Boletim Informativo CORECON/RS nº 35 de 2014 - 1º de setembro de 2014

 

 

ECONOMISTAS GAÚCHOS RECEBEM
PRÊMIO BRASIL DE ECONOMIA

 

Os agraciados receberão os prêmios na abertura do XXIV Since, no dia 3, em Goiânia

 

 

Economista Fernando Ferrari Filho

 

 

 

 Economista Pedro Cezar Dutra Fonseca

 

Os economistas gaúchos Fernando Ferrari Filho (Conselheiro do Corecon/RS) e Pedro Cezar Dutra Fonseca (Ex-presidente do Corecon/RS) foram agraciados no XX Prêmio Brasil de Economia, em 2º lugar na Categoria Artigo Técnico ou Científico do XX Prêmio Brasil de Economia, com o trabalho “Qual Desenvolvimentismo? Uma proposição keynesiano-Institucionalista para a Economia Brasileira”. 

A solenidade de entrega será realizada na próxima quarta-feira, dia 3, no hotel Mercure, em Goiânia, por ocasião da abertura do XXIV Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (Since).  Leia Mais...

 

 

 

CORECON/RS ENTREGA PRÊMIO
TORNEIO DE ECONOMIA

 

 Conselheiro Henri Bejzman na entrega dos prêmios às duplas vencedoras

O Corecon/RS entregou, na manhã do último sábado, dia 30, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, os prêmios aos vencedores do XI Torneio Corecon/RS de Economia. Dirigido a acadêmicos dos cursos de Ciências Econômicas no Rio Grande do Sul, o objetivo do Torneio foi proporcionar aos estudantes dos cursos de Ciências Econômicas do Rio Grande do Sul a oportunidade da prática versus conhecimento teórico, com desafios através de jogos, como forma de estímulo ao estudo e ao desenvolvimento crítico dos conhecimentos na área. Leia Mais...

 


 

ECONOMIA DO CRIME SERÁ TEMA
DO ECONOMIA EM PAUTA

A próxima edição do Economia em Pauta, que  acontecerá no dia 9 de setembro, terça-feira, às 18h30min, no Hotel Plaza São Rafael, abordará tema extremamente atual e palpitante: A Economia do Crime.

Aguarde mais informações!

 


 

XXIV SINCE DEVE REUNIR 200 DELEGADOS DE TODO O PAÍS

 

Já está no ar o site do XXIV Simpósio Nacional de Conselhos de Economia (SINCE), que tem como objetivo auxiliar os participantes do evento que congregará todos os Conselhos de Economia do Brasil. O tema central desta edição, que ocorrerá entre os dias 3 e 6 de setembro, no hotel Mercure, em Goiânia, será “Por um Projeto de Nação: Política Econômica, Pacto Federativo e Desenvolvimento Regional”.

O Corecon/GO e o Cofecon organizam os últimos preparativos do evento que espera receber cerca de 200 delegados representando os economistas de todo o país. O site pode ser acessado clicando aqui.

 

 

 

 

ECONOMIAS EMERGENTES E DISTRIBUIÇÃO DE PODER É TEMA DE LIVRO DO ECONOMISTA MAURO SALVO

O economista Mauro Salvo estará lançando o seu livro “A Inserção das Economias Emergentes e a Distribuição de Poder no Cenário Político Internacional”, na próxima sexta-feira, dia 5, às 19 horas, na Livraria Cultura Bourbon Shopping Country (Av. Túlio de Rose, 80 – Passo D’Areia, Porto Alegre).

A ideia central da obra é analisar a economia como meio de alcançar maior poder na política internacional, constituindo, ou não, uma política pública deliberada. O texto convida o leitor a refletir sobre a insuficiência dos indicadores econômicos e sociais tradicionais que embora úteis não são capazes de explicar completamente o jogo de poder nas relações internacionais contemporâneas.

Descrição: E:CoreconBoletim InformativoSetembro10914Livro Salvo.JPG

 
 

 

 

SERVIÇO GRATUITO DE ORIENTAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL AGORA TAMBÉM POR VIDEO CONFERÊNCIA

 

Os atendimentos de orientação financeira pessoal, que vêm sendo feitos de forma gratuita pelo Corecon/RS, passarão, a partir de agora, a contar com serviço inédito de video conferência. O atendimento da parte da tarde, das 13h30min às 14h30min, será feito através de vídeo conferência, pelo conselheiro e especialista em finanças pessoais, economista Alfredo Meneghetti. O da parte da manhã, feito pelo também conselheiro e especialista em finanças pessoais, economista Everton Lopes, continuará sendo realizado, de forma presencial, na sede do Conselho (Rua Siqueira Campos, 1184, conj. 601 a 606, Centro de Porto Alegre), no horário das 10h30min às 11h30min. Caso seja de sua preferência, o cidadão também poderá solicitar que seja realizado através de vídeo conferência.

