programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Presidente Mário de Lima participa de homenagem a Pedro Fonseca

HomPedro1O presidente do Corecon-RS, economista Mário de Lima, participou, na última terça-feira, dia 30, da solenidade de entrega do Título de Cidadão de Porto Alegre ao professor e ex-presidente do Corecon-RS, economista Pedro Cezar Dutra Fonseca. O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre a partir de homenagem proposta pelo  vereador e também economista Mauro Zacher.

Mário de Lima, que é Secretário Municipal Adjunto da Educação, foi convidado a compor a mesa, juntamente com o homenageado, o vereador Zacher, e representantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal do RS (UFRGS). Em sua fala, lembrou a trajetória acadêmica de Pedro Fonseca, ressaltando a quantidade de obras e de pesquisas com ênfase da economia brasileira, especialmente nas áreas do desenvolvimento econômico, formação do Brasil e na história do pensamento econômico. “Trata-se de um merecido reconhecimento da cidade de Porto Alegre a quem, há mais de quatro décadas, através de seus ensinamentos nas aulas de graduação e pós-graduação, já orientou mais de meia centena de mestres e doutores em Economia, colaborando, de forma muito direta, para o desenvolvimento das nossas cidades e do nosso País”, afirmou em seu discurso.

O vereador e economista Mauro Zacher ressaltou a experiência do homenageado como pesquisador na área econômica e disse que “o professor Fonseca é um intelectual completo, com pensamento coerente e firme ideologicamente, e que o título de Cidadão de Porto Alegre nada mais é do que um justo reconhecimento da cidade pelo seu trabalho, dedicação e sua participação no desenvolvimento econômico da capital de todos os gaúchos”.

Em seu discurso, o homenageado falou que reside em Porto Alegre há mais de cinco décadas, onde chegou aos 15 anos de idade para cursar o ensino médio até a formação completa de sua vida profissional. “Aqui estudei, me casei, eduquei meus filhos e minha neta. O caráter cosmopolita desta cidade está em saber receber muito bem as pessoas que aqui chegam. Nunca me senti fora do lugar desde cheguei aqui. Esta cidade tem a virtude de aquerenciar e incorporar, com intensidade e naturalidade, a condição de ser a capital de todos os gaúchos”, completou.

Pedro Fonseca é graduado e Mestre em Economia pela UFRGS e Doutor em Economia pela USP. Pesquisador do CNPq desde 1987 é Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da UFRGS, onde foi Coordenador do Pós-Graduação em Economia, Chefe do Departamento, Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Presidente da Câmara de Pesquisa, Pró-Reitor de Pesquisa e Vice-Reitor. Foi Coordenador da Área de Economia da CAPES, Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (1997-2000) e Presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (2002-2004). Foi presidente do Corecon-RS.

Fonte: AssImp Corecon-RS/CMPA