programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Representantes dos Corecons dos três estados do Sul comemoram mais uma edição do Enesul

Com as manifestações dos presidentes dos Corecons do Paraná, Eduardo Cosentino, e de Santa Catarina, economista Sílvio José Martins Filho, e do vice-presidente do Corecon-RS, economista Felipe Garcia Ribeiro, encerrou na última quinta-feira, dia 7, o 25º Encontro dos Economistas da Região Sul (Enesul). Realizado em formato online, economistas de renome discutiram, ao longo de dois dias assuntos relacionados ao tema principal “Mais uma década perdida e a recuperação nacional pós-Covid19: desafios”. Em seus discursos, os representantes dos regionais foram unânimes ao falar da importância do evento para a discussão e o debate da conjuntura econômica internacional e a brasileira, e os impactos nas economias dos três estados do Sul.

O Encontro, aberto oficialmente pelos presidentes dos três regionais na quarta-feira, dia 6, contou com a palestra magna do professor da Universidade Federal do RS (UFRGS), economista Marcelo Portugal, que apresentou uma análise sobre a situação da economia brasileira frente às principais economias mundiais e da América Latina, antes e depois da pandemia, além de uma abordagem sobre os grandes desafios para a superação das perdas ocorridas e, ainda, sobre os cenários de dificuldades que restam para uma recuperação da economia. Apresentou, também, um resgate histórico das principais medidas de recuperação patrocinadas pelos últimos governos brasileiros, ressaltando os governos de FHC e o primeiro governo Lula, “a partir de quando houve uma perda total dos principais objetivos de consolidação de políticas públicas que viessem ao encontro de um ambiente considerado adequado para a recuperação”.

EnesulMegiatoLogo em seguida, foi dado início ao primeiro painel do dia, que abordou “O mercado de crédito brasileiro: os desafios e os gargalos (de sempre) e as necessidades impostas pela crise”. Sob a moderação do economista Ezequiel Megiato, do Corecon-RS, reuniu os economistas Antonio Correa da Luz (Corecon-RS), André Luiz Koerich (Corecon-SC) e Roberto Zurcher (Corecon-PR).

EnesulBaggioO último painel do dia, intitulado “Jovens Economistas: os desafios da inserção e os primeiros anos no mercado de trabalho”, teve um foco dirigido principalmente a estudantes e recém graduados em Economia. Com a mediação do economista Giovani Baggio, os economistas João Pedro Zanetti Maffessoni (Corecon-RS), William Rocha Rodrigues (Corecon-SC) e Ana Carolina Fernandes Alves (Corecon-PR) falaram sobre sua trajetória acadêmica, sua atividade profissional e seus objetivos ao longo dessa caminhada.

EnesullacerdaO presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), economista Antonio Corrêa de Lacerda, abriu os trabalhos no último dia de Enesul. Apresentou uma rápida análise sobre o momento atual da economia brasileira, com foco nos cenários do pós-pandemia, falou da importância do Enesul para a discussão dos principais temas que dizem respeito às economias do País e dos três estados do Sul.

O conselheiro do Corecon-RS, economista Guilherme Stein, como moderador do primeiro painel do dia, anunciou os colegas painelistas economistas Eurico Pereira de Souza Filho (Corecon-PR), João Ricardo Rodrigues Moreira (Corecon-RS), Roberto Meurer (Corecon-SC) e, como moderador, Guilherme Stein (Corecon-RS), que discutiram “A necessidade de política fiscal expansionista durante a crise e o risco de insolvência do país”.

Enesulayub1O último painel abordou as “Políticas sociais para o enfrentamento da pandemia: o papel dos economistas no desenho e implementação dos programas sociais”. O moderador do painel, economista Marcelo Ayub Monteiro, do Corecon-RS, anunciou as participações das colegas economistas Augusta Pelinski Raiher (Corecon-PR), Andressa Mielke Vasconcelos (Corecon-RS), e Eliane Maria Martins (Corecon-SC).

O Enesul é promovido anualmente, em sistema de rodízio, entre os Conselhos Regionais de Economia do RS, PR e SC e tem a próxima edição marcada para 2022, a ser promovida pelo regional de Santa Catarina.