programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

NOTA DO CORECON/RS - A importância da FEE para o desenvolvimento do RS

 

O Conselho Regional de Economia do RS (CORECON-RS) vem por meio desta nota explicitar a sua posição com relação à possibilidade de extinção das atividades realizadas pela FEE. Entendemos que a crise financeira pela qual o governo estadual está passando é grave. A disposição do governo estadual em tentar solucionar a crise mostra-se acertada mas é necessária a ampliação do debate, com vistas a melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços de utilidade pública.

Algumas áreas do Estado possuem um papel primordial na definição de políticas públicas, bem como na correta tomada de decisões. Instituições de pesquisa e estatística públicas são importantes para qualquer governo que tenha a necessidade de entender o seu contexto regional, existindo em estados do Brasil como, por exemplo, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro e em países como os Estados Unidos, Alemanha e Argentina, somente para citar alguns. A Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser completou 43 anos e remete a um sistema regional de estatística que existe desde o século XIX. Esta emprega 37 doutores e 94 mestres, sendo mais de 60 economistas. Seus trabalhos são uma atividade de Estado, e possuem a isenção e credibilidade que só é possível obter devido ao seu caráter Fundacional e autonomia com relação aos diferentes Governos.

É essencial que o foco do governo seja em melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços de utilidade pública. Para tanto, são necessárias informações de qualidade e credibilidade, bem como auxílio de pesquisadores qualificados e capacitados no que no que tange à economia regional. Assim, o CORECON-RS entende que a descontinuidade dos trabalhos realizados pela FEE prejudicará permanentemente a capacidade do governo, da iniciativa privada e da sociedade em tomar decisões acertadas.

 

Conselho Regional de Economia do RS
Economista Simone Magalhães,
Presidente.