programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Perfil: Cláudia Pacheco

O Corecon-RS está disponibilizando, através do espaço “Perfil”, algumas informações sobre seus colaboradores.

Cláudia: “Facilitar é tudo!”

Natural de Lagoa Vermelha, Nelza Cláudia Pacheco, mais conhecida como Cláudia, ou Claudinha, começou a trabalhar no Corecon-RS em 8 de abril de 1991, aos 25 anos de idade. Na época do então presidente José Francisco Kanarzveski, ingressou nos quadros do Conselho a convite do então assessor jurídico, Edison Fernandes de Castro, a quem foi secretariar.

Conversar com os economistas de todo o estado é apenas uma das funções da Cláudia, que, também, entre outras inúmeras atividades, é responsável pela elaboração e acompanhamento do sistema de cobrança e emissão de boletos, e uma das responsáveis pela organização dos eventos e pela atualização do cadastro dos economistas e empresas registradas no Conselho.

Ao longo desses 27 anos, muitos economistas da antiga e média geração passaram por ela, de quem guarda muitas lembranças. “De vez em quando, encontro um economista antigo, já aposentado ou remido, pelas ruas do Centro da cidade”, diz. “Eles me reconhecem, o que me emociona bastante. Afinal, é uma vida”, acrescenta. Ela lembra lideranças e autoridades políticas e empresariais do estado, que, mesmo ocupando altos cargos públicos ou privados, ainda telefonam para a Secretaria em busca de alguma informação sobre o Registro. Nesta época do ano, esclarecimentos sobre dúvidas com anuidades ocupa praticamente todo o seu tempo. “Os economistas ligam ou passam e-mails, de todas as localidades do RS, ou de fora do estado e, mesmo, do País, em busca de informações sobre prazos e formas de pagamento de anuidades, ao que, prontamente respondemos”. Perguntada sobre a rotina, Cláudia responde: “somos facilitadores desse processo!