programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Morre o economista e vereador Mauro Zacher

O economista e vereador de Porto Alegre Mauro Zacher faleceu neste domingo, dia 26. O parlamentar participava de uma prova de natação, em Fortaleza, no Ceará, quando teve mal súbito.

Economista, graduado pela Pontifícia Universidade Católica do RS (Pucrs), Mauro César Zacher tinha 46 anos de idade. Elegeu-se vereador para o primeiro de quatro mandatos ininterruptos em 2004, pelo PDT, e seguia no Parlamento da capital gaúcha em sua quinta legislatura consecutiva, como o vereador com o maior número de reeleições ininterruptas.

No Parlamento, relatou inúmeros projetos importantes para a cidade, como o Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) e o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA). Foi autor da pioneira Lei 10.886, que instituiu políticas de prevenção e combate ao Bullying, referência para todo o país. Foi presidente das comissões de Educação e Cultura (CECE), de Constituição e Justiça (CCJ) e presidia a Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul no Legislativo da Capital.

Em 2012 chegou ao posto máximo de comando, quando assumiu a presidência da Câmara Municipal e imprimiu uma gestão de austeridade e transparência, marcada pela interlocução aberta com servidores, democrática junto aos demais integrantes da mesa diretora e vereadores. Nesse período de 18 anos de vida pública foi secretário da Juventude, secretário de Obras e Viação e prefeito interino por 45 dias, sendo o vereador que mais tempo ficou no comando do Paço, nos últimos 30 anos. Foi presidente do Diretório Metropolitano do PDT e integrante dos diretórios Nacional e Estadual do partido. Na Câmara Municipal, foi líder do governo Fortunati e atualmente representa o partido como líder da bancada. Iniciou a militância na política estudantil. Foi tesoureiro da União Estadual dos Estudantes (UEE), secretário do Centro Acadêmico Visconde de Mauá (CAVM) e foi eleito presidente do DCE da PUCRS, passo inicial para o começo na vida política. Presidiu a Associação dos Amigos do 4º Distrito; atualmente, é vice-presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Gondoleiros e também integra o Conselho Deliberativo do Grêmio Futebol Portoalegrense. Como vereador, participou do seminário sobre Justiça Restaurativa em Lima, no Perú, e em Montreal, no Canadá, buscou conhecer o sistema local do Escritório Público de Consultas Públicas. Como secretário de Obras recebeu por duas vezes o prêmio de excelência em gestão, com avaliação máxima recebida pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Desde a sua primeira eleição para um mandato titular, em 2004, Mauro Zacher tem sido o vereador mais votado do partido na Capital Gaúcha e em todo o Rio Grande do Sul, em votações ascendentes até 2016. Em 2020, apesar de uma queda, manteve a posição de mais votado do PDT em Porto Alegre e no Estado. Para a Assembleia Gaúcha, Zacher sempre se posicionou bem entre os integrantes da nominata pedetista, com votações consideráveis que reforçaram a legenda e a composição da bancada. Em 2000, com 3.956 votos, foi eleito segundo suplente da Câmara Municipal. Já, em 2004 e 2008, foi o terceiro vereador mais votado, com 7.703 votos e 7.565 votos, respectivamente. Em 2010, concorreu a deputado estadual, alcançando 22.046 votos e, consequentemente, a quinta suplência no Legislativo estadual. Novamente, em 2012, concorre a Câmara de Vereadores, conseguindo 11.244 votos, o quinto candidato mais bem votado. Em 2014, consegue a quinta suplência ao legislativo estadual. Em 2016, torna-se o segundo vereador mais bem votado, com 13,551 votos, e em 2018, mais uma vez, alcança a quarta suplência na Assembleia Legislativa, com 18.354 votos. E, no ano de 2000 é reeleito à Câmara Municipal, com 5.520 votos.

Zacher1Como economista, o verador Mauro Zacher sempre esteve próximo às ações do seu Conselho profissional. Em 2012, na condição de prefeito em exercício, participou, na noite do dia 14 de novembro, do evento Economia em Pauta, promovido pelo Corecon-RS durante a gestão então presidente Geraldo Rodrigues da Foseca, na sede do Hotel Plaza São Rafael, oportunidade em que falou da importância das obras da Copa do Mundo na cidade de Porto Alegre, destacando “a relevância que a economia tem dentro da administração municipal”. No dia 16 de agosto de 2018, por proposição do vereador, a Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem ao Dia do Economista. Durante sua fala, Zacher disse que, através da iniciativa, pretendia “homenagear os profissionais da Economia que desempenham suas atividades, no setor público ou privado, em busca de soluções para esse momento de crise por que passa o país, onde impera o desequilíbrio Zacher2entre despesas e receitas”. Na oportunidade, representou o Corecon-RS, o conselheiro economista João Carlos Medeiros Madail. No dia 30 de novembro de 2021, também por proposição do vereador Zacher, a Câmara de Vereadores outorgou o Título de cidadão de Porto Alegre ao professor e ex-presidente do Corecon, economista Pedro Cezar Dutra Fonseca. Na oportunidade, o presidente do Corecon, economista Mário de Lima, representou a Entidade. Em sua fala, Zacher disse que se tratava de “um merecido reconhecimento da cidade de Porto Alegre a quem, há mais de quatro décadas, através de seus ensinamentos nas aulas de graduação e pós-graduação, orientou mais de meia centena de mestres e doutores em Economia, colaborando, de forma muito direta, para o desenvolvimento das nossas cidades e do nosso País”.

O presidente do Corecon-RS, economista Mário de Lima, manifestou-se sobre a morte do economista e vereador Mauro Zacher: “É com muita tristeza que recebemos, neste momento, a notícia sobre o falecimento do amigo, colega economista e vereador Mauro Zacher. Em nome dos conselheiros, colaboradores do Corecon-RS e dos economistas do RS, quero manifestar, aos colegas de parlamento, amigos e seus familiares, nossos sentimentos de tristeza e pesar pela perda do vereador Mauro Zacher. Tão jovem e com uma carreira política repleta de sucesso, foi um homem e político que sempre soube ressaltar a profissão de economista em sua vida parlamentar, pautada pela preocupação com o desenvolvimento econômico e social por meio da educação pública. Uma perda muito sentida por todos nós e pela sociedade riograndense”.

Mauro Zacher deixa a esposa contadora e auditora Anete Gilster Zacher e os filhos Leonardo e Martina.