programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

25º Enesul iniciou nesta quarta com debates sobre grandes assuntos da economia

Os presidentes do Corecon do Paraná, economista Eduardo Constantino, de Santa Catarina, economista Sílvio José Martins Filho, e do Rio Grande do Sul, economista Mário de Lima, abriram oficialmente, na tarde da última quarta-feira, dia 6, a 25ª edição do Encontro de Economistas da Região Sul (Enesul). Deram boas-vindas aos participantes e falaram da importância do Encontro como forma de contribuir para um desenvolvimento cada vez mais pleno da sociedade. O evento, que é realizado anualmente em sistema de rodízio entre os três regionais, tem como tema principal “Mais uma década perdida e a recuperação nacional pós-Covid19: desafios”.

Esse tema foi o foco da palestra magna realizada pelo professor da Universidade Federal do RS (UFRGS), economista Marcelo Portugal. Apresentou uma análise sobre a situação da economia brasileira frente às principais economias mundiais e da América Latina, antes e depois da pandemia, e os grandes desafios para a superação das perdas ocorridas, além dos cenários de dificuldades que restam para uma recuperação considerada adequada. Fez um resgate histórico das principais medidas de recuperação patrocinadas pelos últimos governos brasileiros, ressaltando os governos de FHC e o primeiro governo Lula, a partir de quando houve uma perda total dos principais objetivos de consolidação de políticas públicas que se somassem a um ambiente adequado de recuperação da economia.

Logo em seguida, foi dado início ao primeiro painel do dia, que abordou “O mercado de crédito brasileiro: os desafios e os gargalos (de sempre) e as necessidades impostas pela crise”. Sob a moderação do economista Ezequiel Megiato, do Corecon-RS, reuniu os economistas Antonio Correa da Luz (Corecon-RS), André Luiz Koerich (Corecon-SC) e Roberto Zurcher (Corecon-PR).

O último painel do dia, que teve um foco dirigido principalmente a estudantes e recém graduados em Economia, intitulado “Jovens Economistas: os desafios da inserção e os primeiros anos no mercado de trabalho”. Com a mediação do economista Giovani Baggio, os economistas João Pedro Zanetti Maffessoni (Corecon-RS), William Rocha Rodrigues (Corecon-SC) e Ana Carolina Fernandes Alves (Corecon-PR) falaram sobre sua trajetória acadêmica, sua atividade profissional e seus objetivos ao longo dessa caminhada.

O Enesul continua nesta quinta-feira, a partir das 15 horas, com a realização de mais do painel “A necessidade de política fiscal expansionista durante a crise e o risco de insolvência do país”, que contará com as participações dos economistas Eurico Pereira de Souza Filho (Corecon-PR), João Ricardo Rodrigues Moreira (Corecon-RS), Roberto Meurer (Corecon-SC) e, como moderador, Guilherme Stein (Corecon-RS).

O segundo e último painel do dia, intitulado, “Políticas sociais para o enfrentamento da pandemia: o papel dos economistas no desenho e implementação dos programas sociais”, terá as participações dos economistas Augusta Pelinski Raiher (Corecon-PR), Andressa Mielke Vasconcelos (Corecon-RS), Eliane Maria Martins (Corecon-SC) e, como moderador, Marcelo Ayub Monteiro (Corecon-RS).

O evento termina nesta quinta-feira, com as manifestações dos presidentes dos três Corecons.