Boletim Informativo CORECON/RS nº 45 / 9 de novembro de 2015


 

Corecon/RS lamenta falecimento de seu ex-presidente economista João Verle


O presidente do Corecon/RS, economista Fernando Ferrari Filho, publicou Nota de Pesar dirigida aos economistas gaúchos, neste domingo, pelo falecimento do economista João Acir Verle, ocorrido no último dia 6, em Porto Alegre.

"Com pesar e muita tristeza, lamentamos o falecimento do economista e ex-presidente do nosso Conselho, João Verle. Economista, companheiro e amigo, que deixa importante legado, não apenas através de sua trajetória política e profissional na defesa dos interesses dos porto-alegrenses e do Rio Grande do Sul, mas, também, pela sua incansável luta na defesa do fortalecimento da categoria dos economistas gaúchos."

Ferrari lembra, ainda, que logo que veio residir em Porto Alegre, em 1981, fez parte, junto com Verle, de grupo de estudos na Sociedade de Economia do RS, que discutia a crise cambial e os rumos da economia brasileira, de onde surgiu convite para iniciar suas atividades acadêmicas na Unisinos, em 1984. “Já, naquela época, Verle tinha posições firmes e coerentes. Ademais, ele era franco, aberto e solidário para com todos”, lembrou.

Além de vereador e prefeito de Porto Alegre, João Acir Verle foi conselheiro e presidente do Conselho Regional de Economia (1982), com destacada atuação, também, junto ao Sindicato dos Economistas do RS e da Sociedade de Economia do RS.

O corpo do economista João Verle está sendo velado no Cemitério Parque Jardim da Paz, na Capital, desde a tarde de domingo, e o enterro está marcado para as 16 horas desta segunda-feira, no mesmo local. Verle morreu aos 75 anos, vítima de um infarto no miocárdio. 

Leia a Nota publicada no Site do Corecon/RS

 

 
 
“O cooperativismo de crédito no mercado financeiro”
é tema do Economia em Pauta
 
O Corecon/RS promove, nesta terça-feira, dia 10, às 18h30min, no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514), mais uma edição do Economia em Pauta, com o tema “O cooperativismo de crédito no mercado financeiro”. Participarão o economista Alexandre Englert Barbosa (Corecon/RS nº 6090), Superintendente de Economia e Riscos do Banco Cooperativo Sicredi, e o jornalista Milton Siles Simas Júnior, presidente do Sindicado dos Jornalistas do Estado do RS.
Na oportunidade, será servido um coquetel receptivo com a cortesia da Água Mineral Sarandi, Fante/Cordelier e Plaza São Rafael.

Maiores informações e reservas pelo fone (51) 3254.2600 ou pelo e-mail eventos@coreconrs.org.br . 



 

 
 
Eleições 2015 Corecon/RS
 
 
Posicionamento das Chapas que concorreram às eleições 2015 para renovação de um terço dos Conselheiros, titulares e suplentes, do Corecon/RS e de Delegados Federais, titulares e suplentes.
 
Leia Mais...
 
 

 
 
Corecon/RS recebe Selo Enef por iniciativas em educação financeira
 
 

 
 
O Conselho Nacional de Educação Financeira (Conef) concedeu o Selo Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) ao Corecon/RS. Publicado no Diário Oficial da União, sob a Portaria Nº 9, de 06 de novembro de 2015, do Banco do Brasil, o Selo Enef é um reconhecimento do Conef às iniciativas realizadas por instituições brasileiras na área de educação financeira.
  
O Corecon/RS, que é a primeira entidade nacional representativa dos economistas a ser premiada, recebeu o Selo Enef  pelo projeto "Concurso de Redação em Educação Financeira nas Escolas", promovido pela entidade gaúcha junto a escolas públicas e particulares de ensino médio e fundamental do Rio Grande do Sul.  

Leia Mais...
 
 

 
 
Inscrições para "Prêmio Corecon/RS de Reportagem de Economia 2015" e "Prêmio Jornalista de Economia do Ano" encerram-se nesta sexta-feira, dia 13
O “Prêmio Corecon/RS de Reportagem de Economia 2015” tem como objetivo valorizar trabalhos jornalísticos produzidos sobre a economia gaúcha, por profissionais em atividade no Estado, nas áreas da mídia imprensa, radiojornalismo e telejornalismo. Poderão participar trabalhos publicados ou veiculados em órgãos de imprensa do país (jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão). As inscrições deverão ser efetuadas, até o dia 13 de novembro próximo (sexta-feira), às 17 horas,  na sede do Corecon/RS (Rua Siqueira Campos, 1184 - 6º andar), em Porto Alegre.
 
