programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Economistas e jornalistas gaúchos recebem homenagem do Corecon-RS

 

O Conselho Regional de Economia do RS (Corecon-RS) promoveu, na noite de terça-feira, dia 17, solenidade de outorga de distinções aos vencedores do “Prêmio Corecon-RS 2019”, nas modalidades Monografias ou Trabalhos de Conclusão de Curso, Artigos Técnicos ou Científicos e Dissertações de Mestrado. Na oportunidade, também foram entregues as distinções “Economista do Ano” Alexandre Englert Barbosa, “Economista Destaque 2019” a Guilherme Socias Villela e “Jornalista de Economia do Ano” a Giane Guerra. Também foram premiados os jornalistas autores das melhores reportagens de Economia de mídia impressa (jornal/revista) e de mídia digital/online no Rio Grande do Sul.

tolfo

O presidente Rogério Tolfo abriu oficialmente a solenidade, dando boas vindas aos presentes. Disse que foi um ano de sucesso, de realizações e de entrega, que resultou numa série de eventos e de parcerias que ajudaram a consolidar a caminhada no fortalecimento da profissão. Lembrou viagens pelo interior do Estado, “sempre com a preocupação de levar até seus estudantes oportunidades de discussões sobre temas de relevância da conjuntura econômica, mercado de trabalho, visando à qualificação cada vez maior dos cursos e o fortalecimento da formação acadêmica”. Destacou o sucesso de parcerias com CIEE-RS, Junta Comercial do RS, BRDE, Tesouro do Estado, com os cursos de Ciências Econômicas, em especial da Unisinos, que sediou com sucesso o Encontro de Economia Gaúcha. Citou, ainda, parcerias com a PUCRS, UCS, Unijuí, Unipampa, Unisc e outras, “que nos proporcionaram a oportunidade de aproximação cada vez maior com os estudantes e futuros profissionais da Economia”. Citou o nome de Aristóteles Galvão, para agradecer o empenho de todos os conselheiros, ex-conselheiros e ex-gestores do Conselho. “Todas essas ações e conquistas foram resultados de ideias, discussões e debates, que se materializaram a partir da aprovação em reuniões plenárias do Corecon-RS”, lembrou. “Foram e são frutos da dedicação e empenho dos nossos conselheiros e parceiros desta nossa incansável caminhada” e lembrou a redução do valor da anuidade, com o repasse das economias para os economistas gaúchos. “Caso único entre todos os conselhos de Economia do País, alcançada pela execução séria e determinada de um ajuste fiscal nas contas da Entidade, realizada ao longo dos últimos três anos”.

  

 Prêmio Corecon-RS 2019

Monografias ou Trabalhos de Conclusão de Curso

3º Lugar

monografiasTerc

Título: “Coordenação Entre Autoridades Fiscal e Monetária”
Autor: Guilherme Daros
Orientador: Leonardo Xavier da Silva
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

2º Lugar

Título: “O Potencial Econômico do Enoturismo no Município de Pinheiro Preto/SC”
Autora: Bianca Batista Serafim
Orientadora: Jacqueline Maria Corá
Universidade de Caxias do Sul - UCS

1º Lugar

monografia1

Título: “Os efeitos do Comércio Intraindústria sobre a Complexidade Econômica: Uma Abordagem a Partir do Padrão Tecnológico”
Autor: Nadine Führ Steffen
Orientador: Marcos Tadeu Caputi Lélis
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

 

Artigos Técnicos ou Científicos

Menção Honrosa

artigosMeno

Titulo: “O bullying afeta o desempenho escolar dos alunos brasileiros? Uma análise por meio do PISA 2015”
Autora: Júlia Sbroglio Rizzoto
Co-autor: Marco Túlio Aniceto França

 Vencedores

artigos1

Titulo: “Restrições Fiscais e Infraestrutura: Uma Análise para os Estados Brasileiros”
Autor: Rodrigo Nobre Fernandez

artigos2

Título: “Crescimento Econômico e Mudanças Estrutural no Brasil: Um conto de Ganhos e Perdas”
Autor: Tomás Amaral Torezani

 

Dissertações de Mestrado

Menção Honrosa

dissertaesMeno

Titulo: “Aspirações Educacionais e Profissionais: um Estudo Sobre a Adaptação de Preferências”
Autor: Paulo Ricardo Ricco Uranga
Orientadora: Izete Pengo Bagolin
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

