programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Encerra, em Natal, mais uma edição do Since

 

SimoneSince1Encerrou, no sábado, dia 3, o XXV Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (Since). Realizado no Hotel Praiamar Natal Hotel & Convention, na cidade de Natal (RN), o evento reuniu, ao longo de três dias, representantes do Cofecon e dos Corecons de todo o País para debaterem os “Desafios da Economia Brasileira” e discutirem os subtemas a “Formação, aperfeiçoamento profissional e mercado de trabalho do economista”, “Aperfeiçoamento do sistema Cofecon/Corecons” e “Estrutura e conjuntura econômica, política e social do Brasil”.

A presidente da Corecon/RS, economista Simone Magalhães, coordenou o Grupo de Trabalho “Formação, Aperfeiçoamento Profissional e Mercado de Trabalho do Economista”, que recebeu 12 propostas e entre as aprovadas, está a parceria com o Cofecon para desenvolver o projeto piloto de Mediação e Arbitragem. Também participou do painel “A Mulher Economista no Mercado de Trabalho e nas Entidades Profissionais”. Além de Simone Magalhães, compuseram a mesa as economistas Bianca Lopes (Corecon/RO), Celina Ramalho (Corecon/SP), Denise Kassama (Corecon/AM), Fabíola Andréa, (Corecon/RN) e as presidentes Maria Cristina Araújo (Corecon/DF) e Ana Cláudia Arruda (Corecon/PE). Na oportunidade, foram apresentados números referentes à participação da mulher no mercado econômico, que indicam que apenas 25,99% dos profissionais que atuam no mercado são composto por mulheres, enquanto 74,01% é formado por homens. Por região, o Norte é onde tem maior número de mulheres na economia, seguido do Nordeste, Centro-Oeste, Sul e, por último, o Sudeste. Na oportunidade, foi lembrado pelas participantes do encontro, que, embora a participação da mulher seja ainda seja muito reduzida, vem aumentando significativamente a presença feminina em premiações, como no Prêmio Brasil de Economia, que premiou sete mulheres economistas entre os 15 participantes.

No sábado, ocorreu a Plenária Ampliada, com a participação dos Corecons, e a Plenária do Cofecon, com a presença dos conselheiros federais. Pelo Rio Grande do Sul, participou o delegado federal, economista Henri Bejzman.

Além da entrega do Prêmio Personalidade Econômica ao economista Otaviano Canuto, diretor executivo do Banco Mundial para o Brasil, foi realizada a cerimônia de premiação das duplas vencedoras da gincana Nacional de Economia.

O Evento é uma oportunidade de discussão dos problemas e questões de legislação, normativos, regimentais, operacionais, administrativos e de gestão do Sistema Cofecon/Corecons e de diretrizes voltadas para a formação e aperfeiçoamento dos economistas. Suas decisões são tomadas em assembleia, onde votam os delegados indicados pelos Corecons, conforme sua representatividade quantitativa de economistas registrados.

Durante a Planária Final do evento, foi aprovada pelos delegados presentes a Carta do XXV Since “Carta do Since 2016 sobre a conjuntura política e econômica do País”.

Leia abaixo a íntegra da Carta