programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Maria da Graça Marques, do Diário de Pelotas, é eleita "Jornalista de Economia do Ano"

 


A jornalista Maria da Graça Marques, Editora de Economia do Jornal Diário Popular de Pelotas, foi escolhida a Jornalista de Economia do Ano. A distinção, concedida pelo Conselho Regional de Economia do RS (Corecon-RS), é uma homenagem a um jornalista que se destacou na área de Economia durante o ano. A escolha do nome é feita, anualmente, pelo Corecon-RS e pelas faculdades gaúchas que oferecem o curso de Jornalismo no Rio Grande do Sul.

Natural da cidade de Pelotas, Maria da Graça é graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (Ucpel), com pós-graduação em sociedade, cultura e política na América Latina pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Universidade Federal do RS (UFRGS). Desenvolveu todo seu trabalho no Diário Popular de Pelotas, ocupando várias editorias ao longo de mais de 30 anos. Atualmente, assina a coluna Diário Econômico, depois de ter sido, por vários anos, responsável pela editoria de Economia.

O Corecon-RS divulgou, também, os vencedores do “Prêmio de Reportagem de Economia 2021”. Na categoria Mídia Impressa (Jornais/Revistas), o 1º Lugar ficou para o jornalista Jefferson Klein, do Jornal do Comércio, com a matéria “E-commerce e concorrência levam empresas a criarem novos CDs no Estado”; o 2º Lugar foi para a matéria "Cerveja artesanal com sotaque alemão", produzida pelo jornalista Felipe Faleiro, do Jornal do Comércio; o 3º Lugar foi para a matéria "Empresas digitais do RS decolam", de autoria do jornalista Rafael Vigna, de Zero Hora. Na categoria Mídia Digital, o 1º Lugar foi para a matéria "Aviação decola nas rotas no interior gaúcho", de autoria da jornalista Patrícia Comunello, do Jornal do Comércio; o 2° Lugar foi para a matéria "Territórios quilombolas lutam por uma existência solidária e comunitária na cidade", de autoria de Bárbara Lima, do Jornal da UFRGS. Na categoria Radiojornalismo, a matéria vencedora foi "A construção da Justiça do Trabalho e das leis trabalhistas ao longo dos últimos 80 anos", de autoria do jornalista Eduardo Matos, da Rádio Gaúcha.

Os prêmios serão entregues durante solenidade oficial no dia 17 de dezembro (sexta-feira), às 19h30min, no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514, Centro Histórico, Porto Alegre). Na oportunidade também serão homenageados os vencedores do “Prêmio Corecon-RS 2021” — que destaca as melhores dissertações de Mestrado, artigos técnicos ou científicos e monografias ou trabalhos de conclusão de Curso —, o “Prêmio Economista do Ano” e o “Prêmio Economista Destaque do Ano”, além do Jornalista e Economia do Ano. 

Clique aqui para acessar os vencedores do "Prêmio Corecon-RS Reportagem de Economia do Ano"