programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Doutoranda da UFRGS é classificada em Programa da Elades/Cepal


CristieleA doutoranda em Economia pela Universidade Federal do RS (UFRGS), Cristiéle de Almeida Vieira, foi selecionada para participar de curso promovido pelo Programa de Estudios Avanzados en Economías Latinoamericanas, da Escuela Latinoamericana de Estudios del Desarrollo (Elades), da Comisión Económica para América Latina y el Caribe (Cepal). Dos 184 profissionais, do mundo inteiro, inscritos, foram classificados 36 alunos da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Itália, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Uruguai e Brasil.

As aulas do Curso, que está estruturado em macroeconomia, microeconomia e história e desenvolvimento, são ministradas por pesquisadores do corpo docente da Cepal e por renomados professores de diversas universidades, da América Latina e do Caribe e de outras partes do mundo.

“No atual cenário econômico e social do Brasil e da América Latina, com dificuldades financeira e de capital, piora dos indicadores sociais, como desigualdade e mortalidade infantil, entre outros, cabe destacar a importância das pesquisas cientificas para gerar informações dos motivos e resultantes das medidas a serem adotadas em prol da prosperidade socioeconômica”, afirma a pesquisadora. “E acredito que o Programa seja uma oportunidade ímpar para enriquecer meu conhecimento nas áreas que atuo, e também na captação de informações de novas áreas”, complementou.

Cristiéle Vieira é doutoranda em Economia, na área de Economia Aplicada pela UFRGS), onde é orientada pelo professor Giácomo Balbinotto Neto. É mestra em Economia, na área de teoria econômica pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é bolsista CNPQ de doutorado. Foi premiada, em 2020, no 24º Prêmio Banco do Nordeste, com a dissertação “Ensaios sobre a Economia da Saúde Infantil no Brasil: pobreza multidimensional e internações por doenças infecciosas intestinais” e teve o trabalho “Hospitalizations for Intestinal Infectious Diseases Inearly Childhood: Spatial analysis among brazilian micro-regions” classificado para participar da 8ª Conferência da Associação Europeia de Economia da Saúde, em setembro de 2021.

Acompanhe a matéria no site das Nações Unidas/México

Foto: Assessoria de Imprensa Nações Unidas/México