programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Economista e professor Pedro Fonseca será homenageado com o Título de Cidadão de Porto Alegre

O ex-presidente do Corecon-RS, o professor e economista Pedro  Cezar Dutra Fonseca receberá o Título de Cidadão de Porto Alegre, durante solenidade promovida pela Câmara Municipal, a ser realizada no dia 30 de novembro próximo (terça-feira), às 17 horas, no Plenário do Legislativo (Avenida Loureiro da Silva, 255, Porto Alegre). A homenagem foi proposta pelo vereador e economista Mauro Zacher.

Pedro Fonseca é graduado e Mestre em Economia pela UFRGS e Doutor em Economia pela USP. Pesquisador do CNPq desde 1987 é Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da UFRGS, onde foi Coordenador do Pós-Graduação em Economia, Chefe do Departamento, Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Presidente da Câmara de Pesquisa, Pró-Reitor de Pesquisa e Vice-Reitor. Foi Coordenador da Área de Economia da CAPES, Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (1997-2000) e Presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (2002-2004). Atua como profissional e pesquisador na área de Economia, com ênfase em Economia Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Econômico, Formação Econômica do Brasil no século XX e História do Pensamento Econômico. Foi contemplado com Menção Honrosa no Prêmio Haralambos Simeonidis/ANPEC (1987) e o segundo lugar no "V Prêmio BNDES de Economia" (1981).

Recebeu da FAPERGS o "Prêmio Pesquisador Gaúcho 2011" na área de Economia e Administração. Coordenou a Rede Brasileira de Ensino de Desenvolvimento Econômico. Foi membro do Comitê de Economia do CNPq (2011-2017) e Diretor do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (Cegov da UFRGS). Há 42 anos na UFRGS, já formeou mais de 50 mestres e 30 doutores em economia. Foi presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-RS).