 

Maiores informações e novos agendamentos, podem ser feitos pelo telefone (51) 32542608, com Cláudia, ou pelo e-mail eventos@coreconrs.org.br

 

Importante!

Para participar do atendimento através de vídeo conferência, é necessário que o interessado tenha um computador com acesso à internet, câmera e microfone.

 

 


 

 

BANCO DE DADOS DOS ECONOMISTAS

 

Com o intuito de buscar maior interação e participação da categoria junto às  atividades desenvolvidas pelo Corecon/RS, como palestras, entrevistas à imprensa e outros eventos, solicitamos que os profissionais registrados neste Conselho encaminhem informações sobre a sua área de atuação ou especialidade profissional. Diante de eventual demanda, manteremos contato com o profissional indicado para consultar sobre o seu interesse ou não em participar.

As informações podem ser encaminhadas para eventos@coreconrs.org.br

 

 


 

Descrição: E:CoreconBoletim InformativoAgosto180814Eleições.jpg

 


 

 

CARTILHA DE DICAS ECONÔMICAS

 

O Corecon/RS está disponibilizando à comunidade a cartilha  de Dicas Econômicas, “Dinheiro: sabendo usar na vai faltar!”. Elaborada pela Comissão de Educação Financeira do Corecon/RS, a publicação reúne uma série de informações e dicas para que o consumidor tenha referências de como gastar seu dinheiro e conheça as opções para cuidar de suas finanças. A cartilha está disponível na sede do Corecon/RS, ou pode ser acessada no site www.coreconrs.org.br

 

 

 


 

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM GRAMADO

 

O vice-presidente do Corecon/RS, Carlos Alberto Abel, e o conselheiro e especialista em Finanças Pessoais, Everton Lopes, estarão proferindo palestra, nesta segunda-feira, dia 1, na Escola Cenecista de Gramado. Carlos Abel falará sobre os programas e ações que vêm sendo desenvolvidos pelo Corecon/RS e Everton Lopes abordará o tema "Educação Financeira". 

 


 

Ecoserra

 

ECONOMISTA FALA SOBRE MOBILIDADE URBANA NA FSG

 

Descrição: E:CoreconBoletim InformativoSetembro10914Econ Adriele.jpg

Economista Adriele Radaelli na FSG

A Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) e o CDL Caxias promoveram palestra da economista Adriele Alves Pereira Radaelli, dentro de campanha para integração e coletividade por um trânsito melhor. A economista falou sobre a importância da redução do número de automóveis nas ruas das grandes cidades e da valorização do transporte coletivo. Citou cases de sucesso de países da Europa e Ásia que deram ênfase à valorização do transporte público. “Fora do Brasil o status social não é o transporte particular porque o transporte público utilizado propicia maior qualidade de vida”, afirmou. Através de gráficos, a professora demonstrou o custo, em um mesmo trajeto, utilizando-se ônibus, taxi e bicicleta. O conselheiro do Corecon/RS, Milton Biazus, esteve presente ao evento.

 

ECOSERRA NA SEMANA ACADÊMICA DA UCS

A Ecoserra estará presente na Semana Acadêmica de Economia da UCS, que acontecerá de 1 a 9 de setembro próximo, no Campus da Universidade. Na oportunidade, serão realizados inúmeros eventos e palestras, com foco nos alunos de Economia e de Comércio Internacional.

A palestra de abertura será feita pelo economista Flávio Carneiro, do IPEA, com o tema “Cadeias Globais de Valor e fragmentação internacional da produção”.

Assim que estiver concluída, a programação terá a divulgação da Ecoserra e da UCS.

 


Aeconsul

 

PRODUTIVIDADE É TEMA DO PRÓXIMO
CAFÉ COM ECONOMIA

 

A Aeconsul promove, no dia 5 de setembro próximo, mais uma edição do Café com Economia. O evento acontecerá às 10 horas, na sede da entidade, na Rua Anchieta, 1978, sala 1001, em Pelotas. Participa do debate pesquisador da Embrapa e a coordenação será do vice-presidente da Aeconsul, economista João Carlos Madail. O tema será “Produtividade”.

