programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Economistas e jornalistas gaúchos recebem Prêmios Corecon/RS

 

foto01

O Corecon/RS promoveu, na última quinta-feira, dia 3, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, a solenidade de entrega do “Prêmio Corecon/RS 2015”, do “Prêmio Economista do Ano” e dos prêmios “Economista Destaque Especial do Ano” e “Docente Destaque do Ano”. Durante concorrida cerimônia, que lotou o auditório do Hotel, também foram homenageados o “Jornalista de Economia do Ano” e os vencedores do “Prêmio Reportagem de Economia do Ano”, com as melhores reportagens de Economia de mídia impressa (jornal/revista) e de rádio no Rio Grande do Sul.

foto02

Na mesa, diretor da ARI, jornalista Ayres Cerutti, vice-presidente do Corecon/RS Everton Lopes, presidente do Corecon/RS Fernando Ferrari Filho, secretário do Planejamento, Cristiano Tatsch, delegado federal Fernando Ramos Filho e presidente do Sindjors, Milton Simas Júnior.

foto03

O presidente Fernando Ferrari Filho abriu oficialmente a solenidade dando boas vindas aos presentes e falou sobre algumas das principais ações de sua gestão frente ao Corecon/RS, que teve como principal objetivo conduzir a entidade “para uma linha de atuação mais inclusiva e participativa, e não apenas fiscalizadora”. Disse que o Corecon/RS não fechou os olhos para o mundo real e tampouco preocupou-se tão somente em fiscalizar os profissionais da área de Economia. Citou algumas de suas principais ações, como relatórios de gestão, atas, prestações de contas, entre outras iniciativas, “que há muito vinham sendo cobrados pelo Tribunal de Cotas da União, agora estão disponíveis no site da Entidade”. Lembrou a realização de cursos de extensão de Economia, ministrados gratuitamente por conselheiros, e que vinham há muito tempo sendo demandados pelos registrados, a substituição de todos os computadores e criação de infraestrutura adequada para o funcionamento da TI, a implantação do Plano de Cargos e Salários, e, ainda, a parceria com a Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS para a realização do XVIII Enesul, que trouxe a Porto Alegre economistas de renome nacional e internacional, como Werner baer, David Kupfer e Aod Cunha de Moraes, para discutir temas de interesse da categoria, dos estudantes e da sociedade como um todo. “Todas as nossas ações foram propostas, discutidas e aprovadas nas reuniões plenárias do Corecon”, finalizou, lembrando citação de Keynes, em carta enviada a Roy Harrod, em abril de 1938, que dizia que “Economia, antes de tudo, é uma ciência moral, cujos motivos psicológicos e éticos são fundamentais”. Ferrari concluiu dizendo que é com muito orgulho que resgata Keynes justamente para enfatizar que sua gestão à frente do Corecon/RS foi, "antes de tudo, uma gestão pautada pela ética e pela transparência".

foto2a

Representando o governador do Estado José Ivo Sartori, esteve presente o secretário e economista Cristiano Tatsch, da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional. Tatch deu boas vindas aos presentes, elogiou a iniciativa do Corecon/RS, do qual já foi presidente e conselheiro, e falou da importância do Prêmio Corecon/RS para o estímulo à pesquisa e o desenvolvimento do estado e do País. 

Prêmio Corecon/RS 2015

Dissertações de Mestrado

1º lugar

“Crescimento Econômico e restrição Externa no Brasil:
uma análise a partir da hipótese de Thirlwall”
Autor: 
Econ. Eduarda Martins Correa da Silveira (Corecon/RS nº 7310)
Orientador: 
Econ. Marcos Tadeu Caputi Lélis ((Corecon/RS nº 7589)
Universidade: 
Unisinos 


foto04a



 2º lugar

“Políticas Econômicas anticíclicas e seus efeitos regionais e setoriais utilizando um modelo de equilíbrio geral computável inter-regional”.
Autora: 
Econ. Marívia de Aguiar Nunes (Corecon/RS nº 8072)
Orientador: 
Econ. Gustavo Inácio de Moraes (Corecon/RS nº 7863)
Universidade: 
PUCRS

foto05

 

