programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Corecon-RS esclarece dúvidas sobre finanças pessoais

Semana Nacional de Educação Financeira

Ao longo desta semana, os economistas Aristóteles Galvão e Janile Soares, editora do blog A Economista de Batom, estarão, na Sede do Corecon-RS, recebendo pessoas interessadas em esclarecimentos sobre dificuldades no enfrentamento diário de sua rotina financeira. Os atendimentos acontecerão nesta quarta e quinta-feira, das 14 horas às 17 horas, e sexta-feira, das 9h30min às 11h30min (Rua Siqueira Campos, 1184 - Conj. 601 - Centro - Porto Alegre) e deverão ser previamente agendados pelo telefone (51)32542600 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A programação faz parte da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef), comemorada em todo o país, de 20 a 26 de maio de 2019. A iniciativa, do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), tem como objetivo promover a educação financeira e previdenciária à população e contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.

A Semana Enef é uma política pública lançada em 2010, por meio do Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. A primeira edição ocorreu em 2014, quando foram realizados mais de 170 eventos, presenciais ou online, em 21 cidades de 17 estados brasileiros e Distrito Federal. Em diversas cidades do Rio Grande do Sul também estarão sendo realizados eventos sobre o assunto. No ano passado, foram realizadas quase sete mil ações de educação financeira, em todo o país, através de 280 instituições, alcançando mais de quatro milhões de pessoas.

O conselheiro do Corecon-RS, economista Aristóteles Galvão explica que a educação financeira tem como objetivo conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolva uma relação cada vez mais equilibrada com o dinheiro, de forma a subsidiar suas tomadas de decisões sobre finanças e consumo.

Para maiores informações sobre a 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, acesse http://www.semanaenef.gov.br/


Corecon-RS conquistou, no ano passado, mais uma edição do Selo Enef


O Corecon-RS recebeu do Conselho Nacional de Educação Financeira (Conef), entidade vinculada ao Ministério da Educação (ME), no ano de 2018, a liberação para o uso oficial do 2° Selo Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef). O Selo Enef é um reconhecimento às iniciativas realizadas pela Entidade gaúcha na área de educação financeira. Nesse mesmo ano, a Associação dos Economistas da Região da Serra (Ecoserra) também foi contemplada com esta edição do prêmio Enef, pelo projeto “Uma ação hoje para um benefício futuro”, que inclui, entre outras ações, palestras voltadas a estudantes, pais e professores de escolas municipais da região serrana.

O Corecon-RS já havia recebido esse mérito do Conef em 2015. Na época, foi a primeira entidade nacional representativa dos economistas a ser premiada, em função do projeto “Concurso de Redação em Educação Financeira nas Escolas”, promovido pela Entidade junto às escolas públicas e particulares de ensino médio e fundamental do RS.