 

AECONSUL INICIA ATENDIMENTOS
DE FINANÇAS PESSOAIS

Aconteceu, na última quinta-feira, o primeiro encontro, dentro do Projeto Educação Financeira da Aeconsul. Foram discutidos temas, desde o orçamento familiar, utilização do cartão de crédito, cheque especial, crédito bancário e as consequências do desequilíbrio financeiro. Participaram o presidente da Aeconsul, Volney Rosa, o conselheiro Sérgio Raffi, o associado Gilberto Silva, além da estudante de Economia da UFPel, estagiária Bruna Weber.

Inscrições e maiores informações pelos telefones (53) 32259425 / 84294853, ou através dos e-mails aeconsulrs@gmail.com e volney.sul@terra.com.br

 

 

FURG PROMOVE SEMANA ACADÊMICA DA ECONOMIA

A Universidade Federal de Rio Grande (FURG), em parceria com o Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Grande, promove, de 1º a 5 de setembro próximo, a Semana Acadêmica de Economia e Fórum de Economia. O evento, que acontecerá no Sidec-Sul, Campus Carreiros, é dirigido a acadêmicos, empresários, políticos, e à comunidade como um todo, e discutirá o empreendedorismo e as perspectivas econômicas para 2014 e 2015. Cidec-Sul, Campus Carreiros. Inscrições e maiores informações podem ser obtidas no site www.upec.furg.br

 

Descrição: E:CoreconBoletim InformativoAgosto250814Banner Face-01.jpg

 


 

XIII Encontro

 

 

ASPECTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS
DA REGIÃO NORDESTE DO RS

 

 

Acontece, nos dias 6 e 7 de outubro próximo, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), o XIII Encontro “Aspectos Econômicos e Sociais da Região Nordeste do RS”, que terá, como palestra de abertura, o tema “Aglomerações Industriais no RS”, com o economista Rodrigo Morem da Costa, da Fundação de Economia e Estatística (FEE). O evento tem como objetivo discutir as diferentes temáticas da área do desenvolvimento econômico.

 

 

 

 

PARCERIA CORECON/RS E FANTE/CORDELIER

O CORECON/RS e a FANTE/CORDELIER firmaram parceria visando preços e condições diferenciadas aos economistas na aquisição de seus produtos, conforme abaixo:

CordelierBrut - R$ 154,00 - caixa com 6 garrafas
Características: Coloração amarela palha com perlage de borbulhas finas, intensas e persistentes. Aroma de frutas tropicais como abacaxi muito bem integrados com leves toques de pão tostado. Na boca possui excelente volume e acidez equilibrada.
Variedades: Chardonnay / PinotNoir / Riesling Itálico
Envelhecimento: 3 meses em contato com as leveduras.

Cordelier Cabernet Sauvignon - R$ 123,40 - caixa com 6 garrafas
Características: Coloração vermelho rubi intenso, aromas frutados, com notas de frutas vermelhas maduras e geleias alem de leves toques de especiarias. Na boca, apresenta ótima estrutura, encorpado, maduro e com acidez equilibrada que lhe permite um final persistente e marcante.
Variedades: Cabernet Sauvignon
Envelhecimento: 6 meses em barrica de carvalho.

CordelierEquilibrium - R$ 182,50 - caixa com 6 garrafas
Características: Coloração vermelha rubi, límpida e com reflexos violáceos. Aroma de frutas vermelhas maduras, lembrando principalmente amora e ameixa preta. Na boca é marcante com sabor frutado muito agradável, taninos macios e persistentes que permitem um final longo e equilibrado.
Variedades: Cabernet Sauvignon / Merlot / Ancellotta
Envelhecimento: 12 meses

Importante: na aquisição de pelo menos uma caixa a entrega será gratuita.
Contato para a aquisição: Arlindo Menoncin - Sommelier - Fone (54) 8401 3405 ou (54) 3297 6500 – E-mail:
menoncin@fante.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


ANIVERSARIANTES DO MÊS DE SETEMBRO

http://www.coreconrs.org.br/images/aniversariantes/setembro.pdf

 

Economia em Dia no JC

Para ler a coluna no Jornal do Comércio, clique aqui. 

 

Jornal Contexto Econômico

Para ler o Jornal Contexto Econômico, clique aqui

 

REDES SOCIAIS

Siga o CORECONRS pelo Facebook e pelo Twitter, e fique sempre por dentro das últimas notícias!

 

 

Descrição: http://coreconrs.mktenvios.net/messageimages/10951011524332552/140959787108799900/cone_facebook.png                                        Descrição: http://coreconrs.mktenvios.net/messageimages/10951011524332552/140959787108799900/cone_twitter(1).png