programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Economistas e estudantes de Economia lotam auditório da IMED, em Porto Alegre

 auditrio

Economistas e estudantes de economia de todo o Rio Grande do Sul estiveram reunidos, ao longo de todo o sábado, dia 19, no Campus Porto Alegre da Faculdade IMED, em Porto Alegre, para discutirem conjuntura econômica, reforma trabalhista, além de temas da atualidade, ligados à tecnologia, inovação e empreendedorismo.

clovisabertura

 

O presidente do Corecon-RS, economista Clovis Meurer, abriu o evento, comemorativo à Semana do Economista, desejando boas vindas aos profissionais e estudantes de economia que lotaram o ginásio, muitos, vindos de universidades de todo o ponto do estado.

 

 

aodO ex-secretário da Fazenda do RS, economista Aod Cunha de Moraes Júnior, fez uma apresentação sobre o cenário macroeconômico global e os desafios da economia brasileira para uma retomada de crescimento sustentável ao longo prazo. Apresentou gráficos sobre o crescimento do PIB global, a evolução do PIB percapita e previsões de crescimento econômico no mundo para 2017 e 2018. Lembrou que o Brasil apresentou a maior recessão econômica de sua história no período 2015-2016, “resultado de uma combinação do esgotamento de um modelo de política econômica e uma forte crise política”, e ressaltou que as perspectivas são de melhoras, embora o futuro ainda dependa de reformas consideradas necessárias. “O Brasil não tem aproveitado as oportunidades de fazer reformas que devem ser feitas”, acrescentou. Finalizou sua apresentação abordando demografia e os grandes desafios na gestão pública, especialmente no enfrentamento do déficit previdenciário.

 

setores

 

Os economistas-chefes André Nunes de Nunes, da Fiergs, Antonio da Luz, da Farsul, Patrícia Palermo, da Fecomércio, e o economista da Federasul, Ivo Chermont, falaram no painel “Economia Setorial do RS”, que teve a mediação da jornalista Marta Sfredo, de Zero Hora.

 

 

 

ivo

Chermont: “No curto prazo, um cenário mundial
de relativo otimismo, com ambiente de crescimento,
sem inflação e taxa de juros perto de zero”

 

antonio

Antonio: “A rentabilidade do agronegócio em 2017 é baixíssima,
com deflação de 24% nos preços recebidos”

andre nunes

André: “O cenário está muito favorável
e nos permite olhar mais para a frente”
 

patrcia

Patrícia: “Não conseguiremos aumentar a produtividade
da economia brasileira se não começarmos a mudar,
de forma significativa, a produtividade no setor de serviços”


inovao

O painel “Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo”, contou com as participações de Daniel Nunes Oliveira, da PaySmart Services, que falou sobre Fintech, Jorge Luís Nicolas Audy, presidente da Amprotec, que abordou empreendedorismo, Rodrigo Vieira, da TozziniFreire Advogados, sobre Blockchain. A mediação foi do conselheiro do Corecon-RS, economista Marcos Silla Maisonnave.

 

 

 

rodrigo

 

Rodrigo: “56% das transações bancárias no Brasil
em 2016 foram feitas através de internet
e mobile banking”

  

daniel

Daniel: “Um crescimento de mais de 350%
no número de fintechs no Brasil,
mas sem participação importante do RS”

paulino

 

Paulino: "A grande diferença quando
se fala em tecnologia é que as barreiras
de acesso desapareceram”
 

audy


Audy: "O que não temos no Brasil 
é um ambiente de inovação, 
como estratégia dentro de uma política nacional”

 

desigualdade

 

Do painel “Desigualdade Social”, participaram os professores Ronald Hillbrecht e Flávio Vasconcellos Comim, da UFRGS, e teve a mediação do conselheiro do Corecon-RS e pesquisador da FEE, economista Guilherme Stein.

 

 

 

ronald


Ronald: “Crescimento econômico muda distribuição
de renda e promove desigualdade”


comimComim: “Nós precisamos atacar o lado
uim senão a sociedade não funciona”.

 

profissionais
Do painel “Profissionais de Economia”, participam o professor Felipe Garcia, da UFPEL, o secretário da Fazenda de Porto Alegre, Leonardo Maranhão Busatto, a economista Isabel Gaio Schutt, do Sicredi, o estudante Felipe Sena, da FURG, sob a mediação do economista Bruno Breyer Caldas, conselheiro do Corecon-RS e pesquisador da FEE.

 



criptomoeda



Fausto Vanin, membro da Blockchain Academy, apresentou um jogo virtual com o público, dentro do “Desafio Criptomoedas e blockchain”.

 

 

 mauricio
O advogado e sócio da TozziniFreire advogados, professor falou sobre “O impacto da reforma trabalhista na geração de empregos”. Defendeu a reforma trabalhista aprovada, através da Lei 13.647/2017, que altera mais de 100 pontos da CLT. “A reforma trabalhista foi necessária”, disse, elencando as principais mudanças, como possibilidade de fracionamento das férias, compensação de jornada, contrato de trabalho intermitente, entre outros. Falou sobre artigos modificados na lei da terceirização e criticou a existência de sindicatos que não defendem os interesses de seus representados e que têm a arrecadação como única finalidade e defendeu o fim do imposto sindical obrigatório.

 

vinicius1




Ao realizar a palestra de encerramento do Encontro, intitulada “Crédito direcionado e produtividade”, o professor de Economia da PUC-Rio e ex-diretor do BNDES Vinicius Carrasco apresentou uma análise sobre o comportamento da Produtividade Total dos Fatores na economia brasileira (TPF) e disse que a eficiência da economia brasileira tem se reduzido ao longo dos anos. Explicou, através de gráficos, o acúmulo de desembolso do Programa de Sustentação de Investimento (PSI), conduzido pelo governo federal de 2009 a 2015 e responsável pela concessão, através do BNDES, de créditos subsidiados para investimentos, bem mais baixos que os cobrados pelo mercado financeiro. Defendeu a Taxa de Longo Prazo (TLP) e disse que o crédito subsidiado proporcionado pelo BNDES acabou sendo de baixa qualidade.

 

Clique aqui para acessar a Galeria de Fotos do Encontro