“No desenvolvimento local, renda e produto não possuem relação direta”, diz economista

“Desenvolvimento municipal: possibilidade ou ficção?” foi o tema da edição de novembro do Economia em Pauta, que aconteceu, no dia 18 de novembro, na Sede do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), em Porto Alegre. Numa promoção do Corecon-RS, em parceria com o BRDE, a palestra foi proferida pelo economista Carlos Águedo Paiva, vice-coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Regional da Faccat.

Carlos Paiva iniciou sua apresentação falando sobre as motivações que geram as opções de investimentos, as demandas, diversificação, e até que ponto a própria gestão municipal consegue promover o desenvolvimento econômico de sua localidade. Citou autores, como John Keynes, Michal Kalecki e Jonathan Leontief e ressaltou os conceitos oferecidos por Celso Furtado e Douglass North para a melhor compreensão dos princípios de desenvolvimento local e regional. Com base nesses autores, explicou que o PIB municipal é irreal na medida em que o que é produzido no interior de um município não corresponde à realidade de sua renda local.

Leia no Site

Economistas gaúchos terão redução na Anuidade do Conselho

Boa notícia para os economistas gaúchos!

Após três anos de ajuste fiscal promovido pelo Corecon-RS, a Entidade conseguiu reduzir o valor da anuidade do Conselho e repassar as economias para os registrados.

Pague a anuidade Pessoa Física 2020, por R$ 499,50, até 31 de janeiro!

Para as pessoas jurídicas, a anuidade de 2020 será igual a de 2019.

Os carnês serão enviados em dezembro deste ano.

 

Justiça Federal equipara honorários periciais de economistas

O Conselho da Justiça Federal decide favoravelmente à isonomia dos honorários profissionais de economistas aos dos engenheiros e contadores que atuam em trabalhos técnicos de perícia nos processos que tramitam na Justiça Federal.

Leia no Site

 

Economistas elegem novo Terço dos Conselheiros do Corecon-RS

A Chapa 1, “Orgulho de ser Economista”, única inscrita nas eleições de 2019, do Corecon-RS, para renovação de um terço dos  Conselheiros Efetivos e Suplentes do Corecon-RS e de Delegado Eleitor Efetivo e Suplente junto ao Colégio Eleitoral do Cofecon, conquistou 333 votos de um total de 366 votos válidos. Foram contabilizados ainda 33 votos em branco e 30 votos nulos. Assumirão, em janeiro próximo, para um mandato de três anos (2020/22), os economistas Bruno Breyer Caldas, Janile Soares e João Carlos Medeiros Madail, como Conselheiros Titulares, e Giovana Menegotto, Leandro André Hoerlle e Mário Jaime Gomes de Lima, como Conselheiros Suplentes. Também assumem os economistas Clovis Benoni Meurer, como Delegado Federal Titular, e Rogério Vianna Tolfo, Delegado Federal Suplente. 

Leia no Site

 

Inscrições para prêmio "Reportagem de Economia" encerram dia 22

O Corecon-RS prorrogou, até o dia 22 de novembro próximo, as inscrições para o “Prêmio Corecon-RS de Reportagem de Economia 2019”. O “Prêmio Corecon-RS de Reportagem de Economia 2019” tem como objetivo valorizar trabalhos jornalísticos produzidos sobre a economia gaúcha, por profissionais em atividade no Estado, nas áreas da mídia imprensa (reportagem de revistas e jornais on line), radiojornalismo (reportagem de rádio) e mídia digital (reportagem em mídia digital).

Leia no Site

 

Economia gaúcha: leve desaceleração, mas acima da média nacional

A conselheira do Corecon-RS e Chefe de Divisão do Departamento de Economia e Estatística (DEE), economista Vanessa Neumann Sulzbach, foi a palestrante do Café da manhã, promovido pelo Centro de Integração Empresa Escola do RS (CIEE-RS), ocorrido no dia 31 de outubro último, no Centro de Eventos CIEE-RS, em Porto Alegre. 

Leia no Site

 

Seja você mesmo fiscal de sua profissão. Por um mercado de trabalho cada vez mais forte.

Denuncie! 

Entre em contato através do email fiscal@coreconrs.org.br ou ligue (51) 3254.2600 

(Sigilo absoluto!)

Economia em Dia

Muito a ser feito para melhorar a economia com justiça social

Lauro Chagas Neto

Economista, professor da Universidade Estadual
do Ceará (UECE), Conselheiro do Cofecon
Corecon-CE 

Leia a entrevista

 

Cenários para 2020 é tema de Painel na UCS

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) promove, nesta terça-feira, dia 19, o Painel “Perspectivas Econômicas para o Brasil 2020”. O evento acontecerá às 19h40min, no Bloco M, Teatro do Campus Sede da Universidade, em Caxias do Sul. Participarão a Economista-Chefe da Fecomércio, Patrícia Palermo, que falará sobre “Reforma Tributária”, o Economista da Fiergs, Giovani Baggio, que abordará “Perspectivas para a indústria e setor externo”, o Economista-Chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, que enfocará as “Perspectivas para o Agronegócio”, e o Economista-Chefe da CDL Porto Alegre, Oscar Frank Júnior, que falará sobre “Perspectivas para o comércio e serviços”.

Leia no Site

 

Vaga para Economista Analista Financeiro

A Marphom Comunicação e Marketing está contratando profissional Economista para vaga de analista financeiro. Algumas exigências são possuir experiência na função, conhecimento dos impostos e regimes tributários e demais rotinas administrativas financeiras, pacote Office, internet, Excel intermediário. Ter trabalhado na área de comunicação e marketing será um diferencial.

Leia no Site

 

Jorge Tonetto é eleito presidente do Conselho de Administração do Banrisul

O ex-conselheiro do Corecon-RS, economista Jorge Luís Tonetto, foi eleito presidente do Conselho de Administração do Banrisul. Atual Secretário de Estado da Fazenda Adjunto, foi indicado pelo governo do Estado.

Leia no Site

 

UCS promove mais uma edição do Ciclo de Debates

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) promove, no dia 12 de novembro, às 18 horas, no Bloco J, Sala Sescon, da Universidade, mais uma edição do ciclo de debates “A grandeza da carreira e a formação profissional”, a ser ministrada pelo economista Gabriel Vital.

Leia no Site

 

Atualização de cadastro

Solicitamos que as Pessoas Físicas e Jurídicas que alterarem dados cadastrais, como endereço, e-mail. telefones, etc, informem o Corecon-RS, pelo e-mail registro@coreconrs.org.br, para que possamos manter atualizado o nosso sistema, permitindo, assim, a troca de informações de forma mais eficiente.

Boletim 47 de 2019 |  19/11/2019 | CORECON-RS    |   Acesse os boletins anteriores - clique aqui