programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Economistas gaúchos entre os vencedores do Prêmio Brasil de Economia

Os  economistas gaúchos Octavio Augusto Camargo Conceição, Clarissa Black, Tomas Amaral Torezani e Nadini Führ Steffen estão entre os vencedores do XXVI Prêmio Brasil de Economia, divulgado pelo Conselho Federal de Economia. Octávio Conceição foi premiado com o 3º Lugar, na Categoria Livros de Economia, com a obra “Economia Institucional e Dimensões do Desenvolvimento”. Clarissa Black também conquistou o 3º Lugar, na Categoria Tese de Doutorado, com o trabalho  “Determinantes da Fragmentação Produtiva em Cadeias Globais de Valor e Consequências para o Comércio Internacional” (UFRGS). Tomas Amaral Torezani conquistou o 2º Lugar, na Categoria Artigo Técnico ou Científico (47º Encontro Nacional de Economia da Associação Nacional dos Centros de PósGraduação em Economia-ANPEC, com o estudo “Crescimento Econômico e Mudança Estrutural no Brasil: Um conto de Ganhos e Perdas”; e Nadine Führ Steffen foi premiada com a 3ª colocação, na Categoria Monografia de Graduação, com o trabalho “Os efeitos do comércio intraindústria sobre a complexidade econômica: Uma abordagem a partir do padrão tecnológico” (Unisinos).

Esta edição do Prêmio Brasil de Economia teve um total de 43 participantes, sendo sete na Categoria Livros de Economia, nove na de Tese de Doutorado, quatro na Dissertação de Mestrado, 13 na categoria Artigo Técnico e Científico e 10 na Monografia de Graduação.

Premiados:
Livros de Economia:
• 1º Colocados: José Luis da Costa Oreiro (Corecon-DF), Luiz Fernando Rodrigues de Paula (Corecon-RJ) e Rogério Sobreira Bezerra (Corecon-PE) – Livro: “Moeda e Sistema Financeiro”; 
• 2º Colocado: Fabrício Augusto de Oliveira (Corecon-MG) – Livro: “Governo Lula, Dilma e Temer”;
• 3º Colocado: Octavio Augusto Camargo Conceição (Corecon-RS)- Livro: “Economia Institucional e Dimensões do Desenvolvimento”.

Tese de Doutorado:
• 1º Colocado: Tarik Marques do Prado Tanure (Corecon-MG) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tema: Mudanças Climáticas e Agricultura no Brasil: Impactos Econômicos Regionais e por Cultivo Familiar e Patronal”.
• 2º Colocado: Artur Henrique da Silva Santos (Corecon-RJ) – Universidade de Brasília (UnB). Tema: “Seguro-Desemprego: Avaliação sobre o seguro ao trabalhador formal e o seguro-defeso”.
• 3ª Colocada: Clarissa Black (Corecon-RS) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tema: “Determinantes da Fragmentação Produtiva em Cadeias Globais de Valor e Consequências para o Comércio Internacional”.

Dissertação de Mestrado:
• 1º Colocado: Bruno Aguiar Carrara de Melo (Corecon-MG) – Universidade Federal Minas Gerais. Tema: “Elementos evolucionários para uma teoria da demanda”.
• 2º Colocado: Leonardo Koppe Malanski (Corecon-PR) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Tema: “Liberdade
Econômica e Corrupção: Uma Análise Comparativa em Mercados Emergentes”.

Artigo Técnico e Científico:
• 1º Colocado: Benito Adelmo Salmão Neto (Corecon-MG) – Universidade Federal de Uberlândia. Tema: “Os efeitos dinâmicos da poluição sobre o crescimento e a inflação: A derivação do modelo Canônico ambiental novo Keynesiano”.
• 2º Colocado: Tomas Amaral Torezani (Corecon-RS) - 47º Encontro Nacional de Economia da Associação Nacional dos Centros de PósGraduação em Economia (ANPEC). Tema: “Crescimento Econômico e Mudança Estrutural no Brasil: Um conto de Ganhos e Perdas”.
• 3ª Colocada: Maria Paula Pinto de Andrade (Corecon-PE) – Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC); Tema: "Efeito Meia-Entrada":O Impacto dos Empréstimos Subsidiados do BNDES no Mercado de Crédito Brasileiro".

Monografia de Graduação:
• 1º Colocado: Arthur Ribeiro Queiroz - “Estratégia de Diversificação Produtiva: Uma Proposta para aumentar a complexidade Econômica dos Estados Brasileiros”. [Corecon-MG - Universidade Federal de Minas Gerais]
• 2º Colocado: Leonardo Albagli Leitão – “Tratamento de água e esgotamento sanitário no Brasil: Políticas Recentes e o Impacto Social da Privatização”. [Corecon-RJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
• 3ª Colocada: Nadine Führ Steffen – “Os efeitos do comércio intraindústria sobre a complexidade econômica: Uma abordagem a partir do padrão tecnológico”. [Corecon-RS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
• 4º Colocado: Fernando Aloisio Henz Mullher – “Elasticidades da Demanda de Gasolina no Brasil pós advento do veículo Flex-Fuel”. [Corecon-PR - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)]

Acesse a matéria completa no Site do Cofecon