Corecon-RS dá início à etapa regional da
IX Gincana Nacional de Economia

O Corecon-RS abre as inscrições para a etapa regional da IX Gincana Nacional de Economia. Numa promoção do Cofecon, a Gincana tem como público-alvo os acadêmicos dos cursos de Ciências Econômicas no Estado do Rio Grande do Sul, movimentando, durante todo o certame, aproximadamente 250 (duzentos e cinquenta) alunos, professores e, sobretudo, os coordenadores dos cursos.

Leia no Site

Tesouro do Estado apresenta números da dívida pública do RS

A dívida pública do estado do RS foi o tema da palestra do Chefe da Divisão da Dívida Pública do Tesouro do Estado, economista e Auditor-Fiscal da Sefaz, Felipe Rodrigues da Silva, na noite do dia 17, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Leia no Site


Corecon-RS nas formaturas de Ciências Econômicas

Com o objetivo de estreitar cada vez mais as relações com os alunos e com as instituições acadêmicas de todo o estado do RS, o Corecon-RS abre o segundo semestre do ano dando continuidade à sua participação às solenidades de formaturas de graduação dos cursos de Ciências Econômicas. No dia 20 de julho, o conselheiro do Corecon-RS, economista João Carlos Madail, acompanhará a formatura dos estudantes de Economia da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), que acontece às 17 horas, no Cidec-Sul, da Universidade, em Rio Grande. 

Leia no Site

 

Receita Municipal aumentará ações de cobrança de ISS devido por trabalhadores autônomos

A Receita Municipal informa que aumentará as ações de cobranças de valores devidos do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) devidos pelos trabalhadores autônomos. Segundo a Receita, os trabalhadores autônomos são tributados pelo ISS anualmente, devendo recolher um valor fixo, de acordo com o disposto no Inciso 2º, do Artigo 20, da Lei Complementar nº 07, de 7 de dezembro de 1973. Dentre os diferentes grupos de devedores destacam-se médicos, advogados, economistas, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas e corretores.

Leia no Site


Nota do Cofecon sobre a Previdência Social

O Conselho Federal de Economia entende que a Previdência Social, dada a evolução demográfica do Brasil e o seu enorme impacto na economia nacional e na condição de vida de milhões de brasileiros, deve ser objeto de correções.

Leia no Site

 

Nota do Cofecon:  pela preservação do Censo Demográfico 2020

A lógica do corte e contingenciamento de gastos, que tem norteado a ação da equipe econômica do governo, atingiu fortemente os recursos para a realização do Censo Demográfico de 2020, realizado pelo IBGE, que sofreram uma redução da ordem de 40%. 

Leia no Site


Corecon-RS dá posse a delegado regional de Caxias

O economista André Mombach Weber tomou posse, nesta terça-feira, dia 4, como delegado regional do Corecon-RS em Caxias do Sul.  A solenidade aconteceu durante sessão-plenária dos conselheiros da Entidade, ocorrida na sede do Corecon-RS, em Porto Alegre. Weber assume em substituição ao economista Milton Biazus. 

Leia no Site

 

Seja você mesmo fiscal de sua profissão. Por um mercado de trabalho cada vez mais forte,
Denuncie! (51) 3254.2600 ou fiscal@coreconrs.org.br
 
(Sigilo absoluto!)

Economia em Dia

Desenvolvimento e Mercado

Jorge Maia Ussan

Economista, professor da Universidade Estácio/PoA, Assessor Parlamentar ALRS
Corecon-RS Nº 6943

Leia a entrevista


Oscar Frank Junior

Economista-Chefe do CDL Porto Alegre, Articulista de Economia Lócus 
Corecon-RS Nº 8080

 Leia a entrevista

 

Corecon-RS na reunião do Fórum dos Conselhos e Ordens

O conselheiro do Corecon-RS, economista Aristóteles Galvão, participou, no dia 3 de junho, da reunião do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Estado do Rio Grande do Sul. O evento, coordenado pelo presidente da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil, Ricardo Breier, aconteceu na sala do Conselho Pleno da Entidade e contou também com a participação do presidente do Fórum dos Conselhos Federais, José Augusto Viana.

Leia no Site

 

Corecon-RS e Unisinos assinam convênio com descontos para economistas

O Corecon-RS e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) assinaram Termo de Cooperação Técnica que prevê descontos em cursos de graduação e pós-graduação aos registrados do Conselho. O convênio prevê, ainda, a articulação de ações conjuntas na área de ensino, extensão, pesquisas, palestras e eventos vinculados à área da profissão dos economistas.

Para maiores informações, acesse aqui 

Leia no Site

 

UFG abre processo seletivo para vaga de Professor Efetivo

Universidade Federal de Goiás (UFG) lança o Edital 13/2019 – Teoria Econômica -, abrindo processo seletivo para preenchimento de vaga para Professor Efetivo da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. 

Acesse o Edital em https://sistemas.ufg.br/CONCURSOS_WEB/

 

Abertas inscrições de trabalhos científicos para o CBE 2019


E
ncontram-se abertas as inscrições de trabalhos científicos para participação no XXIII Congresso Brasileiro de Economia (CBE), que acontecerá de 16 a 18 de outubro próximo, na cidade de Florianópolis. O prazo de inscrições encerra-se no dia 1º de julho, às 12 horas.

Leia no site

 

Atualização de cadastro

Solicitamos que as Pessoas Físicas e Jurídicas que alterarem dados cadastrais, como endereço, e-mail. telefones, etc, informem o Corecon-RS, pelo e-mail registro@coreconrs.org.br, para que possamos manter atualizado o nosso sistema, permitindo, assim, a troca de informações de forma mais eficiente.

Boletim 26 de 2019 |  25/06/2019 | CORECON-RS    |   Acesse os boletins anteriores - clique aqui