3º lugar

“O Boom de preços de commodities e a economia brasileira nos anos 2000”
Autora:
Econ. Clarissa Black (Corecon/RS nº 7850)
Orientador:
Econ. André Moreira Cunha (Corecon/RS nº 5243)
Universidade:
UFRGS

foto06

 


Monografias

1º lugar

“Reservas Internacionais: determinantes, custos, montante ótimo
e impactos macroeconômicos”.
Autora: 
Econ. Caroline Pelisser (Corecon/RS nº 8362)
Orientador:
Econ. André Moreira Cunha (Corecon/RS nº 5243)
Universidade:
UFRGS

 

foto07

 

2º lugar

“Constant-Market-Share: determinantes do efeito competitividade”.
Autora:
Econ. Iuna Lamb Scheffler (Corecon/RS nº 8289)
Orientador:
Econ. Marcos Tadeu Caputi Lélis (Corecon/RS nº 7589)
Universidade:
Unisinos

 foto08

 

3º lugar

“Preferências adaptativas e aspirações educacionais: uma análise empírica
para a cidade de Porto Alegre”.
Autora:
Econ. Daiane Zanon (Corecon/RS nº 8360)
Orientador:
Econ. Flávio Vasconcellos Comim (Corecon/RS nº 8313)
Universidade:
UFRGS

foto09

 


Prêmio Docente Destaque do Ano

Economista André Moreira Cunha

foto10a
O economista André Moreira Cunha, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) recebeu o “Prêmio Docente Destaque do Ano 2015” das mãos do presidente do Corecon/RS, Fernando Ferrari Filho, e do vice-presidente, Everton Lopes. A iniciativa do Corecon/RS tem como objetivo homenagear o professor Orientador da Monografia ou Trabalho de Conclusão, na área de Economia, classificado em 1º Lugar no Prêmio Corecon/RS. O homenageado orientou a Monografia “Reservas
Internacionais: determinantes, custos, montante ótimo e impactos macroeconômicos”, de autoria da economista Caroline Pelisser (Corecon/RS nº 8362).


foto10
Em seu discurso, o professor André Cunha homenageou seus colegas do Departamento de Ciências Econômicas da UFRGS e parabenizou os ganhadores dos prêmios de monografia e dissertação de mestrado, e, também, os professores Flávio Comin, pelo Prêmio Economista do Ano e Cláudio Accurso, pelo Prêmio Destaque Especial em Economia. Lembrou que há 23 anos foi agraciado com o Prêmio Corecon/RS de melhor monografia, fato “que representou um estímulo adicional para consolidar a convicção pessoal em torno das minhas escolhas profissionais”.


Prêmio Destaque Especial em Economia do Ano

Economista Cláudio Francisco Accurso

foto11b
O economista Cláudio Francisco Accurso recebeu o “Prêmio Destaque Especial em Economia do Ano”, homenagem outorgada aos profissionais de Economia que têm destaque ao longo de sua vida profissional.

foto11a

Accurso agradeceu à Comissão que escolheu o seu nome para o Prêmio e apresentou um resgate histórico da formação da estrutura acadêmica da Faculdade de Economia da UFRGS e dos serviços que, já naquela época, prestava à sociedade. “Sou fruto de um momento em que a Faculdade de Economia da UFRGS se modernizava em sua capacidade de produzir e se abria para a sociedade com seus problemas a lhe bater às portas”, afirmou, lembrando a atuação do então diretor Ely Pinto Diniz da Silva, “um entusiasta da Economia, sob cuja gestão se promoveu uma mobilização de professores mais jovens para pôr em marcha um grande programa de atualização acadêmica e de prestação de serviços à sociedade”.

