Boletim Informativo CORECON/RS nº 42 / 20 de outubro de 2014


 

ORÇAMENTO DOS MUNICÍPIOS É TEMA DE MAIS UM
ECONOMIA EM PAUTA

 

O Corecon/RS realizou, na última quinta-feira, dia 16, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, mais uma edição do Economia em Pauta, com o tema “Orçamento e Planejamento Público dos Municípios – uma abordagem para o sucesso”. O evento teve, como palestrantes, o Auditor Público Externo aposentando do Tribunal de Contas do Estado-TCE/RS e Presidente da Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP/RS) no biênio 2009/2010, Economista Edison Imar Oliveira Mello, e a coordenadora do Escritório-Geral de Planejamento Orçamentário da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (EGPO), a contadora Fabiana Feroleto. Leia  Mais...

 


 

ARTIGO “DOIS ECONOMISTAS”

“Dois Economistas” é o título do artigo, de autoria do presidente do Corecon/RS, Leandro de Lemos, publicado pelo jornal Zero Hora, em sua edição da última quarta-feira, dia 15, na página 28.

Leia o artigo na íntegra:

http://www.coreconrs.org.br/noticias/106-dois-economistas-artigo-zh.html

 


PRÊMIO CORECON/RS 2014 COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Encontram-se abertas, até o dia 17 de outubro próximo, as inscrições para o “Prêmio CORECON/RS – 2014”, nas modalidades Dissertações de Mestrado (IV edição), Artigos Técnicos ou Científicos (VIII edição) e Monografias ou Trabalhos de Conclusão de Curso (XXVIII edição).

A iniciativa visa premiar, anualmente, trabalhos de profissionais que atuam na área da economia e dos recém mestres dos cursos de Pós-Graduação em Economia e dos recém formados nos cursos de Graduação em Ciências Econômicas de Instituições de Ensino Superior no Estado do Rio Grande do Sul.

Leia Mais...

 


 

 

 

Descrição: E:CoreconBoletim InformativoSetembro290914EleiçõesEleições 6a.JPG

 


BANCO DE DADOS DOS ECONOMISTAS

 

Com o intuito de buscar maior interação e participação da categoria junto às  atividades desenvolvidas pelo Corecon/RS, como palestras, entrevistas à imprensa e outros eventos, solicitamos que os profissionais registrados neste Conselho encaminhem informações sobre a sua área de atuação ou especialidade profissional. Diante de eventual demanda, manteremos contato com o profissional indicado para consultar sobre o seu interesse ou não em participar.

As informações podem ser encaminhadas para eventos@coreconrs.org.br

 


 

 

SERVIÇO GRATUITO DE ORIENTAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL TAMBÉM POR VIDEO CONFERÊNCIA

 

Os atendimentos de orientação financeira pessoal, que vêm sendo feitos de forma gratuita pelo Corecon/RS, passarão, a partir de agora, a contar com serviço inédito de video conferência. O atendimento da parte da tarde, das 13h30min às 14h30min, será feito através de vídeo conferência, pelo conselheiro e especialista em finanças pessoais, economista Alfredo Meneghetti. O da parte da manhã, feito pelo também conselheiro e especialista em finanças pessoais, economista Everton Lopes, continuará sendo realizado, de forma presencial, na sede do Conselho (Rua Siqueira Campos, 1184, conj. 601 a 606, Centro de Porto Alegre), no horário das 10h30min às 11h30min. Caso seja de sua preferência, o cidadão também poderá solicitar que seja realizado através de vídeo conferência.

 

Maiores informações e novos agendamentos, podem ser feitos pelo telefone (51) 32542608, com Cláudia, ou pelo e-mail eventos@coreconrs.org.br

 

Importante!

Para participar do atendimento através de vídeo conferência, é necessário que o interessado tenha um computador com acesso à internet, câmera e microfone.

 


 

CARTILHA DE DICAS ECONÔMICAS

 

O Corecon/RS está disponibilizando à comunidade a Cartilha de Dicas Econômicas, “Dinheiro: sabendo usar não vai faltar!”. Elaborada pela Comissão de Educação Financeira do Corecon/RS, a publicação reúne uma série de informações e dicas para que o consumidor tenha referências de como gastar seu dinheiro e conheça as opções para cuidar de suas finanças. A cartilha está disponível na sede do Corecon/RS, ou pode ser acessada no site www.coreconrs.org.br

 


 

IDERS PROMOVE VIII CONGRESSO DE DIREITO E ECONOMIA

O Instituto de Direito e Economia do Rio Grande do Sul (IDERS) promove, nos dias 29 e 30 de outubro próximo, no Auditório da Faculdade de Economia da UFRGS, o VIII Congresso de Direito e Economia, ato comemorativo ao seu décimo aniversário.

