programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Corecon/RS completa 63 anos de atividade

 

O Corecon/RS completa, nesta segunda-feira, dia 11 de julho, 63 anos de sua criação. A data foi comemorada pela presidente Simone Magalhães com um balanço das grandes conquistas da categoria ao longo desse tempo. “É o dia de parabenizarmos nossos cerca 4,5 mil economistas de todo o RS e de lembrarmos, também, a luta e dedicação de cada um dos ex-presidentes e ex-conselheiros do Corecon/RS, que dedicou parte importante de sua vida profissional e pessoal à construção de uma profissão cada vez mais sólida.

O Corecon/RS foi criado pela Lei Federal 1.411, de 13 de agosto de 1951, e fundado oficialmente em 11 de julho de 1953. Entre suas atividades, destaca-se a fiscalização do exercício profissional do Economista, que somente recebe tal titulação através do seu registro junto ao seu Conselho. Enquanto não efetuar o procedimento junto ao Corecon, o profissional é bacharel em Ciências Econômicas, título conferido pelas Universidades, sendo que, nessa condição, não pode assinar ou se intitular como Economista. A não observância do procedimento legal caracteriza exercício ilegal da profissão.

Também é função do Corecon organizar e manter o registro profissional dos Economistas, expedir as carteiras de exercício profissional, fiscalizar o seu exercício e impor e aplicar as penalidades previstas em Lei.