Boletim Informativo CORECON/RS nº 34 / 24 de agosto de 2015



Dívida Pública do RS 
é tema do Economia em Pauta

O Corecon/RS promove, no dia 8 de setembro (terça-feira), às 18h30min, no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514), mais uma edição do Economia em Pauta, com o tema “Dívida Pública do RS”. Participarão o economista Darcy Francisco Carvalho dos Santos, especialista em finanças públicas, e o jornalista Políbio Braga, editor do Blog do Jornalista Políbio Braga. 

Informações e reservas pelo fone (51) 3254.2600 ou pelo e-mail eventos@coreconrs.org.br .



 


Eleições para um terço de Conselheiros Efetivos e Suplentes

O Corecon/RS informa que se encontra aberto o processo eleitoral para a renovação de um  terço de Conselheiros Efetivos e Suplentes da entidade, e de Delegado Eleitor Efetivo e Suplente junto ao Colégio Eleitoral do Cofecon. A votação será exclusivamente pela internet, através do site www.votaeconomista.org.br, conforme Edital publicado dia 11 de agosto último, na página 72 do Diário Oficial do Estado, e na página 2 do Segundo Caderno do Jornal do Comércio. A eleição acontecerá no dia 29 de outubro de 2015, da 0 (zero) hora às 24 (vinte e quatro) horas, e no dia 30 de outubro de 2015, da 0 (zero) hora às 20 (vinte) horas, no sitio eletrônico referido anteriormente. 

A senha aos economistas aptos a votarem (em dia com suas obrigações perante o Corecon/RS e demais informaçãos acerca dos procedimentos de votação), será encaminhada pelo Cofecon aos eleitores, via correio convencional, no endereço conforme consta no sistema cadastral dos Conselhos Regionais. Caso seu endereço e outros dados cadastrais não estejam atualizados, entrar em contato urgente com o Corecon/RS, através dos e-mails registro@coreconrs.org.br e informatica@coreconrs.org.br   

O Edital e os nomes que integram o Colégio Eleitoral Provisório do Corecon/RS encontram-se disponíveis em www.coreconrs.org.br

Leia Edital




Corecon/RS promove Concurso de Redação em Educação Financeira



O Corecon/RS está promovendo o III Concurso de Redação em Educação Financeira, para os ensinos fundamental e médio das escolas do Rio Grande do Sul. A iniciativa tem como objetivo estimular e desenvolver junto aos estudantes, a conscientização sobre a importância da economia e da educação financeira na vida do cidadão em nosso País. 

O tema geral do concurso é “Educação Financeira em Casa e na Escola”, e poderão participar estudantes dos ensinos fundamental e médio das escolas das redes privada e pública do estado do RS. Serão escolhidas as três melhores redações do ensino médio e as três melhores do ensino fundamental.

Leia Mais...



Gaúchos vencem XXI Prêmio Brasil de Economia

O economista Assilio Luiz Zanella de Araújo (Corecon/RS nº 8168) conquistou o terceiro lugar do XXI Prêmio Brasileiro de Economia, na categoria Artigo Técnico ou Científico, com o trabalho “Existe (ou não) uma bolha imobiliária no Brasil? Uma análise teórica e empírica”. Também foi premiada, com o terceiro lugar, na categoria Monografia de Graduação (Estudante), Camila Horst Toigo (Corecon/RS nº 8149), com o trabalho “Desenvolvimento humano e sustentável sob a ótica conjunta: O que o IDH, o EPI e a pegada ecológica têm a revelar”.

     
 

Os dois gaúchos premiados já haviam vencido o Prêmio Corecon/RS do ano passado. Assílio Araújo havia conquistado o primeiro lugar do Prêmio Corecon/RS 2014, na categoria Dissertações de Mestrado, com o trabalho “Repensando a Integração Sul-Americano”, e Camila Toigo, o primeiro lugar, na categoria Monografias ou Trabalho de Conclusão, com o mesmo título. 