Fundado em  2004, pelos advogados Cristiano Rosa de Carvalho, Luciano Benetti Timm, Rafael Bicca Machado, Fabiano Deffenti e pelos economistas Ronald Hillbrecht e Giácomo Balbinotto, o IDERS surge como uma organização de caráter estritamente científico, com a finalidade de investigar temas jurídicos, políticos e econômicos através da metodologia interdisciplinar conhecida como Direito e Economia. Ao longo dos seus 10 anos de existência, o IDERS tem sido um dos principais divulgadores da Análise Econômica do Direito no Brasil, debatendo diversos temas com grandes personalidades da área como Dany Cohen, Guy Horsmans, Felipe Luís Rebechi, Flavianne Nóbrega, Isabelle Sandi, Luciana Yeung, Fernando Araújo, Paulo Caliendo, Gustavo Franco, Rachel Sztajn, Eduardo Pontual Ribeiro, Roberto Camps de Moraes, Alexandre Franco, Giovani Saavedra, José Inácio Prado Filho, Maria Isabel de Azevedo Souza, Riovaldo Alves de Mesquita e Leandro Tonetto.

Mais informações no site http://www.congressoiders2014.eventize.com.br/


AIAMU REALIZA 3º SEMAAT

Nos dias 20 e 21 de novembro, no Centro de Eventos da AIAMU (Rua dos Andradas, 1234/8º andar), acontece o 3º Seminário AIAMU de Administração Tributária Municipal (SEMAAT). De caráter científico, o evento visa a enriquecer o debate relacionado a temas polêmicos sobre as administrações tributárias dos municípios, dando publicidade à legislação tributária. Leia Mais...

 


APIMEC REALIZA CONGRESSO

“Desafios para o Brasil recuperar a atratividade e crescer com sustentabilidade” é o tema do 23º Congresso da Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais do Mercado de Capitais), que acontece, nos dias 1º e 2 de dezembro próximo, no Centro de Eventos Plaza São Rafael, em Porto Alegre. O conselheiro do Corecon/RS e sócio e Diretor Superintendente da CRP, economista Cóvis Meurer, será um dos palestrantes.

O evento, que tem como objetivo discutir novos caminhos para o País após a realização das eleições de outubro, contará com seis painéis envolvendo temas, como financiamento do crescimento através do mercado de captais para médias empresas, gestão e governança nas companhias abertas e no setor público, modelos de previdência complementar, precificação de ativos. Entre os palestrantes confirmados, também estão Eduardo Giannetti, PhD em Economia, Andre Baggio, analista do J. P. Morgan, Carlos Biedermann, da PricewaterhouseCoopers, Osvaldo Schirmer,  da SBA Advisors, entre outros.

Mais informações sobre o Congresso e, também, inscrições, no site http://www.congressoapimec.com.br/ ou pelo telefone (051) 3224.3121

Descrição: E:CoreconBoletim InformativoSetembro220914FotosApimec.JPG 


 

Aeconsul

 

DICAS ECONÔMICAS PARA PESSOA FÍSICA

O projeto “Dicas Econômicas para Pessoa Física”, desenvolvido pela Aeconsul, está sendo realizado em duas etapas. A primeira, através de dois encontros de hora e meia cada, com uma turma de 10 pessoas, que inclui palestra com data show, exercícios com utilização de planilha sobre orçamento familiar, cálculos de financiamento e de taxas de juros. A segunda etapa, com atendimento individual para pessoas com problemas financeiros, inclui diagnóstico da situação, identificação de pontos de melhoria, planos de atuação e acompanhamento da evolução.

