programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Enesul: Carta de Florianópolis, "Na base de todos os avanços está a educação"

O 26º Encontro de Economistas da Região Sul (Enesul) que, neste ano, abordou o tema “Inovação, incerteza e perspectiva – Repensando a economia da Região Sul”, foi encerrado na noite de sexta-feira, dia 19, pelos presidentes dos Corecons de Santa Catarina, economista Sílvio José Martins Filho, do Rio Grande do Sul, economista Mário de Lima, e do Paraná, economista Eduardo André Cosentino, oportunidade em que foi lançada oficialmente a Carta de Florianópolis. O documento, lido pelo representante de Santa Catarina, apresenta uma avaliação sobre os cenários previstos para o futuro próximo na região. Destaca os grandes avanços econômicos e sociais que vêm sendo alcançados pelos estados da região sul do Brasil, e finaliza, ressaltando que “os próximos passos já estão sendo traçados, com grandes projetos de infraestrutura com a construção e ampliação de portos, aeroportos e ferrovias, investimentos em tecnologia e polos de inovação, buscando agregar ainda mais valor nos produtos e serviços da região. O documento encerra dizendo que, neste contexto, “a base de tudo, educação, colocando a região sul num patamar de destaque em âmbito nacional e internacional”. O presidente do Cofecon, economista Antonio Corrêa de Lacerda, foi representado na mesa de encerramento pela conselheira federal economista Maria de Fátima Miranda.

O Enesul é realizado anualmente em sistema de rodízio entre os Conselhos Regionais de Economia de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A próxima edição será realizada sob a responsabilidade do Corecon do Paraná. O objetivo do Enesul é reunir representantes dos Corecons dos três estados do Sul, bem como os profissionais e estudantes de economia, visando a promover o debate dos fundamentos econômicos das atuais políticas macroeconômicas que subsidiam o andamento da conjuntura econômica nacional, assim como proporcionar a troca de experiências e boas práticas profissionais.

 ÍNTEGRA DA CARTA DE FLORIANÓPOLIS

Carta de Florianópolis
Inovação, Incertezas e Perspectivas: Repensando a Economia da Região Sul

Uma crise oriunda na saúde causou impactos significativos na economia mundial e local. A retomada da atividade econômica veio acompanhada de muitas incertezas, países buscando frear suas economias no intuito de conter um processo inflacionário causado pelo contexto. Diante disso, o 26º ENESUL tem como tema Inovação, Incertezas e Perspectivas: Repensando a Economia da Região Sul e desta forma torna-se de extrema importância avaliar como estamos e as possibilidades que almejamos para os próximos anos.
A região sul possui grande destaque no contexto nacional Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina em 2019 estavam respectivamente em 4º, 5º e 6º no valor do PIB em comparação com o resto do país, perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Essas posições representam a força da região que é alavancada por uma diversificação de setores que nas suas especificidades contribuem com o crescimento e desenvolvimento da região e do país como um todo, agronegócio, metal mecânica, têxtil, turismo, tecnologia e inovação, entre outros.
Este crescimento também se comprova quando observamos dados de emprego, em 2022 segundo dados do CAGED a região já possui 31.774 de saldo positivo em termos de geração de emprego, isso nos mostra que a retomada da economia está acontecendo de forma significativa na região, o aumento do emprego gera renda e contribui com o desenvolvimento. O capital humano presente na região é o fator determinante que promove o aumento de investimentos, por meio da inovação, progresso técnico e empreendedorismo, colocando a região em uma posição de destaque no cenário nacional e mundial.
Além de dados econômicos favoráveis a região busca se desenvolver num movimento competitivo, mas cooperativo, o cooperativismo produtivo e de crédito possui grande relevância e busca estimular a produtividade e crescimento da região dentro dos seus segmentos. Entidades públicas e privadas também atuam conjuntamente e buscando o bem comum, esse fato reforça grandes aprendizados deixados pela pandemia que passamos há pouco tempo.
Neste cenário, os próximos passos já estão sendo traçados, com grandes projetos de infraestrutura com a construção e ampliação de portos, aeroportos e ferrovias, investimentos em tecnologia e polos de inovação, buscando agregar ainda mais valor nos produtos e serviços da região e na base de tudo, educação, colocando a região sul num patamar de destaque em âmbito nacional e internacional.

Enesul 2022
Corecon/SC
Corecon/PR
Corecon/RS