Corecon divulga melhores Monografias, Artigo Técnico
e Dissertações de Mestrado

O Corecon-RS divulgou os vencedores do “Prêmio Corecon-RS 2018”, nas modalidades Monografias ou Trabalhos de Conclusão de Curso, Artigos Técnicos ou Científicos e Dissertações de Mestrado. A iniciativa tem como objetivo premiar, anualmente, trabalhos de profissionais que atuam na área da economia, de recém mestres dos cursos de Pós-Graduação em Economia e dos recém formados nos cursos de Graduação em Ciências Econômicas, de instituições de Ensino Superior no Rio Grande do Sul.

Leia no Site

 

Gustavo de Moraes é o Economista do Ano 2018

O economista Gustavo Inácio de Moraes foi escolhido, no dia 26 de novembro último, o Economista do Ano 2018. Os candidatos ao “Prêmio Economista do Ano” são indicados por entidades públicas, privadas, universidades e entidades de categoria, como associações e sociedades, entre outras, sediadas no Rio Grande do Sul. A Comissão Julgadora é independente e formada por nove economistas com atuação profissional no âmbito do Rio Grande do Sul, sendo três representantes do setor público, três do setor privado e três do setor acadêmico. 

Leia no Site

 

Cezar Busatto é o "Economista Destaque Especial do Ano"
(in memoriam)

Corecon-RS outorga o título de “Economista Destaque Especial do Ano de 2018”, in memoriam, ao ex-secretário da Fazenda do RS, Cezar Augusto Busatto, falecido em agosto deste ano.

 

 

Corecon-RS divulga melhores reportagens de Economia do Ano

O Corecon-RS divulgou, ainda, os vencedores do “Prêmio de Reportagem de Economia 2018”. Na categoria Mídia Impressa, o 1º Lugar ficou para a matéria “Corrida pelo dinheiro virtual”, de autoria do jornalista Fernando Soares, do Jornal Pioneiro; o 2º Lugar para “Colheita Farta”, produzida pelos jornalistas Marcos Graciani, Karine Menoncin e Ítalo Bertão Filho, da Revista Amanhã; e o 3º Lugar para a matéria “Tensão no Bloco”, de autoria do jornalista Danton Junior, do Correio do Povo. Na categoria Radiojornalismo, a melhor matéria foi “Cooperativismo: crescimento mesmo diante da crise”, de autoria dos jornalistas Eduardo Matos e Felipe Daroit, da Rádio Gaúcha. Na categoria Mídia Digital/OnLine, foi escolhida a matéria “Novos tempos do leite”, produzida pelos jornalistas Danton Junior e Cíntia Marchi, do Correio do Povo.

Leia no Site

 

Leandro Mittmann é o "Jornalista de Economia do Ano"

O jornalista Leandro Mariani Mittmann, editor da Revista Granja, foi escolhido o “Jornalista de Economia do Ano”, edição 2018. A distinção é concedida pelo Conselho Regional de Economia do RS (Corecon-RS), com o apoio da Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do RS (Sindjors), com o objetivo de homenagear um jornalista, devidamente registrado no Sindjors, que se destacou na sua área de atuação durante o ano. A escolha é feita por membros da ARI, do Sindjors, do Corecon-RS e de faculdades gaúchas que oferecem o curso de Comunicação Social/jornalismo no Rio Grande do Sul.

Leia no Site

 

 

 

"Economistas gaúchos são eleitos conselheiros federais


Os economistas gaúchos Clovis Meurer e Henri Bejzman foram eleitos, durante a Assembleia de Delegados-Eleitores dos Conselhos Regionais de Economia do país, ocorrida na última sexta-feira, dia 30, em Brasília, conselheiros do Conselho Federal de Economia (Cofecon). Ex-presidente do Corecon-RS, Meurer foi o candidato mais votado para conselheiro efetivo. Ex-conselheiro do Corecon-RS e atual conselheiro do Cofecon, Bejzman integrará a suplência da autarquia federal no novo mandato. 