A relação dos vencedores foi divulgada, na última semana, pelo presidente do Cofecon, economista Paulo Dantas da Costa, que anunciou a entrega dos prêmios para o dia 9 de setembro próximo, em Brasília.

Veja relação completa dos vencedores do XXI PBE




Curso de Finanças Públicas à distância

 

 
Encontram-se abertas as inscrições para a segunda edição do curso “Finanças Públicas (Modalidade à distância)”, ministrado e coordenado pelo conselheiro do Corecon/RS e professor da PUCRS, Alfredo Meneghetti Neto, que acontecerá de 28 de setembro a 31 de outubro, naquela Universidade.

O Curso é dirigido a profissionais, com ou sem nível superior, funcionários públicos, empresários, aposentados e estudantes universitários e tem como objetivo capacitar o aluno a compreender o funcionamento e a estratégia da política fiscal e a dominar os instrumentos de análise de economia pública, de maneira a poder ler, criticar e assessorar governos em suas decisões de política fiscal.

O investimento é de R$ 60,00.

Para maiores informações e formas de pagamento, consulte o site www.pucrs.br/educacaocontinuada

 


Ferrari faz palestra em Santa Maria

O presidente do Corecon/RS e professor do PPGE da UFRGS, economista Fernando Ferrari Filho, será o palestrante do painel “Desafios e perspectivas econômicas no segundo governo Dilma Rousseff”, na próxima sexta-feira, dia 28, às 19 horas, no Centro Universitário Franciscano (Unifra), no Conjunto III, Prédio 14, em Santa Maria. A coordenação do Painel será do professor José Maria Dias Pereira.

O evento faz parte de Minicurso promovido pela instituição, que tem, como objetivo, analisar e debater no meio acadêmico, os desafios e perspectivas do segundo governo de Dilma Rousseff e conduzir estudantes e professores do Centro Universitário Franciscano à reflexão acerca da conjuntura econômica atual.

Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria do Curso de Ciências Econômicas da Unifra, pelo fone (55) 30259080 ou e-mail economia@unifra.br



Iders faz chamada para apresentação de trabalhos

A diretoria do Instituto de Direito e Economia do RS (Iders) está convidando a comunidade acadêmica a enviar seus trabalhos para apresentação no IX Congresso de Direito e Economia, que acontecerá nos dias 27 e 28 de outubro próximo. Os trabalhos poderão ser enviados na modalidade de resumos (até 2 páginas) ou na forma completa (até 20 páginas) para o endereço gmciders@gmail.com até  o dia 30 de agosto de 2015.

Os trabalhos devem se inserir nas discussões de Direito e Economia, com ênfase em uma, ou mais, das áreas de Teoria Geral, Metodologia e História do Direito e Economia, Direitos de Propriedade, Direito Contratual & Economia dos Contratos, Responsabilidade (Civil, Penal e Administrativa), Direito Societário e Governança Corporativa, Teoria da Escolha Pública e Economia Política, Litígios, Processo e o Judiciário, Meio Ambiente, Direito Tributário e Distribuição de Renda, Direito do Consumidor e Assimetria Informacional, Direito Concorrencial, Direito e Desenvolvimento e Economia do Desenvolvimento, Outros (especificar).

 



FURG realiza formatura de mais 10 alunos de Ciências Econômicas



A Universidade Federal de Rio Grande (FURG) realizou na noite do dia 1º último, mais uma solenidade de colação de grau do seu Curso de Ciências Econômicas. O evento, que oficializou a formatura de 10 alunos, aconteceu no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul), Campus Carreiros, em Rio Grande, e foi presidido pela reitora professora Dra. Cleuza Dias. Também estiveram presentes na solenidade o vice-reitor professor Dr Danilo Giroldo e a pró-reitora de Graduação, professora. Dra. Denise Martinez, do coordenador do Curso, professor Dr. Tiarajú Alves, da vice-diretora do IE, professora Dra. Audrei Cadaval, além do professor Dr. Paulo Lessa, representando o Corecon/RS. 



