programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Passo-fundense é aprovado em Economia em 10 universidades estrangeiras

Com dois anos de dedicação exclusiva ao sonho de estudar Economia em universidades reconhecidas internacionalmente, o estudante passo-fundense Davi Peter Bastian Nehls, 18 anos, obteve aprovação em 10 das 12 instituições estrangeiras nas quais realizou seleção. Com prazo de 20 dias para decidir o destino, entre Inglaterra, Estados Unidos e Canadá, o estudante cursa o primeiro semestre em uma universidade de São Paulo, para “se acostumar” com o ritmo das aulas.

— Esse desejo veio nos últimos anos, quando comecei a pesquisar por boas oportunidades, acho que estudar fora abre muitas portas. Me inspiro também em pessoas bem sucedidas na área, estudar como eles cresceram e como aprenderam, como o Warren Buffett por exemplo — aponta o estudante.

Apesar da facilidade com números desde pequeno, Davi relata que o segredo para as múltiplas aprovações vem do comprometimento com todas as áreas. Entre as técnicas de estudo, ele reforçava os conteúdos nos turnos paralelos à escola, cursados no Centro de Ensino Médio Integrado da Universidade de Passo Fundo e no Ensino Médio Fleming.

— Acho que além da dedicação, também é preciso focar no objetivo, saber o motivo de estar se dedicando. Não aprender a matéria em si, mas saber em quê ela vai te somar, no final das contas. Ter profundidade em várias áreas diferentes, que juntas somam mais do que saber uma área apenas — explica Davi.

Para realizar o feito, Davi obteve nota próxima à pontuação total no teste necessário para ingresso de estrangeiros em universidades dos Estados Unidos, chegou a 1.560 pontos de 1.600. Entre os processos seletivos, além do currículo e do nível de inglês, o estudante também precisou escrever redações e enviar vídeos sobre os mais variados temas, entre eles sobre as próprias universidades ou seus interesses pessoais.

Entre as características de Davi, a mãe, a pediatra Luciana Bastian, ressalta a tranquilidade nos momentos de tensão, e o modo de não antecipar os sentimentos, como saudade e a falta da família, sem gastar energia com pensamentos pessimistas.

— Sempre incentivamos ele e imaginávamos que ele fosse passar em tudo e nos primeiros lugares, porque ele sempre foi estudioso, e ficou ainda mais nos últimos anos. Agora, é um misto de orgulho com medo, alegria, preocupação e ansiedade. Mas acima de tudo fico feliz, foi uma construção que ele fez e a gente realmente esperava — desabafa.

Com início das aulas marcado para setembro, o estudante planeja fazer relações e abraçar oportunidades. Independente da universidade escolhida, o interesse pelo mercado financeiro e de dados é o que motiva a ida:

— Depende muito das oportunidades, mas me vejo, no futuro, trabalhando em alguma multinacional ou empresa privada, na área de mercado de ações — sonha.

Aprovações internacionais
University of Toronto
King’s College London
Queen Mary
Leeds
Durham
City London
Boston College
Arizona State University
University of South Carolina
Florida International University

Aprovações nacionais
Insper - Economia
Fundação Getulio Vargas - Economia
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Economia
Universidade de Passo Fundo - Medicina (para autoavaliação)

Clique AQUI para ler a íntegra da matéria, de autoria da repórter Eduarda Costa (Agência RBS), publicada em GZH Passo Fundo, em 11/04/2023.