programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

LIVE: “Economia da Saúde: lições europeias", com os economistas Pedro Pita Barros, Giácomo Balbinotto, Gisele Braun, Márcia Godoy e Ricardo Letízia

live0306 550Os economistas PEDRO PITA BARROS (Universidade Nova de Lisboa), GIÁCOMO BALBINOTTO NETO (UFRGS), GISELE TEIXEIRA BRAUN (BID), MÁRCIA REGINA GODOY (FURG) e RICARDO LETÍZIA GARCIA (UERGS) participam de LIVE, nesta quarta-feira, dia 3 de junho, às 19 horas. Abordarão o tema “Economia da Saúde: lições europeias", dentro do projeto “Força-tarefa: economistas falam à sociedade gaúcha”, promovido pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-RS).


Facebok/coreconrs/

Curriculuns

Pedro Pita Barros
Possui Doutorado em Economia. Professor Catedrático na Universidade Nova de Lisboa, é membro do Expert Panel on Effective Ways of Investing in Health (European Commission), do EC Mission Board for Cancer, do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (Portugal), do Conselho Nacional de Saúde (Portugal), da Direcção do IPP – Instituto de Políticas Públicas Thomas Jefferson – Correia da Serra. É editor do International Journal of Health Economics and Management. Colabora, como editor associado, com as revistas científicas Health Policy, Health Care Management Science, e Portuguese Economic. Recebeu as distinções "Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique" (Portugal), "Medalha de Serviços Distintos", grau “ouro" - Ministério da Saúde (Portugal). Publica regularmente artigos científicos em revistas de Economia, e Economia da Saúde em particular. Os atuais interesses de investigação centram-se em Economia da Saúde, Regulação Económica e Política de Concorrência.

Giácomo Balbinotto Neto
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Economia pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador do IATS/UFRGS. Professor de Economia da Saúde do PPGE/UFRGS e Pesquisador do Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde da UFRGS (IATS/UFRGS). Orientador de Doutorado e mestrado. Suas linhas de pesquisa são Economia da Saúde, Avaliação de Tecnologia em Saúde, Economia dos transplantes e Farmacoeconomia.

Gisele Teixeira Braun
Possui graduação em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado e doutorado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa. Desenvolveu pesquisa de pós-doutoramento na University of Guildford, Reino Unido, entre julho de 2014 e julho de 2015 e na Universidade Federal de Pelotas entre agosto e dezembro de 2015. Atuou como pesquisadora em economia da saúde no período entre 2008 e 2011 e como consultor técnico para as Nações Unidas em 2013. Trabalhou como economista no Conselho das Finanças Públicas de Portugal. Exerce a função de economista no Banco Interamericano de Desenvolvimento, no departamento de países da América Central, Panamá, República Dominicana e Haiti desde 2019. Tem experiência em economia aplicada, atuando principalmente em temas relacionados à economia da saúde, ao financiamento da saúde e à avaliação de políticas públicas em saúde e desenvolvimento económico.

Márcia Regina Godoy
É Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fez estágio doutoral na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, e pós-doutorado em Economia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Foi professora visitante doo PPGE da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Colaborou na elaboração de três diretrizes metodológicas de avaliação econômica utilizadas pelo Ministério da Saúde do Brasil. Consultora na área de farmacoeconomia para empresas da Brasil, Europa e Estados Unidos. Seus principais interesses de pesquisa são: economia da saúde, avaliação econômica de tecnologias de saúde, farmacoeconomia, regulação econômica, finanças pessoais e corporativas, e economia do crime.

Ricardo Letízia Garcia
Graduação, Mestrado e Doutorado em Economia pela Universidade Federal do RS (UFRGS) e Pós Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Foi professor concursado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Leciona, pesquisa e ministra cursos e palestras na área de Economia da Saúde, Economia da Corrupção e Finanças Públicas. Tem experiência profissional lecionando, pesquisando e ministrando cursos na área de Economia da Corrupção, Economia do Setor Público e Finanças Públicas do RS, Economia da Saúde, Farmacoeconomia e Avaliação de Tecnologias em Saúde.