programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Corecon/RS reafirma a Judiciário gaúcho compromisso com o Cadastro Nacional de Economistas Peritos

 

A presidente do Corecon/RS, economista Simone Magalhães, reuniu-se, na última quarta-feira, dia 6, com a corregedora-Geral de Justiça do RS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira. Na oportunidade, também participaram do encontro, no Palácio da Justiça, em Porto Alegre, os Juízes-Corregedores José Luiz Leal Vieira, Leandro Raul Klippel e Daniel Englert Barbosa. Corecon/RS e Corregedoria-Geral de Justiça reuniram-se para discutir a viabilização do Cadastro de Peritos de Economia.

Simone Magalhães agradeceu a disponibilidade da Corregedoria em atender à solicitação da entidade representativa dos economistas gaúchos e falou sobre as principais ações que a Entidade vêm desenvolvendo ao longo deste ano, como os convênios formalizados com a Apimec, Fadergs e outras instituições, assim como as diversas visitas realizadas às principais instituições públicas e privadas do Rio Grande do Sul, com o objetivo de aprimorar a qualificação dos seus registrados e ampliar as oportunidades do mercado de trabalho para a categoria. Falou sobre a Resolução do Cofecon que cria o Cadastro Nacional de Peritos de Economia e Finanças, em atendimento ao Novo Código de Processo Civil brasileiro e relatou os avanços do mercado de trabalho do economista nas diferentes áreas da Perícia.

A presidente do Corecon/RS lembrou, ainda, que, pelo seu conhecimento e formação teórica, o economista tem contribuído de forma significativa na interpretação e análise dos processos judiciais, “com subsídios muito fortes à tomada de decisões dos magistrados gaúchos”. Ressaltou a importância da certificação de qualificação técnica a ser atestado pelo Corecon/RS, com o aval do Conselho Federal. Disse que existe um comprometimento muito forte dentro do Corecon/RS com a preparação e qualificação dos economistas peritos, “para podermos oferecer ao Judiciário o que se tem de melhor em termos de profissionais, fortalecendo, assim, uma área que é tão importante para o governo e para toda a sociedade gaúcha”.

A desembargadora Iris Nogueira agradeceu a visita do Corecon/RS e disse que se sente entusiasmada com a iniciativa da Entidade em trazer um tema de extrema relevância, que é o subsídio técnico ao Judiciário. Afirmou que, pela experiência que possui da época em que atuou como juíza, sabe da importância de o Judiciário poder contar com um banco de profissionais altamente qualificado para auxílio técnico a suas decisões.