Inscrições e maiores informações pelos telefones (53) 32259425 / 84294853, ou através dos e-mails aeconsulrs@gmail.com e volney.sul@terra.com.br


 

CORECON/RS NA SEMANA ACADÊMICA DA UPF

 

O conselheiro do Corecon/RS, economista Alfredo Meneghetti Neto, estará nesta segunda-feira, dia 20, em Passo Fundo. Representará a entidade na Semana Acadêmica integrada nas áreas de Ciências Econômicas, Administração e Contábeis, que acontece de hoje à sexta-feira na Faculdade de Economia da Universidade de Passo Fundo (FEAC/UPF). Meneghetti fará palestra sobre “Finanças públicas gaúcha em crise”.

 

 


 

Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

MESTRADO EM ECONOMIA APLICADA

 

Encontram-se abertas, até o dia 17 de novembro, as inscrições de candidatos ao processo seletivo do Curso de Mestrado em Economia Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).  

 

Mais informações: http://www4.furg.br/paginaFURG/arquivos/noticias/000024207.pdf

 


UFSM PROMOVE SEMANA ACADÊMICA E SEMINÁRIO JOVENS PESQUISADORES

 

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promove, nesta segunda, terça e quarta-feira, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas (Prédio 74C, Campus), a XVIII Semana Acadêmica do Curso de Ciências Econômicas da Universidade. Também, nos dias 23 e 24 de outubro próximo, acontecerá, no auditório do prédio da Antiga Reitoria, o II Seminário Jovens Pesquisadores em Economia e Desenvolvimento. Numa promoção dos Cursos de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento e Graduação em Ciências Econômicas da Universidade, os eventos têm por objetivo proporcionar aos iniciantes em seus estudos de Economia contato com a produção de pesquisadores e professores experientes e destacados em suas especializações.

Mais informações:

II Seminário Jovens Pesquisadores: http://coral.ufsm.br/economia/?page_id=669

Semana Acadêmica: http://coral.ufsm.br/economia/?page_id=662


PARCERIA CORECON/RS E FANTE/CORDELIER

O CORECON/RS e a FANTE/CORDELIER firmaram parceria visando preços e condições diferenciadas aos economistas na aquisição de seus produtos, conforme abaixo:

CordelierBrut - R$ 154,00 - caixa com 6 garrafas
Características: Coloração amarela palha com perlage de borbulhas finas, intensas e persistentes. Aroma de frutas tropicais como abacaxi muito bem integrados com leves toques de pão tostado. Na boca possui excelente volume e acidez equilibrada.
Variedades: Chardonnay / PinotNoir / Riesling Itálico
Envelhecimento: 3 meses em contato com as leveduras.

Cordelier Cabernet Sauvignon - R$ 123,40 - caixa com 6 garrafas
Características: Coloração vermelho rubi intenso, aromas frutados, com notas de frutas vermelhas maduras e geleias alem de leves toques de especiarias. Na boca, apresenta ótima estrutura, encorpado, maduro e com acidez equilibrada que lhe permite um final persistente e marcante.
Variedades: Cabernet Sauvignon
Envelhecimento: 6 meses em barrica de carvalho.

CordelierEquilibrium - R$ 182,50 - caixa com 6 garrafas
Características: Coloração vermelha rubi, límpida e com reflexos violáceos. Aroma de frutas vermelhas maduras, lembrando principalmente amora e ameixa preta. Na boca é marcante com sabor frutado muito agradável, taninos macios e persistentes que permitem um final longo e equilibrado.
Variedades: Cabernet Sauvignon / Merlot / Ancellotta
Envelhecimento: 12 meses

Importante: na aquisição de pelo menos uma caixa a entrega será gratuita.
Contato para a aquisição: Arlindo Menoncin - Sommelier - Fone (54) 8401 3405 ou (54) 3297 6500 – E-mail:
menoncin@fante.com.br

 

 

 


 

 

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE OUTUBRO 

 

http://www.coreconrs.org.br/images/aniversariantes/outubro.pdf

 

Economia em Dia no JC

Para ler a coluna no Jornal do Comércio, clique aqui. 

 

  

Jornal Contexto Econômico

  

Para ler o Jornal Contexto Econômico, clique aqui

 

REDES SOCIAIS

Siga o CORECONRS pelo Facebook e pelo Twitter, e fique sempre por dentro das últimas notícias!

 

Descrição: http://coreconrs.mktenvios.net/messageimages/10951011524332552/141372793116392300/cone_facebook.png                                        Descrição: http://coreconrs.mktenvios.net/messageimages/10951011524332552/141372793116392300/cone_twitter(1).png