3º Lugar

dissertaes3

Título: “Estimativas para a Taxa Natural de Juros no Brasil após a Adoção do Regime de Metas de Inflação”
Autor: João Ricardo Rodrigues Moreira
Orientador: Marcelo Savino Portugal
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

2º Lugar

dissertaes2

Título: “A dinâmica das Fusões e Aquisições no Mercado Brasileiro de Planos de Saúde”
Autor: Gregory Moyses Volpato
Orientadora: Luciana de Andrade Costa
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos


1º Lugar

dissertaes1
Título: “Disciplina Partidária: Mensuração, Teoria e Análise de Seus Determinantes”
Autora: Iuna Lamb Scheffler
Orientador: Marcelo de Carvalho Griebeler
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

 

PRÊMIO REPORTAGEM DE ECONOMIA 2019

Mídia Digital (OnLine)

midia1

“Hora de você investir na bolsa? Um milhão de brasileiros estão lá”
Jornalista Karine Menoncin
(Portal Amanhã)

 

Mídia Impressa (Jornal/Revista)

Menção Honrosa

jornalMeno

“Um Horizonte em Expansão”
Karine Menoncin, Marcos Graciani, Ítalo Bertão Filho
(Revista Amanhã)

3º Lugar

jornal3

“Pão nosso de cada dia”
Juliana Bevilaqua
(Jornal Pioneiro)

2º Lugar

jornal2

Série “Os 90 anos da crise de 1929”
Marcelo Beledeli
(Jornal do Comércio)

1º Lugar

jornal1

"Informalidade no mercado de trabalho”
Leonardo Vieceli
(Jornal Zero Hora)

Jornalista de Economia do Ano 2018
Giane Guerra

O Prêmio “Jornalista de Economia do Ano” é concedido pelo Corecon-RS, com o objetivo de homenagear um jornalista, que se destacou na sua áre de atuação durante o ano. A escolha é feita por uma Comissão Julgadora, escolhida pelo Corecon, e por indicações de faculdades gaúchas que oferecem o Curso de Comunicação Social/Jornalismo.

jornalistaAno

Giane Heidrich Guerra é formada em Jornalismo e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), onde também cursou parte da graduação em Economia. Fez MBA em Finanças e Mercado de Capitais pela Fundação Instituto de Administração (FIA), em 2012, e pós-MBA em Advanced Topics in Business Strategy da University of La Verne, da Califórnia (EUA), em 2014. Fez, ainda, diversos cursos livres, como o Writing Business News, na Reuters Foundation, em Londres, e Jornalismo Multimídia, na RBS. Tem no currículo diversos prêmios na área econômica, além de coberturas nacionais e internacionais. Entrou no Grupo RBS em 2001, como estagiária. Atualmente, é colunista multimídia de Economia da Rádio Gaúcha, GaúchaZH, Zero Hora, RBS TV e rádio 102.3.

gianediscurso

Giane agradeceu o Conselho pela indicação de seu nome e disse estar muito feliz e orgulhosa em falar sobre Economia, especialmente naquele ambiente, que reúne tantas fontes de que se utiliza rotineiramente para a elaboração de seu trabalho. Citou nominalmente diversos economistas presentes e disse que, "segundo números recentes levantados por sua empresa, a sua Coluna de Economia em Zero Hora tem sido a mais lida pelos últimos seis meses consecutivos, o que me deixa muito feliz". E só consigo fazer isso porque tenho o apoio de vocês!", afirmou.   

  

Prêmio Destaque em Economia do Ano
Guilherme Socias Villela

 

economistaDestaque

O economista Guilherme Socias Villela foi duas vezes prefeito municipal de Porto Alegre, de 1975 a 1983. Grande incentivador das áreas verdes na cidade, em suas gestões foram inaugurados o Parque Marinha do Brasil e o Parque Maurício Sirotski Sobrinho e criados o Brique da Redenção, o Parque Vinte de Maio e o Parque Mascarenhas de Moraes, e outras 35 novas praças, além de ampliações no Parque Moinhos de Vento e do Parque Farroupilha. Criou a primeira Secretaria Municipal do Meio Ambiente, pioneira no Brasil e foi o autor da Lei do Impacto Ambiental. Foi economista do BRDE, professor da UFRGS, assessor do Ministério das Relações Exteriores, assessor do Ministério do Planejamento e coordenador técnico do IPEA. Foi Secretário de Estado de Coordenação e Planejamento, Secretário de Estado Extraordinário do Governo, e diretor-presidente da CEEE. Foi deputado estadual, secretário de Estado dos Transportes e presidente da Agergs e superintendente regional da Conab.

