programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Times Higher Education destaca universidades gaúchas entre as melhores do ranking mundial

- Divulgado o maior e mais diversificado ranking universitário do mundo, o Times Higher Education apresenta as melhores universidades do mundo, destaca as brasileiras USP e Unicamp como as melhores da América Latina
e cita as gaúchas Ufrgs, Pucrs, UFPel, UCS, Unisinos, UPF e  Ufcspa -

A University of Oxford ganhou novamente o renomado Times Higher Education World University Rankings 2022. Essa foi a maior lista desde o início da publicação – mais de 1.600 universidades de 99 países foram avaliadas e classificadas, divulgada pela THE no dia 11 de outubro, terça-feira. Os primeiros lugares quase não sofreram muitas alterações; Estados Unidos e Reino Unido dominam o top 20. No entanto, as instituições asiáticas vêm melhorando o desempenho ano a ano, principalmente da China e Hong Kong.

A Universidade de São Paulo foi classificada como a melhor da América Latina. A USP ficou na faixa 201-250, o melhor desempenho não só do Brasil, como da América Latina. Depois dela, a única brasileira a conseguir um lugar entre as 500 melhores universidades do mundo foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A Universidade Federal do RS (Ufrgs), a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidade de Passo Fundo (UPF) também foram destaque no ranking.

Metodologia da Times Higher Education (THE)
Para essa edição, que bateu os recordes de instituições avaliadas, a equipe da THE analisou mais de 108 milhões de citações em mais de 14,4 milhões de publicações de pesquisa. Também contou com respostas de quase 22.000 acadêmicos do mundo todo e coletou mais de 430.000 dados de mais de 2.100 instituições que quiseram participar (embora nem todas se qualificaram). A pontuação de cada universidade no ranking é a média de 13 indicadores de qualidade divididos em quatro áreas principais: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional. 

Uma das diferenças dessa edição é o desempenho de universidades que realizaram pesquisas e publicaram trabalhos científicos sobre a Covid-19. De acordo com os dados da THE, 19 instituições tiveram um aumento notável na pontuação de impacto de citação entre 2021 e 2022, após a publicação de artigos médicos relacionados ao coronavírus. Dessas 19, 11 são universidades chinesas; como resultado, a China tem, pela primeira vez, dez instituições entre as 200 melhores do mundo, um número maior que o do Canadá, por exemplo. 

A THE não sabe afirmar se os estudos sobre a Covid e os efeitos da pandemia mudarão definitivamente a hierarquia global no ensino superior. No entanto, é evidente que as instituições asiáticas seguem avançando no ranking. Na edição de 2022, a China conseguiu dois lugares entre as 20 melhores e Hong Kong tem quatro no top 200 – a University of Hong Kong aparece em 30ª. Outro país que costuma se sair bem é Singapura: a National University of Singapore e a Nanyang Technological University ficaram em 21ª e 46ª, respectivamente.

As 10 melhores universidades do mundo

Os Estados Unidos continuam a maior potência acadêmica mundial com 57 universidades representadas entre as 200 melhores do mundo – oito no top 10. Depois, vem o Reino Unido com 28; Alemanha com 22; e a Austrália com 12. A melhor colocada australiana é a University of Melbourne no 12º lugar. O Canadá sofreu um declínio na edição do ranking 2022, com apenas sete universidades no top 200. A University of Toronto, em 18ª, e a University of British Columbia, em 37ª, são as melhores do país. A britânica University of Oxford conseguiu o primeiro lugar pelo sexto ano consecutivo. Já a Harvard University, dos Estados Unidos, teve o seu melhor desempenho desde 2016, em terceiro lugar.

As dez melhores universidades do mundo segundo o Times Higher Education World University Rankings 2022 são: 1. University of Oxford, Reino Unido;  2. California Institute of Technology, Estados Unidos;  3. Harvard University, Estados Unidos; 4. Stanford University, Estados Unidos;  5. University of Cambridge, Reino Unido; 6. Massachusetts Institute of Technology, Estados Unidos; 7. Princeton University, Estados Unidos; 8. University of California, Berkeley, Estados Unidos; 9. Yale University, Estados Unidos; 10. University of Chicago, Estados Unidos.

USP é a melhor da América Latina

A Universidade de São Paulo obteve a posição mais alta (entre as 250 melhores do mundo) entre as universidades da América Latina na edição de 2023 do ranking mundial de universidades da Times Higher Education. O segundo lugar no continente ficou com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), classificada entre as 500 melhores do mundo. A Pontifícia Universidade Católica do Chile aparece no mesmo grupo. O Brasil é o país do continente melhor representado na publicação, com 62 universidades na lista — 51 delas são universidades públicas (federais ou estaduais) e 11 são privadas. O ranking da Times Higher Education incluiu neste ano 1799 universidades de 104 países. A publicação tradicional classifica as universidades internacionais desde 2004. Para o ranking mundial, são avaliadas 13 métricas independentes em áreas como ambiente de aprendizado, transferência de tecnologia no ambiente universitário e quantidade de pesquisas e citações. A publicação define a posição exata apenas das 100 primeiras universidades na lista. A partir desse patamar, as universidades são agrupadas por centenas (as 250 melhores, 50 melhores, etc).

As universidades gaúchas relacionadas

A qualidade formativa da Universidade de Passo Fundo (UPF) colocou a Instituição mais uma vez entre as melhores do mundo. Pelo segundo ano  consecutivo, a UPF aparece no ranking da Times Higher Education World University Rankings. Nesta última avaliação, a Universidade cresceu em quatro dos cinco indicadores: pesquisa, citações, impacto comercial da pesquisa e perspectiva internacional. A UPF foi listada pela primeira vez no ranking mundial de 2022 e, nos últimos três anos, vem figurando entre as melhores universidades da América Latina e Caribe pela mesma publicação. Ainda em 2021, em outra publicação feita pelo THE, a Universidade teve destaque na área de Ciências da Vida, ressaltando a atuação dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Educação Física. Também estão no ranking a Ufrgs, que aparece na 9ª classificação entre as melhores do Brasil, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Pontifícia Universidade Católica do RS (Pucrs), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Confira a lista com as 10 melhores universidades do mundo, segundo a THE:

1 Universidade de Oxford (Reino Unido)

2 Universidade Harvard (EUA)

=3 Universidade de Cambridge (Reino Unido)

=3 Universidade Stanford (EUA)

5 Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA)

6 Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA)

7 Universidade de Princeton (EUA)

8 Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA)

9 Universidade de Yale (EUA)

10 Faculdade Imperial de Londres (Reino Unido)

Confira a posição das universidades brasileiras no ranking da THE:

Posições 201 a 250:

Universidade de São Paulo (USP)

Posições 401 a 500:

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Posições 601 a 800:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Posições 801 a 1000:

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Posições 1001 a 1200:

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Posições 1201 a 1500:

Universidade de Brasília (UnB)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Universidade Federal do ABC (UFABC)

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Universidade Federal de Goiás (UFG)

Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Posições acima de 1501:

Universidade Católica de Brasília

Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC)

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Universidade Federal do Ceará (UFC)

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Universidade Federal de Itajubá

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Universidade Federal do Pará (UFPA)

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Universidade Nove de Julho (Uninove)

Universidade de Passo Fundo (UPF)

Universidade de Pernambuco (UP)

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Veja as 10 melhores universidades do mundo

As melhores da América Latina

As melhores do Brasil