programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Corecon/RS divulga Jornalista de Economia do Ano e melhores reportagens de Economia de 2016


A jornalista Marta Sfredo, do jornal Zero Hora, foi premiada com o título “Jornalista de Economia do Ano”, concedido pelo Conselho Regional de Economia do RS (Corecon/RS), com o apoio da Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do RS (Sindjors). O “Prêmio Corecon/RS Jornalista de Economia do Ano” tem como objetivo homenagear um jornalista, devidamente registrado no Sindicato dos Jornalistas do RS, colunista, repórter, editor de economia, comentarista econômico, de mídia eletrônica ou digital, que se destacou na sua área de atuação durante o ano. A escolha é feita por membros da ARI, do Sindjors, do Corecon/RS e de faculdades gaúchas que oferecem o curso de Comunicação Social/jornalismo.

Jornalista com atuação na área de Economia desde 1995, Marta Sfredo é formada em Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda pela UFRGS. Trabalha em Zero Hora desde 1992 e, antes, teve passagens por Rádio Guaíba e Correio do Povo. Desde novembro de 2014, atua como colunista de Economia de Zero Hora. Possui cursos sobre mercado de capitais, siderurgia, energia, petróleo, macroeconomia, estatística, negociações internacionais e Direito aplicado à economia. Recebeu vários Prêmios ARI na área de reportagem econômica, de corte regional, e um Prêmio ONIP (Organização Nacional da Indústria do Petróleo), de abrangência nacional.

O Corecon/RS divulgou, também, os vencedores do “Prêmio Corecon/RS de Reportagem de Economia 2016”. Na categoria Mídia Impressa, Jornal e Revista, o 1º Lugar ficou para a matéria “A volta do fator Argentina”, de autoria do jornalista Danton Jr, do Correio do Povo. O 2º Lugar foi para a matéria “M.Grupo atrasa obras e provoca incertezas”, da jornalista Patrícia Comunello, do Jornal do Comércio. A Menção Honrosa foi para a matéria “Cenários de restrições”, de autoria da jornalista Cíntia Marchi, do Correio do Povo. A melhor Reportagem de Rádio foi a matéria “Os desafios do emprego na crise, de autoria do jornalista Eduardo Matos, da Rádio Gaúcha. Na categoria Mídia Digital, o 1º Lugar foi para a matéria “Lojas chinesas se multiplicam no centro de Porto Alegre”, de autoria da jornalista Bruna Oliveira, do Jornal do Comércio, e o 2º Lugar para a reportagem “Mais de mil pessoas disputam vagas”, da jornalista Patrícia Comunello, do Jornal do Comércio.
Numa promoção do Corecon/RS, com o apoio da ARI e do Sindjors, os prêmios têm como objetivo valorizar trabalhos jornalísticos produzidos sobre a economia gaúcha, por profissionais em atividade no Estado, nas áreas da mídia imprensa e radiojornalismo.

 

Vencedores do Prêmio de Reportagem de Economia 2016

Mídia Impressa (Jornal/Revista)

1º Lugar

A Volta do fator Argentina – Danton Jr (Correio do Povo)

2º Lugar

M.Grupo atrasa obras e provoca incertezas – Patrícia Comunello (Jornal do Comércio)

Menção Honrosa

Cenários de restrições – Cíntia Marchi (Correio do Povo)

 

Radiojornalismo

Os desafios do emprego na crise – Eduardo Matos (Rádio Gaúcha)

 

Mídia Digital (On Line)

1º Lugar

Lojas chinesas se multiplicam no centro de Porto Alegre – Bruna Oliveira (Jornal do Comércio)

2º Lugar

Mais de mil pessoas disputam vagas – Patrícia Comunello (Jornal do Comércio)

 

Jornalista de Economia do Ano

Marta Sfredo – Zero Hora