja uma bolha imobiliária no Brasil, e o que se pode afirmar, com certeza, é que os preços dos imóveis apresentaram, nos últimos anos, um crescimento muito superior a alguns parâmetros essenciais deste mercado, com a renda per capita e os custos de produção.

Por outro lado, alguns fatores específicos da economia brasileira levantam sérias dúvidas sobre a existência dessa bolha, notadamente o elevado déficit habitacional ainda existente no país, o baixo volume de crédito imobiliário em relação ao PIB quando comparado com outros países e as condições reconhecidamente rigorosas para a concessão desse crédito. Ainda de acordo com o economista, existem alguns fatores conjunturais e estruturais que explicam o aquecimento do mercado imobiliário e o elevado patamar de preços que se atingiu no período recente. Do lado dos fatores conjunturais, citou a estabilidade inflacionária, o aumento da renda real, a queda na taxa de juros, a expansão de crédito e a maior pressão de custos sobre o setor, em decorrência principalmente dos elevados preços dos terrenos nos grandes centros urbanos e das dificuldades regulatórias e burocráticas. Do lado dos fatores estruturais, a consolidação do marco regulatório do setor e as obras de infraestrutura certamente contribuíram para estimular a atividade imobiliária.

Além disso, deve-se considerar que este mercado ficou em um patamar de preços relativamente deprimido durante quase vinte anos, de modo que era esperada uma correção quando as condições melhorassem.

Sobre as perspectivas para o mercado imobiliário, disse acreditar numa continuidade relativamente estável nos próximos anos, e que certamente não apresentará o crescimento exponencial do quadriênio 2008-2011, mas também não deve passar por nenhuma desaceleração substancial. Uma correção de preços, se ocorrer, deve ser de uma magnitude não muito significativa, ficando restrita a alguns segmentos específicos.




AECONSUL DÁ INÍCIO A PROGRAMAÇÃO 2014

O Presidente da AECONSUL, Economista Volney Rosa, comandou a reunião de diretoria com a presença do Delegado do CORECON/RS, Castelar B. Garcia, realizada em 04 de abril do corrente, na sua sede, em que foram acertadas as estratégias de desenvolvimento das ações previstas na Programação 2014. Em relação ao projeto “Café com Economia” haverá reuniões mensais onde serão debatidos temas sobre “prioridades para o desenvolvimento da Região Sul do RS”. O primeiro encontro ocorrerá no dia 30 de abril, a partir das 9h30min na sede da Associação, com a presença de diretores, associados e pessoas qualificadas no tema, especialmente convidadas. O projeto terá sequência no dia 28/05, 25/06, 30/07, 27/08, 24/09, 29/10 e 26/11. A cada encontro será gerado um documento a serdisponibilizado para os formadores de políticas de desenvolvimento da região e demais instituições interessadas. O projeto “Educação Financeira” também prevê reuniões mensais a serem realizadas nas dependências físicas dos parceiros, com a presença de até 40 pessoas a cada encontro. O primeiro evento está previsto para o mês de maio, cujos detalhes estão sendo acertados com os parceiros. Ambos os projetos serão promovidos pela AECONSUL com o apoio financeiro de instituições parceiras tradicionais de eventos anteriores da Associação com ótima repercussão. Além destas ações, se prevê, de imediato, encontros gastronômicos entre diretores e associados visando a melhor convivência entre ambos.




CURSO DE ECONOMIA DA UCS COMEMORA 55 ANOS

Um dos cursos que deu origem à UCS comemora neste ano o seu 55°aniversário.No dia 03 de março de 1959,na Cathólica Domus no centro de Caxias do Sul, foi realizada sessão solene para inauguração da Faculdade de Ciências Econômicas. Na oportunidade foi realizada aula inaugural pelo reitor da PUC/RS, Irmão José Otão, já em 1963 a Faculdade de Ciências Econômicas formava a primeira turma de 33 acadêmicos que receberam o título de bacharel.

Em 1967,com a criação da UCS, foram consolidadas as Faculdades de Economia e Filosofia, sob a orientação da Mitra Diocesana, a Escola de Enfermagem Madre Justina Inês, da Sociedade Caritativo-Literária São José, a Faculdade de Direito sob a direção da Sociedade Hospitalar N.S.de Fátima e a Escola de Belas Artes ligada à Prefeitura de Caxias do Sul.

De 1967 para cá, o curso experimentou consideráveis modificações, entre elas a presença de mulheres, a especialização de profissionais focados na economia de empresas e nos diferentes setores de produção,comércio,serviços,indústria e finanças.

Para comemorar seus 55 anos, o curso de Ciências Econômicas da UCS promoveu dia 01, a palestra com o Economista Igor Alexandre Clemente de Moraes que abordou o tema “A Economia brasileira em ano de Copa e Eleições”.O evento contou com a presença do Reitor Izidoro Zorzi,da diretora do Centro de Ciências Econômicas, Dra.Economista Maria Carolina Rosa Gullo, Coordenadora do Curso, Prof. Economista Jacqueline Maria Corá, além de um bom público que lotou o UCS teatro.