VillelaDiscurso

Em seu discurso, o economista agradeceu ao Corecon pela escolha de seu nome a Economista Destaque do Ano.  Lembrou sua trajetória profissional e, logo no início de sua caminhada, o aperfeiçoamento de conhecimentos e experiências obtidos através de estudos num kibutz de Israel. Disse que, convidado diversas vezes para candidatar-se novamente a cargo público, mas sempre repete, com humor, que já venceu o prazo de validade. "Desisti da política, mas não da Economia", afirmou, lembrando que está desenvolvendo investigações sobre as consequências do trabalho logarítimo de inteligência artificial no volume do emprego do Brasil e do mundo.

  

Prêmio Economista do Ano
Alexandre Englert Barbosa

economistadoAno

O Prêmio é um reconhecimento a economistas que atuam nos mais diferentes campos da profissão, engajados em atividades dos setores privado ou público, academia ou profissionais autônomos, no Rio Grande do Sul, e que tenham se destacado por sua contribuição no fortalecimento do desenvolvimento econômico regional ou nacional, através de análises críticas e inovadoras sobre assuntos relevantes e de interesse público.

Economista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Economia na área de Economia Internacional e Doutor em Economia Aplicada também pela UFRGS. Agrega experiências de consultor econômico em entidades empresariais gaúchas, como a Federação das Associações Comerciais e de Serviços do RS (Federasul) e a Federação das Indústrias do Estado do RS (Fiergs) e de professor convidado do MBA em Finanças da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Responsável pela área econômica do Sicredi, premiada por suas projeções econômicas no ranking da Agência Estado, figurando entre os 10 melhores do País em diversas oportunidades, frequentemente também coloca o Sicredi entre as instituições com melhores projeções nos rankings do Banco Central do Brasil, do Ministério da Fazenda e da Bloomberg. Atualmente, exerce o cargo de Tesoureiro Executivo do Banco Cooperativo Sicredi.

barbosaDiscurso

Agradeceu a escolha de seu nome para Economista do Ano e lembrou que já foi conselheiro suplente do Corecon-RS. Disse que esta é a hora em que a gente pensa em agradecer e lembrou o pai, já falecido, e as dificuldades que sua mãe teve para proporcionr uma educação de qualidade aos filhos. Citou nomes que considera de fundamental importância para a sua trajetória profissional e teceu rápidos comentários sobre a conjuntura econômica atual no País. Disse que se encontra cautelosamente otimista com a situação da economia. "Cautelosamente por causa da política e otimista, por causa da economia", ressaltou. Lembrou que terminamos o ano de 2019 melhor do que o começamos, com inflação controlada, juros historicmente baixos, construção civil melhorando, "todos indicativos de melhora para o próximo ano, embora ainda exista muita demanda reprimida, desemrprego elevado, 13 milhões de desempregados, além de um PIB gigantesco deixado para trás".  

Estiveram presentes à solenidade de entrega das premiações os conselheiros Antônioo Carlos Brites Jaques, Aristóteles Galvão, Bernardo Baggio, Felipe Garcia Ribeiro, Filipe Grisa, Guilherme Stein, João Carlos Madail, José Júnior de Oliveira, Lucas Annone Schifino, Vanessa Neumann Sulzbach, Victor de Fraga Sant'Anna, os conselheiros federais Clovis Meurer e Henri Bejzmann, o ex-presidente Lauro Renck, o ex-vice-presidente Everton Lopes, os ex-conselheiros Leandro Hoerlle e Vladimir da Costa Alves. Também estiveram presentes a coordenadora da Comissão de Educação Financeira do Corecon-RS, economista Janile Soares, e o coordenador substituto da Primeira Câmara do Tribunal Administrativo de Recursos Tributários da Prefeitura de Porto Alegre (TART), Amaliel Valdovino Borges. Também prestigiaram o evento os economistas do Ano de edições anteriores, Antonio da Luz, Gustavo Inácio de Moraes e Patrícia Palermo, e os jornalistas de Economia do Ano, Eugênio Esber e Marta Sfredo.

 

conselheiros1

 

Após a solenidade, foi servido um coquetel aos presentes.


Para ver mais fotos da Premiação, clique aqui

Para acessar a transmissão em vídeo do Evento, clique aqui