Na oportunidade, o professor Lessa fez a entrega oficial do Certificado de Destaque Acadêmico para a aluna Camilla Oliveira.

 



XIV Encontro sobre os Aspectos Econômicos e Sociais da Região Nordeste do RS


Inscrições para trabalhos encerram-se a próxima segunda-feira, dia 31


 

“O turismo como estratégia do desenvolvimento” é o tema central do XIV Encontro sobre os Aspectos Econômicos e Sociais da Região Nordeste do Rio Grande do Sul, que estará acontecendo nos dias 19 e 20 de outubro. Numa promoção da Universidade de Caxias do Sul (UCS), o Encontro tem o apoio da  Associação dos Economistas da Serra (Ecoserra) e do Corecon/RS. 

Os interessados em encaminhar artigos podem fazê-lo através do email jsbem@ucs.br, até o dia 31 de agosto.

Para maiores informações, acesse o Site http://www.ucs.br/portais/curso123/eventos/18815/



 

Apropriação e distribuição da riqueza é tema do XXI CBE


“A apropriação e a distribuição da riqueza - desafios para o século XXI” é o tema do XXI Congresso Brasileiro de Economia, que acontece de 9 a 11 de setembro próximo, em Curitiba.  A previsão da organização é de que o evento reunirá entre 1.500 a 2.000 pessoas, entre economistas, estudantes, empresários, autoridades e demais interessados pelo tema.  

Maiores informações, com o Corecon/PR, pelo telefone (41) 33360701, ou pelo site do evento  http://www.cbe2015.org.br/.




Atualização de cadastro junto ao Corecon/RS

Solicitamos que as Pessoas Físicas e Jurídicas que alterarem dados cadastrais, como endereço, e-mail, telefones, etc, informem o Corecon/RS, através do e-mail registro@coreconrs.org.br, para que possamos manter atualizado o nosso sistema, permitindo, assim, a troca de informações de forma mais eficiente.




Validade da Carteira de Identidade de Economista

Lembramos que a Carteira de Identidade Profissional de Economista, expedida pelos Corecons tem validade de cinco anos. O primeiro lote das novas Carteiras de Identidade foi gerado no primeiro semestre de 2010 e, portanto, possui validade até o primeiro semestre de 2015. Neste sentido, solicitamos a todos os economistas que verifiquem a validade de sua Carteira de Identidade Profissional, e, se for necessário, entre em contato com o Setor de Registro do Corecon/RS, para a solicitação da segunda via. Maiores informações pelo fone (51) 3254.2603 ou e-mail registro@coreconrs.org.br.




Acompanhe pelo Site...

Acompanhe pelo site do Corecon/RS as Atas de reuniões plenárias, assim como os relatórios de prestações de contas, propostas orçamentárias, programas de trabalho, licitações e contratos, relatório de gestão, entre outros.

Atas:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/atas-plenarias.html

Prestações de Contas:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/prestacao-de-contas.html 

Propostas Orçamentárias: 

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/orcamentos.html

Programa de Trabalho:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/programa-de-trabalho.html

Licitações e Contratos:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/licitacoes-e-contratos.html

Relatórios de Gestão:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/relatorio-de-gestao.html




Edital de Cursos de Economia

Encontra-se disponível no site do Corecon/RS o Edital de Cursos, que tem por objetivo divulgar e disciplinar a realização de Cursos de Aperfeiçoamento de Economia ao longo de 2015, na Sede da entidade. 

Íntegra do Edital




Aniversariantes de Agosto

http://www.coreconrs.org.br/images/aniversariantes/agosto.pdf


Economia em Dia no JC

Para ler a Coluna Economia em Dia, do Jornal do Comércio, clique aqui


Jornal Contexto Econômico

Para ler o Jornal Contexto Econômico, clique aqui


Redes Sociais

    

 

Siga o Corecon/RS pelo Facebook e pelo Twitter, e fique sempre por dentro das últimas notícias!