programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Agro gaúcho e desafios regionais foi tema de live do Corecon

O Corecon-RS realizou na noite da última segunda-feira, dia 15, a live “O agronegócio gaúcho e seus desafios regionais”, que reuniu os economistas Gilberto Pilecco, João Carlos Medeiros Madail, Márcio Kalkmann, Tarciano Mélo Cardoso, e Gustavo Inácio de Moraes, professor da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUC-RS), que foi o moderador da live.

Os participantes apresentaram as potencialidades e problemas de suas regiões e pediram maior atenção por parte dos governantes e legisladores, que assumem no próximo ano, para resolverem alguns dos gargalos que mais preocupam suas regiões, como, estradas para escoamento adequado da produção, energia para garantir o funcionamento seguro das máquinas e medidas de agilização das licenças ambientais, que dificultam a instalação de novos projetos.

Gilberto Pilecco, que é produtor rural e agropecuarista da fronteira oeste do estado, apresentou um histórico da cultura da região na luta contra a seca e no desenvolvimento de práticas de sucesso no uso da água e de barragens como forma de garantir e ampliar a pujança da produção agrícola e especialmente do arroz, em que a região se tornou ao longo do tempo.

João Carlos Madail, diretor da Associação Comercial de Pelotas, economista aposentado da Embrapa e conselheiro do Corecon-RS, resgatou as ações históricas da Embrapa na zona sul do RS, que acarretou no resgate do perfil produtivo da região. Elencou o desenvolvimento da produção e de empresas e apontou o novo cenário que vem se destacando, na área alimentícia e, também, na ampliação da produção de oliveiras.

Márcio Kalkmann, professor da Faculdade de Horizontina (Fahor), região da fronteira Noroeste do estado, apresentou o perfil econômico da região, que se destaca pela força das pequenas propriedades de terra e pela diversidade de indústrias ligadas ao agronegócio. Ressaltou a importância da interatividade dos municípios locais com as áreas de fronteira da argentina, em função da proximidade, e falou da carência de mão de obra qualificada que atenda às necessidades das empresas instaladas na região.

Tarciano Cardoso, sócio da Fercien Inovação e estão de Ativos e ex-presidente da Ecosserra, apresentou um relato sobre a importância das empresas da região nordeste, em sua grande maioria muito ligadas, direta ou indiretamente, ao agronegócio. Disse que, embora a região serrana componha o eixo econômico mais desenvolvido do estado do RS, ainda possui problemas sérios de estradas, que dificultam o fluxo de caminhões para outras regiões, impactando de forma muito série no desenvolvimento do RS.

O economista e professor da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUC-RS), Gustavo Inácio de Moraes, que foi o mediador do encontro, destacou a importância da discussão desse tema, “tão importante para o desenvolvimento do nosso estado e do país, que dá voz à pesquisa, análise e à produção dos quatro cantos do RS, para falarem de suas potencialidades e dificuldades”. Gustavo de Moraes agradeceu as participações dos economistas e do público que acompanhou a live, e parabenizou o Corecon pela iniciativa.

A live encontra-se disponível para acesso no canal do Corecon-RS no Facebook. Para isso, basta clicar em facebook.com/coreconrs