programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Noite de educação financeira no Centro Cultural da Ufrgs


Estudantes, professores, profissionais liberais e educadores financeiros de todas as regiões do Estado do RS lotaram o auditório do Centro Cultural da Universidade Federal do RS (Ufrgs), em Porto Alegre, na noite da última quarta-feira, dia 23, para discutirem temas, como endividamento, inadimplência, organização da vida financeira, pessoal e da empresa, entre outros assuntos relacionados à educação financeira, que é tido como fator crucial como meio de transformação das vidas das pessoas e das famílias.

 

O clima do Encontro já vinha sendo preparado por educadores financeiros, que vinham se alternando nas redes sociais, ao longo dos dias que antecederam o evento, em mais de uma dezena de lives, abordando temas preparatórios para o 2º Egef, com assuntos como os primeiros passos para os investimentos, educação financeira infanto-juvenil, planejamento sucessório, educação financeira e empreendedorismo, comportamento e educação financeira para sair do endividamento, planejamento e educação financeira, organização e planejamento financeiro, investimentos e a educação financeira, educação financeira social, educação financeira na escola, organização financeira descomplicada, entre outros.

 


Na noite de quarta-feira, o Encontro foi aberto pelas educadoras financeiras Ana Pregardier e Wendy Carraro, que deram as boas vindas aos presentes e anunciaram a programação da noite, trocando ideias sobre a presença da educação financeira nas vidas das pessoas.

A palestra de abertura foi realizada pela juíza do TJRS e professora do Imed Porto Alegre, Káren Rick Danilevicz Bertoncello, Doutora, Mestre e Especialista em Direito pela Ufrgs, Diretora do Observatório de Crédito e Superendividamento da Ufrgs.

 

 

 

O primeiro painel da noite foi composto pelos educadores financeiros Everton Lopes, Bruna Hanauer, Mariliane Caramão e Dirlene Silva, com a moderação da economista e conselheira do Corecon-RS, Janile Soares. Explicaram as diferenças entre endividamento e inadimplência e falaram sobre como evitar e sair do endividamento. 

Integraram o segundo painel, que discutiu as formas de organizar as finanças, os educadores financeiros Camila Bavaresco, Camila Lorentz, Gabriela Rodrigues e Adriano Severo, sob a moderação de Diego Angelos.

Segundo a coordenação da Comissão de Organização do Encontro, composta pelos educadores financeiros Diego Angelos, Janile Soares e Wendy Carraro, o conjunto de ações que englobaram o 2º Egef atingiu um dos grandes objetivos, que foi levar mais conhecimento sobre a educação financeira à sociedade, de forma a prepará-la para maior qualidade de vida no futuro, conscientizando as pessoas sobre a importância do planejamento financeiro.

 


O 2º Egef teve o apoio de Severo Educação Financeira, Repen$e Educação Financeira, Camila Bavaresco Consultoria Financeira, Blocos educação financeira, Gráfica Print Center, Ana Pregardier, Natanael Buogo, Ademicon Caxias do Sul, Rio Sul Investimentos. Também apoiaram o evento o Conselho Regional de Economia do RS (Corecon-RS), a Universidade Federal do RS (Ufrgs), a Associação de Profissionais e Orientadores em Finanças (Apoef), do PocketBook4You, SZ Working - escritórios compartilhados, Martello Educação Financeira e do Colégio Tiradentes.

O ingresso foi um quilo de alimento não perecível e será fornecido Certificado de Participação.

 

 

Acompanhe as principais ações de educação financeira no RS pelo instagram:

@educacaofinanceirars
@janilesoares
@aeconomistadebatom
@evertonlopesinvestidor
@dirlene.economista
@camilalorentz
@camilabavaresco
@anapregardier
@repense_educacao_financeira
@diegoangelos.brio
@brunahanauerfinancas
@gabirodrigues.financas
@severoadriano
@wendy_beatriz