Prêmio Economista do Ano

Economista Flávio Vasconcellos Comim

foto12a comim

O economista Flávio Vasconcellos Comim recebeu o “Prêmio Economista do Ano” do presidente Fernando Ferrari Filho e de seu vice-presidente Everton Lopes. O Prêmio é um reconhecimento a economistas que atuam nos mais diferentes campos da profissão, engajados em atividades dos setores privado ou público, academia ou profissionais autônomos, no Rio Grande do Sul, e que tenham se destacado por sua contribuição no fortalecimento do desenvolvimento econômico regional ou nacional, através de análises críticas e inovadoras sobre assuntos relevantes e de interesse público. Os candidatos ao “Prêmio Economista do Ano” são indicados por entidades públicas, privadas, universidades e entidades de categoria, como associações e sociedades, entre outras, sediadas no Rio Grande do Sul. A Comissão Julgadora é independente e formada por nove economistas com atuação profissional no âmbito do Rio Grande do Sul, sendo três representantes do setor público, três do setor privado e três do setor acadêmico.

foto12comim
Comim iniciou sua fala agradecendo ao Corecon/RS, aos professores, colegas, à família e a todos os presentes e lembrou seus estudos de Doutorado em Cambridge e suas atividades junto a ONU e apresentou uma análise sobre o desenvolvimentismo. Defendeu o ajuste econômico e disse que “o momento em que estamos vivendo hoje nos mostra que não fomos capazes de ter um movimento de desenvolvimento, de longo prazo, que fosse sustentável”. Falou da pobreza e disse que a classe média brasileira não irá passar pelo grau de dificuldades que as famílias pobres passarão, já que não possuem recursos para as necessidades mais básicas, como alimentação, mobilidade, entre outros. Disse que o fato de toda a população pertencente às classes D e E, que levaram sete ou oito anos para passarem para a classe C, retornarão à situação anterior em apenas dois anos. “Estamos jogando fora nosso bônus demográfico, já que a riqueza de um País é a formação da inteligência e da capacidade do jovem”, afirmou. A nossa inabilidade, como sociedade, de ter um movimento inclusivo, não deu certo. É um fracasso.”, complementou.

Jornalista de Economia do Ano 2015

Jornalista Eugênio Bortolon
Jornal Correio do Povo

foto13
O jornalista Eugênio Bortolon, editor de Economia do jornal Correio do Povo, foi escolhido o “Jornalista de Economia do Ano”, prêmio concedido pelo Corecon/RS, com o apoio da Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do RS (Sindjors). O “Prêmio Corecon/RS Jornalista de Economia do Ano” tem como objetivo homenagear um jornalista, devidamente registrado no Sindicato dos Jornalistas do RS, colunista, repórter, editor de economia, comentarista econômico, de mídia eletrônica ou digital, que se destacou na sua área de atuação durante o ano. A escolha é feita por membros da ARI, do Sindjors, do Corecon/RS e de faculdades gaúchas que oferecem o curso de Comunicação Social/jornalismo.

Reportagem de Economia do Ano – 2015

Numa promoção do Corecon/RS, com o apoio da ARI e do Sindjors, os prêmios de Reportagem de Economia têm como objetivo valorizar trabalhos jornalísticos produzidos sobre a economia gaúcha, por profissionais em atividade no Estado, nas áreas da mídia impressa (jornais/revistas) mídia eletrônica (radiojornalismo).

Mídia Impressa (Jornal/Revista)

1º Lugar

Série “Encare a crise”
Jornalista Erik Farina
Jornal Zero Hora

foto14

2ºLugar

“Série “Vida de Startup”
Jornalista Patrícia Comunello
Jornal do Comércio.


foto15

3º Lugar

“A vida depois da crise”
Jornalista Andreas Müller
Revista Amanhã


foto16

Mídia Eletrônica (Rádio)

“A maior crise financeira no RS”
Jornalista Eduardo Matos
Rádio Gaúcha

 foto17


Economistas, jornalistas, estudantes, professores e empresários lotaram o auditório do Hotel Plaza SÃo Rafael para assistirem à solenidade. Também prestigiaram o evento conselheiros, ex-conselheiros, presidentes e expresidentes do Corecon/RS. Após a solenidade, foi servido um coquetel aos presentes.


Para ver mais fotos da Premiação, clique aqui