programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Professora da Universidade do Algarve é palestrante em aula inaugural da UCS

 

A professora Cláudia Nunes Henrique, da Universidade do Algarve, de Portugal, foi a palestrante da aula inaugural de início de semestre do curso de Ciências Econômicas da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na última terça-feira, dia 10. Abordou o tema da economia do turismo, que, segundo ela, tem um conceito múltiplo, sendo um “cluster” de atividades numa cadeia, que gera valor e riqueza.

Cláudia Henrique afirmou que a importância da economia do turismo faz com que existam variáveis consideradas como o ambiente de negócios, recursos humanos, culturais e naturais, e a infraestrutura do transporte aéreo e terrestre. Salientou que essas variáveis criam experiências memoráveis na cultura e na indústria turística, para desenvolver negócios no setor de viagens e turismo de um país específico. “A contribuição do setor do turismo para as novas metas de sustentabilidade da Agenda 2030, mostra que Portugal está bem posicionado, possuindo vários destinos reconhecidos como sustentáveis”, afirmou, ressaltando que existe indicador que mede os fatores que se tornam atrativos para a realização de investimentos, o TTCI, que foi desenvolvido e publicado pelo fórum Econômico Mundial, e que inclui vários países.

Ao finalizar, a professora ressaltou que a interconectividade do turismo com a economia é cada vez mais importante, quando bem gerida pode contribuir para o desenvolvimento sustentável na criação de empregos e que o turismo representa 10% do PIB mundial.

Além de alunos e professores, participaram do evento o presidente da Ecoserra, economista Tarciano Cardoso, e o delegado do Corecon-RS em Caxias do Sul, Milton Biazus, que representou a Entidade.

(Informações de Milton Biazus)