programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Noite de festa em entrega de prêmios

 

O Corecon-RS promoveu, na última quinta-feira, dia 14, no Hotel Continental, em Porto Alegre, a solenidade de entrega do “Prêmio Corecon-RS 2017”, o “Prêmio Economista do Ano” e o “Prêmio Destaque Especial em Economia”. Na oportunidade, também foram entregues o “Prêmio Jornalista de Economia do Ano”, o “Prêmio Reportagem de Economia 2017”, que homenageou os autores das melhores reportagens de Economia de mídia impressa, digital e radiojornalismo. Foi realizada, ainda, solenidade de premiação dos estudantes do ensino médio e fundamental das escolas públicas e privadas do RS, que venceram o V Prêmio de Educação Financeira.

O presidente do Corecon-RS, economista Clovis Meurer, faz a abertura do evento, agradecendo a presença de todos e convidando para acompanhar o Hino Nacional.

meneghetti otimaO economista Alfredo Meneghetti Neto, coordenador da Comissão de Educação Financeira do Corecon-RS, explica os objetivos do V Concurso de Educação Financeira, realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e o Banrisul.

A iniciativa tem como objetivo estimular e desenvolver, junto aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, das escolas públicas e privadas do RS, a conscientização sobre a importância da economia e da educação financeira na vida do cidadão em nosso País. Para participarem, os estudantes produziram vídeos, com duração de um a três minutos, abordando a importância da “poupança”.

V Concurso de Educação Financeira

3º Lugar

meneghetti e premiadas
Vídeo: “A vida financeira do João”
Alunos: Tainá Fick Noschang e Verônica Temes Lunkes
Escola: Escola Estadual de Educação Básica Leopoldo Ost
Município: Santo Cristo

 

 

 

 

 

 

2º Lugar
biazus e alunas
Vídeo: “Planejar para Evoluir”

Alunos: Gisele Silveira de Oliveira e Ana Caroline Drabach Rosso
Escola: Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí, da cidade de Tramandaí.
Município: Tramandaí

Delegado regional do Corecon-RS, economista Milton Biazus, entrega distinção às premiadas.

 

 

 

1º Lugar

lemos

Vídeo: “Banco da Poupança”
Alunos: Yasmin Vitoria Oliveira da Silva e Matheus Gustavo Freddi
Escola: FEMA (Fundação Educacional Machado de Assis)
Município: Santa Rosa

 Ex-presidente do Corecon-RS e atual Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico em Exercício, economista Leandro de Lemos, à professora Cátia Bullmann, que representou os alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Dissertação de Mestrado e de Monografias

A iniciativa tem como objetivo premiar, anualmente, trabalhos de profissionais que atuam na área da economia, de recém mestres dos cursos de Pós-Graduação em Economia e dos recém formados nos cursos de Graduação em Ciências Econômicas, de instituições de Ensino Superior no RS.

thiago alves

3º Lugar

Titulo: “Análise da relação entre capital humano e o crescimento econômico do Brasil”
Autor: Renan Dal’Santo
Orientador: professor Tiago Wickstrom Alves
Universidade: Unisinos

 Professor Tiago Wickstrom Alves entrega o Prêmio ao homenageado Renan Dal´Santo

 

2º Lugar

henri

 

Titulo: “Uber no Brasil: regulamentação e economia compartilhada”
Autora: Paola Behs
Orientador: professor Giácomo Balbinoto Neto
Universidade: UFRGS
Conselheiro federal, economista Henri  Bejzman  entrega ao prêmio à mãe da premiada, sra Lísia Behs.

