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Economista gaúcha conquista 2º Lugar na categoria “Economia” do Prêmio IESS


O trabalho “A existência de risco moral em contratos de seguro-saúde durante a pandemia da covid-19”, de autoria das doutorandas da PUCRS, economista Júlia Sbroglio Rizzotto e Lauana Rosetto Lazaretti, conquistou o 2º Lugar na categoria “Economia” do XI Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar. As alunas do PPGE da PUCRS desenvolveram o estudo na disciplina de Microeconomia II, do PPGE da PremioIESS2UFRGS, com a orientação do professor e economista Giácomo Balbinotto Neto, através de convênio entre as duas universidades. (Na foto menor, o professor Giácomo Balbinotto e Júlia Sbroglio, durante a entrega do Prêmio)

O trabalho teve como objetivo analisar as relações de demandas por atendimentos médicos e internações entre os sistemas de saúde público e privado no contexto da pandemia no período anterior à vacinação. Para isso, foram utilizados os dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios de 2020 (PNAD). Por meio dos resultados, foi possível observar a existência de risco moral, uma vez que os indivíduos que possuem plano de saúde tendem a procurar mais atendimento médico e realizar mais testes para identificar se estavam contaminados pelo novo coronavírus. O trabalho conclui que ter plano de saúde muda o comportamento do agente após ter firmado um contrato.

Realizado ao longo de mais de uma década pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), o Prêmio engloba profissionais das áreas de Economia, Direito e Promoção de Saúde, Qualidade de Vida e Gestão em Saúde, que podem inscrever artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação. A iniciativa conta com mais de 60 pesquisas premiadas e algumas centenas de estudos avaliados, consolidando-se como a principal premiação de trabalhos acadêmicos com foco em saúde suplementar no Brasil.

A economista Júlia Sbroglio também conquistou o 1º Lugar no Prêmio Corecon-RS 2021, categoria Artigos Técnicos ou Científicos, divulgado nesta semana pela Entidade, com o trabalho "Indisciplina: o clima escolar das escolas brasileiras e o impacto no desempenho dos estudantes", do qual dividiu a autoria com Marco Túlio França.