Leia no Site 


"O consumidor brasileiro vem desenvolvendo, a cada dia, uma relação mais forte com o mercado de seguros", afirma Vladimir Alves

O economista e especialista na área de seguros, Vladimir da Costa Alves, foi o palestrante do Economia em Pauta, realizado no dia 22, no Auditório da Faculdade de Desenvolvimento do RS (Fadergs), em Porto Alegre. Numa promoção do Corecon-RS, com o apoio do Curso de Ciências Econômicas da Faculdade de Desenvolvimento do RS (Fadergs), o economista falou sobre “O setor de seguros no Brasil: uma análise conjuntural”.

Leia no Site

 

Chapa 1, "Renovação e Afirmação", vence eleições do Corecon-RS

A Chapa 1, “Renovação e Afirmação”, venceu as eleições para renovação de um terço do Conselheiros Efetivos e Suplentes do Corecon-RS e de Delegado Eleitor Efetivo e Suplente junto ao Colégio Eleitoral do Cofecon.

Assumirão, em janeiro próximo, para um mandato de três anos (2019/21), os economistas Antonio Carlos Brites Jaques, Filipe Grisa e Vanessa Neumann Sulzbach, como Conselheiros Titulares, e Bernardo Baggio, José Junior de Oliveira e Pedro Lutz Ramos, como Conselheiros Suplentes. Também assumirão os economistas Rogério Vianna Tolfo, como Delegado Eleitor Efetivo, e Antônio Newton Correa da Luz, como Delegado Eleitor Suplente.

Leia no Site

 

 

Coluna Economia em Dia

A racionalidade do mercado ilegal

Marcelo Portugal

Economista, professor de Graduação e Pós-Graduação em Economia e em Administração UFRGS, Pesquisador CNPq

 

 

Escolas municipais poderão ter palestras sobre princípios básicos de economia

 

Alunos das escolas de ensino fundamental pertencentes à rede pública municipal de Porto Alegre poderão receber palestras e orientações sobre princípios básicos de economia a partir de 2019. A iniciativa foi acertada durante reunião, no dia 30 de novembro último, entre o presidente do Corecon-RS, economista Rogério Tolfo, o então secretário em exercício do Desenvolvimento Econômico do município, economista Leandro de Lemos, e o secretário municipal da Educação, professor Adriano Naves de Brito. O encontro aconteceu na sede da SMED e prevê o início das atividades, que atingirão cerca de 62 escolas, em seu turno inverso, para o mês de maio de 2019.

Leia no Site

 

Equilíbrio e Corecon-RS encerram I Maratona de Economia da UFRGS

O Corecon-RS e a Empresa Júnior Equilíbrio, da UFRGS, realizaram, nos dias 19 e 20 de novembro último a I Jornada de Economia da Universidade. O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS e reuniu economistas, oriundos do setor público e do setor privado, para apresentaram a estudantes de economia, administração, entre outros cursos, temas de conjuntura, além de depoimentos sobre o mercado de trabalho e a caminhada profissional.

Leia no Site

 

Economistas poderão ter acesso a Plano de Saúde Senge Unimed

 

O Sindicato dos Economistas do RS (Sindecon-RS) e o Sindicato dos Engenheiros no Estado do RS (Senge-RS) assinaram convênio possibilitando aos economistas acesso, através do Sócio-Conveniado, aos serviços do Plano de Saúde Unimed, Plano Odontológico e ao Senge Previdência, plano previdência complementar administrado pela Fundação CEEE.

Maiores informações podem ser obtidas pelo fone (51) 32301600 ou no site

 


Atualização de cadastro

 

Solicitamos que as Pessoas Físicas e Jurídicas que alterarem dados cadastrais, como endereço, e-mail. telefones, etc, informem o Corecon-RS, através do e-mail registro@coreconrs.org.br, para que possamos manter atualizado o nosso sistema, permitindo, assim, a troca de informações de forma mais eficiente.

Boletim 49 / 2018 | 04/12/2018 | CORECON-RS | Acesse os boletins anteriores - clique aqui