       
 

Para informações sobre o “Prêmio Corecon/RS de Reportagem de Economia 2015”, acesse o Edital pelo link http://www.coreconrs.org.br/pdf/premio2015/premio-reportagem-economia-2015.pdf

 

 

Para informações sobre o “Prêmio Jornalista de Economia do Ano/2015”, acesse o Edital pelo link http://www.coreconrs.org.br/pdf/premio2015/premio-jornalista-economia-2015.pdf

Leia Mais...
 

 

Entidades gaúchas se mobilizam para indicação
ao “Prêmio Economista do Ano”

 

 

O Corecon/RS está recebendo as indicações para o “Prêmio Economista do Ano - 2015”. Os candidatos ao Prêmio são indicados por entidades públicas, privadas, universidades e entidades de categoria, como associações, sociedades e sindicatos, entre outras, sediados no Rio Grande do Sul. A Comissão Julgadora é independente e formada por nove economistas com atuação profissional no âmbito do Rio Grande do Sul, sendo três representantes do setor público, três do setor privado e três do setor acadêmico. 

Leia Mais...

 



James Kahn no PGDR da UFRGS, nesta quarta-feira

 

O Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS (PGDR/UFRGS) promove, nesta quarta-feira, dia 11, às 14 horas, a palestra  "The Battle to Save the Amazon: Is Brazil winning or losing?" com James R. Kahn, Phd. Professor of Economics and Director of Environmental Studies, Washington and Lee University (USA) e Collaborating Professor, Universidade Federal do Amazonas Research Associate, Instituto Piatam.

A palestra, que será proferida em Inglês (sem tradução), acontecerá na sala 41 da Faculdade de Ciências Econômicas/UFRGS, na Avenida João Pessoa, 52, em Porto Alegre.

 


 
Conselheiro do Corecon/RS fala na Fadergs
 
 

 
O conselheiro Marcos Silla Maisonnave participou, na última quarta-feira, dia 4, no Fadergs, do “Economistalk – Papo de Economista”, promovido pelo Curso de Ciências Econômicas, em parceria com o Corecon/RS. Maisonnave, que é Senior Partner da Trust & Co,  falou sobre Fusões e Aquisições  e Operações Estruturadas.
 

 
Interiorização em Passo Fundo

Corecon/RS, nesta sexta-feira, dia 13, em Passo Fundo
Em mais uma etapa da Interiorização do Corecon/RS, o presidente Fernando Ferrari Filho, estará, nesta sexta-feira, dia 13, em Passo Fundo. Acompanhado do coordenador do Curso de Ciências Econômicas da Universidade de Passo Fundo (UPF), professor Julcemar Bruno Zili, o presidente do Corecon/RS tem agendas marcadas para reuniões na Universidade, na Prefeitura Municipal e, mais tarde, com a imprensa da região. 

 



Semana Acadêmica da UFSM inicia nesta terça-feira
 
 
 
 
O Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promove, nos dias 10 a 12 de novembro próximo, a XIX Semana Acadêmica “Desafios para a Economia Brasileira”. O evento acontece no Auditório do CCSH, antiga Reitoria. Informações pelo fone 32209294 ou pelo email economia@ufsm.br
 
 
 

 


 

FBT oferece capacitação para profissionais registrados no Corecon/RS


O Corecon/RS firmou convênio com a Faculdade Brasileira de Tributação (FBT). O objetivo é oferecer capacitação para economistas registrados no Conselho em cursos de Graduação, Pós-graduação e Extensão, com descontos especiais. 

Os programas dos cursos da FBT, presenciais e EAD, abrangem conteúdo multidisciplinar, uma vez que o aluno tem a oportunidade de analisar o fenômeno da tributação sob as óticas financeira, contábil, econômica e jurídica.

Leia Mais...

