programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Outubro Rosa alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama


outubro rosa logoCom o intuito de alertar às mulheres e à sociedade como um todo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Corecon/RS adere à Campanha internacional “Outubro Rosa”. O movimento pela prevenção surgiu em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York e, somente em 1997 é que entidades das cidades norte-americanas de Yuba e Lodi começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo.

No Brasil, o SUS garante a oferta, gratuita, de exame de mamografia para mulheres de todas as faixas etárias.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Depois do câncer de pele não melanoma, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Para estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população, começa, neste mês, a campanha Outubro Rosa. Neste ano, a ação terá como tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?"
A mensagem reforça o debate para que a população participe ainda mais das atividades promovidas em todo o País. Além de enfatizar a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas. As ações de conscientização visam disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.


https://pt.wikipedia.org/wiki/Cancro_da_mama