programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Corecon-RS abre Semana do Economista com Coordenadores dos Cursos de Economia

O Corecon-RS deu início, na noite da última segunda-feira, dia, 10, às comemorações da Semana do Economista com a live “Formação e qualificação do Economista nos tempos atuais”, em que, mediada pelo presidente do Conselho, economista José Junior de Oliveira, reuniu os coordenadores dos Cursos de Ciências Econômicas de diversas instituições de ensino do RS. Participaram os professores Anderson Antonio Denardin, da UFSM/Santa Maria, André da Silva Redivo, da Unipampa, Cláudia Catherine Rodrigues, da Fadergs, Cleide Fátima Moretto, da UPF, Jacqueline Maria Corá, da UCS, Kellen Fraga da Silva, da PUCRS, Marcelo Oliveira, da UFPel, Maurício Andrade Weiss, da UFRGS,  Sílvio Cezar Arend, da Unisc, e Stephan Sawitski, da Fahor, 

Ao longo de mais de duas horas e com grande participação de público, especialmente de estudantes, os coordenadores apresentaram um relato de como vinham se desenvolvendo os trabalhos acadêmicos nesse momento de pandemia e as expectativas para o pós-pandemia, especialmente no que diz respeito ao mercado de trabalho para o Economista. As aulas on line, critérios de avaliação, assim como a grade curricular desenvolvida pelos Cursos também foram debatidas no encontro.

O evento obteve uma excelente avaliação por parte dos dirigentes do Corecon e, também, dos coordenadores de Cursos, que viram como excelente oportunidade de avaliação, discussão e oportunidade de enriquecimento do debate da situação dos Cursos de Economia do RS e da qualificação dos estudantes e do próprio economista.

Para a Semana do Economista, ainda estão previstas as seguintes lives:

Terça-Feira, dia 11, às 19 horas - "O Economista na Sociedade”, os economistas CLOVIS BENONI MEURER (CRP Participações, ex-presidente do Corecon-RS, especialista em Private Equity e Venture Capital), BERNARDO FONSECA NUNES (Atua na área de Dados em larga escala/Holanda), GISELE TEIXEIRA BRAUN (Economista do BID/ Guatemala), GIOVANA MENEGOTTO (Fecomércio-RS) e GUSTAVO DA CUNHA RAUPP (Perito nas áreas Trabalhista e Cível, professor Universitário de Finanças, Custos de RH, Mercado Financeiro e do Pós-Graduação em Perícia Trabalhista).

Quarta-feira, dia 12, às 19 horas - "Por que estudar Economia?”, com o conselheiro do Corecon-RS, economista Filipe Grisa, e estudantes dos Cursos de Ciências Econômicas do RS

Quinta-feira, dia 13, às 15 horas - "O Economista no Brasil”, com os economistas MARISA GOLIN DA CUNHA (Economista, Advogda, Coach e Consultora de Gestão e Implantação de Controladoria Jurídica), CLEYDNER MARQUES DE MAGALHÃES MAURÍCIO (Economista, vice-coordenador do Curso de Economia da Universidade Federal de Alagoas, Economista da Prefeitura de Maceió), EDILSON AGUAIS (Economista, Advogado, professor  PUC-GO, consultor em Investimentos e Finanças, projetista e Perito Judicial) e PAULO BRASIL CORRÊA DE MELLO (Economista, Contabilista, Advogado, professor de MBA e pós-graduação, consultor do Site Contas Abertas).

Sexta-feira, dia 14, às 17 horas - " E Agora! Como Eu Toco o Meu Negócio?”, com o economista ROGÉRIO TOLFO (Consultor Empresarial e ex-presidente do Corecon-RS) e o advogado MAURÊNIO STORTTI (CEO do Grupo M. Stortti no Brasil e da M. Stortti Europe, em Portugal.

O Corecon-RS vem promovendo, desde meados do mês de março, quando o Brasil passou a adotar as medidas de distanciamento social sugeridos pela OMS, a “Força-Tarefa: Economistas falam à sociedade gaúcha”, que, entre outras iniciativas de interação com o público, estão as lives, através das quais nós, economistas, e demais convidados, discutimos os cenários da crise econômica gerada pela pandemia da Covid-19, com a participação direta do público. Desde março, o Corecon já realizou quase cinco  dezenas de lives, com a participação de economistas gaúchos, brasileiros e, inclusive, de fora do país. Esse nosso projeto, que virou referência entre os Conselhos de Economia de todo o País, tem a coordenação  a coordenação do vice-presidente do Corecon-RS, economista Aristóteles Galvão.