  

 

priscila

1º Lugar

Titulo: “A Dinâmica de movimento conjunto dos índices de preços das commodities:
Uma aplicação Econométrica”
Autora: Priscila Linck
Orientador: professor Marcos Tadeu Caputti Lélis
Universidade: Unisinos
 

 

Dissertações de Mestrado


3º Lugarnedel clovis pais

Título: “Os efeitos da liberalização financeira externa sobre o desempenho macroeconômico brasileiro, entre 1995 e 2014: um estudo a partir dos modelos MS-VAR e VEC”
Autor: Pedro Perfeito da Silva
Orientador: professor André Moreira Cunha
Universidade: UFRGS

Vereador João Carlos Nedel entrega a distinção aos pais do premiado, Erni José da Silva e Carmen Lúcia Perfeito da Silva


pais2º Lugar

Título: “Uma Abordagem Gravitacional da Evolução do Comércio Potencial Entre o Brasil e Parceiros Asiáticos Selecionados”
Autora: Sílvia Letícia Bampi
Orientador: professor André Filipe Zago de Azevedo
Universidade: Unisinos

Conselheiro federal Henri Bejzman entrega distinção à familiar da premiada

 

yedagiacomo1º Lugar

Título: “Fatores Socioeconômicos e Psicossociais Relacionados à Prevalência da Depressão no Brasil”
Autor: Eduardo Fernandes da Silveira
Orientador: professor Giácomo Balbinotto Neto
Universidade: UFRGS

Ex-governadora e deputada federal, economista Yeda Crusius, entrega distinção ao premiado


Prêmio Reportagem de Economia 2017

Com o apoio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do RS (Sindjors), o Prêmio tem como objetivo valorizar trabalhos jornalísticos produzidos, sobre a economia gaúcha, por profissionais em atividade no Estado, nas áreas da mídia impressa, mídia digital e radio jornalismo.

Mídia Impressa

danton

3º Lugar

Matéria: “Maratona pós-colheita"

Autor: Danton José Boatini Júnior
Jornal Correio do Povo

Jornalista de Economia do Ano/2016, Marta Sfredo, entrega distinção ao premiado

fernando

2º Lugar

Matéria: “Cooperativas da Serra crescem na crise”
Autor: Fernando Soares
Jornal Pioneiro

 Presidente da Revista Amanhã, jornalista Jorge Polydoro, entrega a distinção ao premiado

caio

1º Lugar

Matéria: “Transporte ferroviário no RS”
Autor: Caio Cezar Cigana
Jornal Zero Hora

Diretora da ARI, jornalista Thamara Pereira, faz a entrega da distinção ao premiado

Mídia Digital

bruna


Matéria: “A nova Osvaldo Aranha: importante avenida de Porto Alegre vive mudança de ares com novo perfil de empreendimentos”

Autor: Bruna Oliveira
Jornal do Comércio


Economista do Ano/2016, Patrícia Palermo, entrega a distinção à premiada


Radiojornalismo

eduardo matos
Matéria: “Indústria, economia gaúcha e investimento”

Autor: Eduardo Matos
Rádio Gaúcha

Economista Leandro de Lemos faz a entrega da distinção ao premiado



Jornalista de Economia do Ano

esberO jornalista Eugênio Esber, diretor da Revista Amanhã, foi escolhido o “Jornalista de Economia do Ano”. A distinção é concedida pelo Corecon-RS, com o apoio da Associação Rio-Grandense de Imprensa e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do RS, com o objetivo de homenagear um jornalista, devidamente registrado no Sindjors, que se destacou na sua área de atuação durante o ano. A escolha é feita por membros da ARI, do Sindjors, do Corecon-RS e de faculdades gaúchas que oferecem o curso de Comunicação Social/jornalismo no Rio Grande do Sul.

