programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Economistas gaúchos entre os vencedores do Prêmio Brasil de Economia

 


Os economistas gaúchos Tomás Amaral Torezani e Kalinca Léia Becker estão entre os premiados do XXV Prêmio Brasil de Economia (PBE). Tomás conquistou o primeiro lugar na categoria Tese de Doutorado, com o trabalho “Evolução da produtividade brasileira: mudança estrutural e dinâmica tecnológica em uma abordagem multissetorial”, e Kalinca recebeu o prêmio de Menção Honrosa (terceiro lugar), na Categoria Artigo Técnico ou Científico, com o trabalho “Deficiência, emprego e salário no mercado de trabalho brasileiro”. 

O trabalho de Tomás Torezani foi defendido em dezembro do ano passado na Universidade Federal do RS (Ufrgs) e teve a orientação dos professores André Moreira Cunha e Henrique Morrone. Kalinca Becker já havia conquistado o segundo lugar na Categoria Artigo Técnico ou Científico da edição do ano passado do PBE, com o trabalho “Análise do efeito dos gastos públicos na área social sobre o consumo de drogas dos alunos nas escolas das capitais brasileiras”.

Tomás Amaral Torezani é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestre em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá (PCE/UEM) e Doutor pela Ufrgs. Atualmente é Pesquisador do Departamento de Economia e Estatística (DEE-RS), antiga Fundação de Economia e Estatística (FEE), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). Desenvolve pesquisas nas áreas de crescimento e desenvolvimento econômico, com ênfase em Mudança Estrutural, Economia da Indústria e Tecnologia, Comércio Internacional, Economia Regional e Economia Institucional.

Kalinca Becker é graduada em Ciêcias Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria. É professora Adjunta no Departamento de Economia e Relações Internacionais, professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas e colaboradora no Programa de Pós Graduação em Economia e Desenvolvimento na UFSM. É Doutora e Mestre em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/USP). 

Os nomes dos vencedores do XXV PBE foram divulgados pelo Cofecon e a premiação ocorreu na cerimônia de abertura do XXIII Congresso Brasileiro de Economia (CBE), no dia 16 de outubro último, em Florianópolis.


Confira os vencedores XXV Prêmio Brasil de Economia