programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Flávio Comim é o Economista do Ano


O economista Flávio Vasconcellos Comim foi escolhido o Economista do Ano 2015. A iniciativa do Corecon/RS é um reconhecimento a economistas que atuam nos mais diferentes campos da profissão, engajados em atividades dos setores privado ou público, academia ou profissionais autônomos, no Rio Grande do Sul, e que tenham se destacado por sua contribuição no fortalecimento do desenvolvimento econômico regional ou nacional, através de análises críticas e inovadoras sobre assuntos relevantes e de interesse público. Os candidatos ao “Prêmio Economista do Ano” são indicados por entidades públicas, privadas, universidades e entidades de categoria, como associações e sociedades, entre outras, sediadas no Rio Grande do Sul. A Comissão Julgadora é independente e formada por nove economistas com atuação profissional no âmbito do Rio Grande do Sul, sendo três representantes do setor público, três do setor privado e três do setor acadêmico.

Flávio Vasconcelos Comim possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1993) e pela universidade de Cambridge (1994), e doutorado (PhD) em Economia pela University of Cambridge (1999). Pós-doutorado na Universidade de Cambridge e na Universidade de Harvard (2012). Já trabalhou como consultor em projetos junto ao **Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente (PNUMA), na África, sobre "Indicadores de pobreza e meio-ambiente", e em Genebra, sobre "Indicadores de consumo sustentável". Atuou, como consultor e, mais tarde, como economista sênior junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), onde foi responsável pela divulgação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil, de 2006 a 2010. Ainda no PNUD, foi coordenador do Relatório de Desenvolvimento Humano do Brasil, em 2009 e 2010, e do mesmo relatório para o Panamá, em 2013/2014. Foi, ainda, consultor para a Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, onde elaborou o planejamento estratégico da ONU para o Brasil, de 2011-2015, e, junto a UNESCO, avaliou os Espaços Criança Esperança, em 2012. Elaborou, também, o planejamento estratégico para a FAO em 2011. Atualmente é professor Associado da UFRGS e professor visitante da Universidade de Cambridge. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Pobreza, atuando principalmente na abordagem da capacitação, pobreza, operacionalização, desenvolvimento infantil e educação. Está, ainda, engajado no projeto "O Círculo da Matemática do Brasil", que ensina a matemática, segundo uma abordagem de Harvard, para crianças pobres, das periferias das grandes cidades brasileiras. Na UFRGS, tem desenvolvido pesquisas junto aos alunos, de PPE e de Economia da Pobreza, sobre pobreza em Porto Alegre, com destaque à pesquisa "A visão que os pobres têm dos pobres", na cidade de Porto Alegre. Tem trabalhos publicados em periódicos, como o Cambridge Journal of Economics, History of Political Economy, Review of Social Economy, The American Journal of Economics and Sociology, Structural Change and Economic Dynamics e Journal of International Development, entre outros. Já co-editou livros para a Oxford University Press, Palgrave Macmillan e Cambridge University Press, sendo que o último foi em parceria com a filósofa Americana Martha Nussbaum.

 

Economista Destaque Especial 2015

accurso


O economista Cláudio Accurso foi escolhido o Economista Destaque Especial do Ano de 2015. A homenagem é outorgada aos profissionais de Economia, registrados no Corecon/RS, com destaque ao longo de sua vida profissional.

Professor Titular aposentado da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, ex-Diretor do Instituto de Pesquisas Econômicas (IEPE) da UFRGS. Economista, conferencista e consultor econômico em atividades públicas e privadas. Consultor econômico na área de Projetos, Programação Econômica, Análise Regional e Formulação de Políticas Públicas. Expurgado da Universidade pela ditadura militar de 64, tornou-se Assessor das Nações Unidas em diversas missões. Atuou como Consultor da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), das Nações Unidas (1965, 1966 e 1971). Foi Secretário de Estado do Planejamento no Governo Simon; Conselheiro no Conselho Estadual de Educação e Diretor do Departamento de Planejamento da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul; Membro do Instituto Histórico e Geográfico de nosso estado. Recebeu o Prêmio Economista do Ano 1982 pelo Corecon/RS / Casa do Economista. Além de quase uma centena de artigos sobre economia gaúcha e outros temas, publicou livros, pela Editora da UFRGS, entre eles “Estudo Macroeconômico de uma Região, 1939-55” (2005); “Questões Econômicas de Estado” (2007); “Aportes de Desenvolvimento Econômico” (2010); “Uma Avaliação da Economia Gaúcha no período 1960-1985” (Organizador e também autor, com outros autores). Atualmente, trabalha na produção de uma obra sobre valorização do trabalho e produtividade.

Docente Destaque do Ano

Andr Cunha


O professor André Moreira Cunha, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi escolhido o Docente Destaque do Ano na área de Economia. A iniciativa tem como objetivo homenagear o professor Orientador da Monografia ou Trabalho de Conclusão, na área de Economia, classificado em 1º Lugar no Prêmio Corecon/RS. O homenageado (Corecon/RS nº 5243) orientou a Monografia “Reservas Internacionais: determinantes, custos, montante ótimo e impactos macroeconômicos”, de autoria da economista Carolina Pelisser (Corecon/RS nº 8362).


André Moreira Cunha possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1995), doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e pós-doutorado pela Universidade de Cambridge (2012). Atualmente é professor associado da UFRGS. Pesquisador do CNPq (desde 2005) e Coordenador Adjunto da Área de Economia na CAPES (desde 2015). Professor visitante na Universidade de Leiden (Holanda, 2006) e Pesquisador Associado do Centro de Estudios Brasileños del Instittuto Universitario de Investigación Ortega y Gasset (Espanha, 2004-2013). Foi professor da Unisinos (1995-2003) e Assessor da Diretoria do BRDE (1999-2003). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Finanças Internacionais, atuando principalmente na abordagem da globalização, desenvolvimento econômico, crises financeiras, integração econômica e economias asiáticas.

Os prêmios serão entregues durante solenidade oficial no dia 3 de dezembro (quinta-feira), às 20 horas, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, oportunidade em que também serão homenageados os vencedores do “Prêmio Corecon/RS 2015” – que premia as melhores dissertações de Mestrado, artigos técnicos ou científicos e monografias ou trabalhos de conclusão de Curso –, o “Prêmio Corecon/RS de Reportagem de Economia 2015” e o “Prêmio Jornalista de Economia do Ano/2015”.