Na abertura do evento, foi passado um vídeo com a história do curso que já formou mais de 2.000 profissionais. Na sequência, a coordenadora Jacqueline cumprimentou a todos que fazem parte desta história,saudou cada um dos alunos que escolheram a UCS para formarem-se e disse que o conhecimento mais importante que essa instituição repassa aos alunos é a promoção da vida e o cuidado com as pessoas.

Ao encerrar,pediu aos alunos que façam o curso com amor e dedicação,e numa homenagem especial entregou uma distinção honorífica a dois egressos da primeira formatura, que aconteceu em 16 de março de 1963: o empresario sr. Edemir Giácomo Zatti e o Economista, Raul Tessari.

O aniversário dos 55 anos será comemorado com eventos acadêmicos ao longo de todo ano para marcar a passagem do segundo curso superior instalado na serra.

Economista,Milton Biazus
Conselheiro do Corecon/serra




SEMANA ACADÊMICA DE ECONOMIA DA UNIJUÍ

No dia 08 próximo passado o CORECON/RS participou da Semana Acadêmica de Economia da Unijuí, na qual a Entidade foi representada pelo Conselheiro Alexandre Reis.

A atividade foi realizada em dois momentos. No primeiro, o Conselheiro Alexandre proferiu palestra sobre o tema “Finanças e Economia Contemporânea” apresentando o atual cenário macroeconômico do Brasil, bem como os impactos da atual situação financeira nacional na vida das pessoas. Também foram debatidas questões sobre o consumo e o endividamento. No segundo momento, apresentou a Instituição CORECON/RS como Órgão fiscalizador da profissão, e seu papel perante a categoria e a sociedade. Ainda, a estrutura de composição do Conselho, Comissões de Trabalho, e ações já realizadas e previstas para 2014 visando à valorização da profissão. Na oportunidade distribuiu aos presentes o Passaporte do Economista, um guia prático sobre os aspectos legais da profissão e as áreas de atuação profissional do economista.

Finalizando sua participação no Evento destacou uma vez mais a importância da habilitação profissional através do registro no Conselho.




ENCONTRO DO CORECON ACADÊMICO

No último sábado, 12 de abril, o Corecon Acadêmico realizou seu terceiro encontro. Participaram dezoito estudantes, das Instituições de Ensino: UPF (Universidade de Passo Fundo), Unipampa, Fadergs, Unisinos, Ufrgs, Fahor, Furg, Ufsm – Santa Maria e Palmeira das Missões, Unilasalle, Unijuí, Unifra e Unisc.

O início ocorreu com a parabenização ao curso de Ciências Econômicas de Palmeira das Missões, por obter o conceito 5 no último Enade, recebendo reconhecimento das demais Instituições de Ensino do Estado. Ainda foram tratados os temas: Encontro de Cursos de Ciências Econômicas, sediado pela Unisinos, nos dias 30 e 31 de maio; regimento interno; apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos núcleos regionais e eleições. Mais uma vez, este foi um momento de troca de experiências, intercâmbio de conhecimento, compartilhamento das demandas dos discentes. “O interesse e o diálogo dos representantes presentes na reunião levaram a direcionamentos concretos para uma melhor visão do todo” (Luana Rigo, UFSM-Palmeira das Missões).

Colaboraram com o texto, as acadêmicas Iuna Lamb Scheffler (Unisinos) e Luana Rigo(UFSM – Palmeira das Missões).




FORMATURA NA UNIPAMPA

O CORECON/RS esteve presente na solenidade de colação de grau da primeira turma dos alunos de Ciências Econômicas da UNIPAMPA. A representação foi realizada pelo economista João Carlos Madail (ao centro entre os estudantes) que antecipadamente à cerimônia reuniu-se com os alunos para falar sobre o papel do CORECON e a importância da habilitação profissional. Para tanto, distribuiu material o material para registro no Conselho além de exemplares do Passaporte do Economista, um guia prático sobre os aspectos legais da profissão e áreas de atuação profissional. O economista Madail foi convidado para integrar a mesa de autoridades, e da mesma, realizado a entrega do Diploma de Honra ao Mérito ao aluno destaque do curso.




INTERIORIZAÇÃO

Este ano, a exemplo dos anos anteriores, o Conselho regional de Economia do Rio Grande do Sul fará uma vez mais um intenso trabalho de interiorização com o objetivo de difundir a profissão do Economista. Para tanto, estamos agendando visitas com prefeitos, entidades de classes, empresas e faculdades de diversos municípios.

Prevemos visitar os municípios de Lajeado, Santa Cruz do Sul Horizontina, Palmeira das Missões, Caxias do Sul, santa Maria, Ijuí, Cruz Alta, Santana doLivramento, Pelotas, Rio Grande, e Passo Fundo.

Henri Wolf Bejzman – Coordenação de Interiorização




IV Seminário de Fiscalização Profissional será no dia 25 de abril na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.




7° Encontro Economia Gaúcha

Prorrogado:
Envio de trabalhos até o dia 22 de abril de 2014, terça-feira

mais informações


Contexto Econômico

Confira aqui edição 75 do Contexto Econômico, clique aqui.



Aniversariantes de Abril

Confira a lista dos aniversariantes do mês.



Economia em Dia no JC

Para ler a coluna no Jornal do Comércio, clique aqui.