Eugênio Esber Iniciou sua trajetória há 38 anos na redação do Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul, e completa, agora, em 2017, três décadas de atuação no jornalismo econômico. Como diretor de Redação da Revista e do Portal AMANHÃ, e diretor de Conteúdo do Instituto AMANHÃ, Esber atua na coordenação do Projeto Cenários de AMANHÃ, que há mais de 20 anos promove a discussão de caminhos e modelos inspiradores para o desenvolvimento da economia gaúcha. Também comanda a execução de projetos de AMANHÃ com foco na Região Sul, entre eles os rankings 500 Maiores do Sul, Campeãs de Inovação e Top of Mind. Em 2017. Foi finalista do Prêmio “Os mais admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças”, promovido por Jornalistas & Cia., de São Paulo. No âmbito do RS, Eugênio Esber teve seu trabalho reconhecido por entidades como o PGQP e a Abimec-Sul, tendo sido agraciado, ainda, pelo Prêmio Bovespa de Jornalismo. Pelo “Projeto Educação”, de AMANHÃ, recebeu o título de “Jornalista Amigo da Criança”. Formado pela PUCRS, Esber foi repórter especial, editor e “ombudsman” do Jornal Correio do Povo. É sócio da Novo Texto, empresa pela qual ministrou workshops na área da comunicação em vários estados brasileiros. Escreveu a peça de treinamento “O drama” e “A comédia de ser notícia”. Em 2017, lançou a biografia “Um certo Mr. Elbling”, pela Editora Bookman.

Economista Destaque Especial 2017

edgarO economista Edgar Irio Simm foi escolhido o “Economista Destaque Especial do Ano de 2017”. A homenagem é outorgada aos profissionais de Economia, registrados no Corecon-RS, que tiveram destaque ao longo de sua vida profissional.

O vice-presidente do Corecon-RS, economista Rogério Tolfo, acompanhado dos conselheiros Aristóteles Galvão, Bruno Breyer Caldas, Darcy Carvalho dos Santos, Filipe Grisa, Guilherme Steim, Jorge Melo e Simone Magalhães, fazem a entrega do "Prêmio Economista Destaque Especial 2017" a Edgar Simm. .

Edgar Simm é formado em Ciências Econômicas pela UFRGS e pós-graduado em Economia Agrícola na Universidade de Wisconsin (EUA). Foi Diretor do IEPE e da Faculdade de Economia da UFRGS. Professor da Faculdade de Economia da PUCRS. Foi Secretário da Agricultura do Estado do RS de 1971 a 1975 e por duas vezes Secretário Municipal da Fazenda em Porto Alegre.

Economista do Ano 2017

simoneO economista Antônio Newton Corrêa da Luz foi escolhido o “Economista do Ano de 2017”. A iniciativa do Corecon-RS é um reconhecimento a economistas que atuam nos mais diferentes campos da profissão, engajados em atividades dos setores privado ou público, academia ou profissionais autônomos, no Rio Grande do Sul, e que tenham se destacado, através de análises críticas e inovadoras sobre assuntos relevantes e de interesse público, por sua contribuição no fortalecimento do desenvolvimento econômico regional ou nacional.

Os ex-presidentes do Corecon-RS, economistas Antonio Carlos Brites Jaques, Lauro Renck, Leandro de Lemos, Paulo Lucho e Simone Magalhães, acompanhados dos ex-vice-presidentes Carlos Abel e Everton Lopes, entregam o título de Economista do Ano a Antônio da Luz. 

Antônio da Luz é economista formado pela UFRGS, Mestre em Economia pela UFRGS e Doutorando em Economia do Desenvolvimento pela PUC-RS, além de ser pós-graduado em Master Business Economics e também Derivativos Financeiros. Atua como Economista-Chefe do Sistema Farsul e professor Titular das disciplinas de Comercialização e Microeconomia em cursos de Pós-Graduação (Especialização e MBA) na ESPM. Foi conselheiro do Corecon-RS e atuou como economista da Agenda 2020 e também como Corretor de Bolsa de Valores Mobiliários. Antônio da Luz é um dos 89 economistas brasileiros e estrangeiros que são consultados pelo Banco Central para elaboração do Relatório Focus com as expectativas de mercado para PIB, Inflação, Juros, Câmbio, etc.

O presidente Clovis Meurer encerra oficialmente o evento, convidando os presentes para acompanharem o Hino Riograndense e registrando o convite para o coquetel de encerramento.

Para acessar a galeria de fotos do evento, clique aqui