programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Estudo apresenta dados sobre aumento de mulheres em cargos de altos salários

O estudo "Are social skills helping women in the Brazilian labor market?” (“Habilidades sociais estão ajudando as mulheres no mercado de trabalho brasileiro?”, em tradução livre), conduzido pelo pesquisador, professor e Conselheiro do Corecon-RS, economista Guilherme Stein, em parceria com pesquisadores da UFRGS, trouxe dados sobre o aumento de contratações femininas para cargos de altos salários. 

A principal motivação do estudo foi a constatação de que, em 1994, do total de mulheres empregadas, apenas 1/4 (24,5%) ocupavam empregos de altos salários. Em 2017, essa proporção passou para 33,2%, um aumento de 8,7 pontos percentuais. Em contrapartida, a proporção de homens apresentou uma trajetória em sentido oposto (de 56,1% para 47,1%). A hipótese investigada é de que, dentre outros fatores, o aumento na escolaridade das mulheres e a crescente importância de habilidades sociais em postos de trabalho de alta remuneração podem ter contribuído para o aumento das mulheres nesses cargos.

Os principais resultados do estudo mostram que, de fato, a habilidade social na ocupação está correlacionada com um aumento de cerca de 8 pontos percentuais na proporção de mulheres empregadas em trabalhos de alta remuneração. Além disso, habilidades sociais como pré-requisitos nas ocupações de alta remuneração estão correlacionadas com um aumento médio de 14% no salário das mulheres. No caso dos homens em ocupações de altos salários, os requisitos de habilidades sociais não impactam significativamente.

 

Clique aqui para saber mais!