 



Coluna Economia em Dia


Já se encontra disponível no site do Corecon/RS, a entrevista com o economista José Luis da Costa Oreiro (Coreco/RJ nº 23031), p
rofessor do Instituto de Economia UFRJ, Presidente da Associação Keynesiana Brasileira, intitulada "Recessão: até quanto e como sair dela?"

 




Pesquisa aponta distorções de informações e fragilidades da atuação do
Economista no mercado de trabalho
 

O conselheiro do Corecon/RS e professor da PUCRS, Alfredo Meneghetti Neto, apresenta, no artigo “Os registros e as previsões para 2024 dos economistas gaúchos”, um estudo sobre o perfil do Economista no Rio Grande do Sul, com base nos cadastros da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2013 e do Corecon/RS, apontando distorções normalmente utilizadas pelas empresas no momento das contratações, o que leva à fragilidade dos órgãos de fiscalização e regulamentação profissionais e, consequentemente, ao enfraquecimento de sua inserção no mercado de trabalho. Faz, ainda, previsões da pirâmide etária dos economistas para os próximos 10 anos, com base em algumas hipóteses que levanta ao longo do texto.

Clique aqui para ler a Pesquisa...

 


Revista Amanhã, divulga  “As 500 Maiores do Sul”

 A Revista AMANHÃ, em parceria com a PwC, divulgou na última quinta-feira, dia 15, em Curitiba, os resultados do ranking  “Grandes & Líderes – 500 Maiores do Sul”. A edição que celebra os 25 anos do projeto, revela as companhias que se destacaram no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Juntas, elas movimentaram, em 2014, a cifra de R$ 475,7 bilhões. O levantamento traz uma grande retrospectiva que aponta as empresas que saíram de cena e aquelas que assumiram o protagonismo no cenário empresarial da região ao longo dos últimos 25 anos. 

Leia Mais, no site da Amanhã



Prêmios Nobel de Economia


O Corecon/RS disponibilizou no Site a relação dos ganhadores dos Prêmios Nobel de Economia. Para acessar, clique
aqui

 


 

Atualização de cadastro junto ao Corecon/RS

Solicitamos que as Pessoas Físicas e Jurídicas que alterarem dados cadastrais, como endereço, e-mail, telefones, etc, informem o Corecon/RS, através do e-mail registro@coreconrs.org.br, para que possamos manter atualizado o nosso sistema, permitindo, assim, a troca de informações de forma mais eficiente.



 

Validade da Carteira de Identidade de Economista

Lembramos que a Carteira de Identidade Profissional de Economista, expedida pelos Corecons tem validade de cinco anos. O primeiro lote das novas Carteiras de Identidade foi gerado no primeiro semestre de 2010 e, portanto, possui validade até o primeiro semestre de 2015. Neste sentido, solicitamos a todos os economistas que verifiquem a validade de sua Carteira de Identidade Profissional, e, se for necessário, entre em contato com o Setor de Registro do Corecon/RS, para a solicitação da segunda via. Maiores informações pelo fone (51) 3254.2603 ou e-mail registro@coreconrs.org.br.



 

Acompanhe pelo Site...

Acompanhe pelo site do Corecon/RS as Atas de reuniões plenárias, assim como os relatórios de prestações de contas, propostas orçamentárias, programas de trabalho, licitações e contratos, relatório de gestão, entre outros.

Atas:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/atas-plenarias.html

Prestações de Contas:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/prestacao-de-contas.html 

Propostas Orçamentárias: 

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/orcamentos.html

Programa de Trabalho:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/programa-de-trabalho.html

Licitações e Contratos:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/licitacoes-e-contratos.html

Relatórios de Gestão:

http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/relatorio-de-gestao.html

 



Edital de Cursos de Economia

Encontra-se disponível no site do Corecon/RS o Edital de Cursos, que tem por objetivo divulgar e disciplinar a realização de Cursos de Aperfeiçoamento de Economia ao longo de 2015, na Sede da entidade. 

Íntegra do Edital



 

Aniversariantes de Novembro

http://www.coreconrs.org.br/images/aniversariantes/novembro.pdf


Economia em Dia 

Para ler a coluna no site do Corecon/RS, clique aqui

 

Jornal Contexto Econômico

Para ler o Jornal Contexto Econômico, clique aqui


Redes Sociais

Siga o Corecon/RS pelo Facebook e pelo Twitter, e fique sempre por dentro das últimas notícias!